O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

1918-1919

JUNTA PREPARATÓRIA

EM 19 DE JULHO DE 1918

Presidência do Exmo Sr. Manuel Jorge Forbes de Bessa

Secretários os Exmos. Srs.

Luís Caetano Pereira

José Epifânio de Carvalho e Almeida

Sumarie.—Aberta a sessão lêem-se na Mesa o.s vários acórdãos das diferentes comissões de verificação de poderes, O Sr. Presidente faz a proclamação dos diferentes Srs. Senadores, procedendo-se seguidamente às eleições de presidente, vice-presidentes, secretários e vice-secretários. O Sr. Presidente agradece a escolha do seu, nome para a presidência e bem assim de toda a Mesa. Constituída esta, diferentes Srs. Senadores usam da palavra felicitando o Sr. Presidente. Encerra-se a sessão.

Foi lido na Mesa o relatório da Comissão de Verificação de Poderes. É o seguinte:

Senhores Senadores.— A vossa segunda Comissão de Verificação de Poderes, tendo examinado cuidadosamente os processos relativos à eleição de Senadores pelas províncias da Estremadura, Alentejo e Beira Baixa, pela Índia, pelas sciências, artes, comércio e indústria com exclusão, nestes últimos, do que se refere aos Senadores pelas Associações de Classe, por impedimento legal, verificou que se encontram nos termos legais e não sofreram qualquer impugnação as eleições dos Senadores seguintes: José Maria de Queiroz Veloso, pelas Universidades; Alfredo da Silva, pela Associação Industrial de Lisboa; José Joaquim Ferreira, pelos^Liceus Centrais; Francisco do Livramento Gonçalves Brandão, João de Sousa Tavares e José Ribeiro Cardoso pela Beira Baixa; Luís Caetano Pereira, Cláudio Pais Rebolo, Sebastião Maria de Sampaio, Francisco Vicente Ramos e Mário Augusto de Miranda Monteiro pelo Alentejo; Germano Arnaud Furtado, Zeferino Cândido Falcão Pacheco, António Bettencourt Rodrigues, José Tavares de Araújo e Castro e José Rodrigues Ribeiro, pela Estremadura; Constantino José dos Santos pela índia.; Júlio Dantas pelas Escolas de Belas Artes de Lisboa e Pôrto; João José da Costa pelas Associações dos Lojistas de Lisboa e Pôrto.

Assim, a vossa segunda Comissão Verificadora de Poderes é de parecer que devem ser consideradas válidas aquelas eleições e conseqúentemente proclamados Senadores os cidadãos retro mencionados. Não apresenta esta comissão o seu parecer relativamente aos processos que dizem respeito às eleições dos Senadores pela Associação Comercial de Lisboa e Associação Industrial Portuense por não lhe terem sido apresentados os mesmos processos, únicos que lhe competiria ainda examinar. .

Lisboa, Sala das Sessões da Comissão, em 16 de Julho de 1918. — Carlos Frederico de Castro. Pereira Lopes — Júlio de Campos Melo e Matos — Adriano Xavier Cordeiro — A. R. Adães Bermudes.

Para a acta.

Terceira Comissão de Verificação de Poderes

Exmo. Sr. Presidente da Sessão Preparatória do Senado. Para fins convenien-