O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

SESSÃO

EM 25 DE FEVEREIRO DE 1920

Presidência do Ex,mo Secretários os Ex.m08 Srs,

Sr. António Xavier Correia Barreto José Mendes dos Reis

Sumário:—As 15 horas, depois de feita a chamada, estando presentes 34 Srs. Senadores, o Sr. Presidente declara aberta a sessão. Aprova-te a acta e lê-se o expediente. Antes da ordem, o Sr. Ramos Preto .profere palavras de homenagem ao falecido D. Afonso de Bragança, propondo .que se manifeste à família do extinto o sentimento da Câmara, pela sua morte. Associam-se os Srt. Ricardo Pais Gomes, Vicente Ramos, Sousa Andrade e Ministro da Agricultura (Joaquim Ribeiro-ro} por parte do Governo. O Sr. Alvares Cabral pregunta se há diligências entaboladas para se abastecer o pais com trigo das nossas colónias. O Sr. Ministro da Agricultura declara que não tem conhecimento de nenhuma proposta, feita ao Governo, para compra de trigo colonial. O Sr. Desidério Beça ocupa-se da nossa emigração para o Brasil e da intensificação do -intercâmbio entre esse pais e a Espanha. Respon de-lhe o Sr. Ministro da Agricultura. O Sr. Vatco Marques ocupa-se do fornecimento de cereais à Ilha da Madeira; o Sr. Bernardino Machado aprecia como são feitos os extractos das sessões para os jornais, não os considerando exactos nem correctos' e reclama que se restabeleça o sumário das sessões. O Sr. Presidente esclarece que não é fácil restabelecer o «Sumário» que a Imprensa não o dava a tempo. O Sr. Alberto da Silveira protesta contra a falta de tabaco que há no mercado e contra o exagerado preço do tabaco estrangeiro. O Sr. Boto Machado, referindo-se ao transporte de mercadorias do interior de Angola para o litoral, afirma que esse mal pode ser facilmente remediado, desde que haja um pouco de boa vontade da parte das pessoas que superintendem nesses transportes. Responde aos oradores anteriores o Sr. Ministro da Agricultura. O Sr. Rodrigo de Castro faz largas considerações sobre a distribuição do açúcar, dizendo que o Porto não é tratado como merece. Refere-se também às relações da moagem com o Estado. Responde o Sr. Ministro da Agricultura.

Na ordem do dia prossegue a discussão da proposta de lei n.» 225, f alando os Srs. Ramos Pré-ío, Jacinto Nunes, Pereira Osório, Oliveira, e

Lnís Inocência Ramos Pereira

Castro e Nunes do Nascimento, sendo a proposta aprovada na especialidade. Aprova-se também uma proposta de lei, apresentada pelo Sr. Ministro das Finanças (António da Ftnseca) alterando a liga da moeda de cobre.

O Sr. Presidente designa ordem do dia para a sessão seguinte, encerrando a presente.

Srs. Senadores presentes à abertura da sessão:

Abílio de Lobao Soeiro. Afonso Henriques do Prado Castro • Leixos.