O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPUBLICA ^F PORTUGUESA

DIÁRIO DA CAMARÁ DOS DEPUTADOS

SESSÃO 35T.° 1O6

EM 17 DE JULHO DE 1922

Presidência ao Ex.mo Sr. Domingos Leite Pereira

Secretários os Ex.mos Srs.

Sumário. — Aberta sessão com a presença de 36 Srs. Deputados, São lidas as actas que adiante são aprovadas com número regimental. Dá-se conta do expediente.

São admitidas proposições de lei já publicadas no Diário do Governo.

Antes da ordem do dia. — Continua em discussão o parecer n ° 93 conjuntamente com outros pareceres referentes à construção de linhas férreas.

Usa da palnvra o Sr. Pires do Vale, que apresenta uma moção de ordem, e fica com a palavra reservada. • . *

O Sr. Presidente comunica a notiria dofateci-msnto em África do Sr. António Aurélio da Costa Ferreira, antigo Deputado e antigo Ministro, propondo que se consigne na acta um voto de sentimento e que a sessão se interrompa pofl dez minutos. A proposta é aprovada, assoeian

Ê aprovado, a requerimento do Sr. Paulo Me-nano, que na sessão do dia seguinte entre em discussão, na primeira parte da ordem do dia, o parece- n." 88.

É aprovado, a requerimento do Sr. Manuel Fragoso, que na sessão do dia seguinte, antes da ordem do dia, entre em discussão o. parecer n.° 97.

Ordem do dia (Primeira parte).—Entra em discussão o parecer n.° 136, que determina que o disposto no decreto com f orça iie lei n.° 5:S34, de 9 de Maio. de- de 1919, se aplique aos segundos sargentos de todas as classes da armada.

E aprovado, com dispensa ^da última redacção, tendo usado da palavra o Sr. Carvalho da Silva.

É aprovado, a requerimenso dos Sr s. António Correia e Agatão Lança, que. respectivamente entrem em discussão, na sessão do dia 1U, os pareceres n." 169 e 116.

O Sr. Lelo-Portela insta pela realização da in-terpelação que anunciou.

jBaltasar de Almeida Teixeira j João de Orneias da Silva

» ' N

O Sr. Nuno Simões requere urgência e dispensa do Regimento para a ditcussão do projecto°qvc concede uma pensão de sangue à madrasta do capitão Gonzaga, morto na Flandres. São concedi* das a urgência e dispensa do Begimento.

O projecto é aprovado, associando-se-lhes os Srs. Leio Portela, António Correia, Carvalho da Silva, Agatão Lança, Carlos Pereira, Viriato da Fonseca, Delfim Conta e José de Magalhães.

É dispensada a última redacção.

Ordem do dia (Segunda parte).— Continua a discusiíão na generalidade do parecer n.° 102— reorganização dos serviços públicos.

Usam da pai vra os -Sr*. Álvaro de Castro e^ Presidente do Ministério (António Maria da Silvajl.

O debate fica pendente.

Antes de se encerrar a sessão. T- O Sr. Carlos de Vasconcelos insta pela realização com o Sr. Ministro das Colónias (Rodrigues Gaspar) de uma interpelação que lhe anunciou.

A Sr. Al»ar~o de Castro mostra desejo de trocar declarações com o Sr. Ministro das Colónias na sessão i'o dia seguinte.

Encerra-se a sessão, marcando-se a imediata para a» 21 horas.

Documentos mandados para a Mesa durante a sessão.— Organização de comissões. Renovação de iniciativa. Nota de interpelação. Requerimentos. Projectos de lei. Pareceres.

Abertura da sessão às 15 horas e 16 minutos.

Presentes 36 Srs. Deputados.

Srs. Deputados presentes a abertura da sessão:

Abílio Correia da Silva Marcai. c