O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

O primeiro Congresso saído da revolução não achará também estranho que eu evoque, neste momento, na mais compungida e saudosa comemoração, a memória dos queridos companheiros de armas que viram o poente derradeiro nos dias da revolução, combatendo heroicamente pelos seus nobres ideais.

Curvo-me também, respeitosamente, perante a sepultura dos que, embora adversários, morreram no cumprimento do que se lhes afigurava um dever. Não posso esquecer ainda os que, alheados da contenda por impossibilidade ou incompreensão, tombaram pela brutal fatalidade do tufão revolucionário. Iguais todos, perante o túmulo, são vidas que ou foram ou poderiam ser úteis à Pátria e à humanidade.

Tenho a certeza de que é com vivo prazer que vos associareis à saudação veemente que, em nome de todo o povo português, dirijo ao exército e à marinha portuguesa que, heroicamente, se tem batido e continua a bater-se em terras de França e nas nossas colónias, pela causa sagrada da Pátria e da humanidade.

Srs. Deputados e Senadores:

A melhor recompensa que poderemos dar a esses bravos, em quanto nos não cabe a honra de ir verter com eles o nosso sangue pela Pátria, será o dedicarmos todos os nossos esforços e votarmos a nossa vida à causa da felicidade do

Diário doe Sessões do Congresso

povo português, de quem eles são nobres representantes na formidável luta mundial.

Está aberta a sessão.

Terminada a leitura, ouviram-se novas aclamações, retirando-se S. Ex.a o Sr. Presidente da República com o mesmo cortejo.

Passado algum tempo, o Sr. Presidente do Congresso voltou à sua cadeira.

O Sr. Presidente:—Amanhã haverá sessão no Senado e na Câmara dos Deputados para eleição de comissões.

O Sr. Moreira de Almeida:—É necessário saber-se quais são as comissões a eleger.

O Sr. Egas Moniz: — Parece-me que o que a Câmara tem a fazer é discutir esse ponto e chegar a um acordo, visto como nem todas as comissões indicadas no Regimento estão em conformidade com a nova organização dos Secretários de Estado; de modo que o Sr. Presidente não tinha outra fórmula mais genérica a empregar do que aquela: eleição de comissões.

O Sr. Presidente:—Está encerrada a sessão.

Eram 15 noras e 45 minutos.