O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

EM 4 DE MARÇO DE 1920

Presidência do Èx.mo Sr. António Xavier Correia Barreto,

José Mendes dos Reis

Secretários os Ex.mos Srs.

Sumário. — Ás 15 horas e 15 minutos, o Sr. Presidente declara aberta, a Sessão, estando "presentes 30 Srs. Senadores. Lê-se e e aprova-se a acta. Dá-se conta do expediente.

Antes da ordem do dia. — O Sr. Gaspar de Lemos chama a atenção do Guvèrno para o facto dos espanhóis estarem comprando em Portugal vários artigos que fazem falta ao nosso consumo, especializando o riscado. O Sr. Bcr-nardino Machado censura o procedimento da imprensa, não se referindo imparcialmente aos trabalhos do Senado.' Chama para o facto a atenção do Sr. Presidente e pede que se f aça um sumário das sessões, do qual conste, logo no dia seguinte, o que na sessão se passou. O Sr. Pesideníe -diz que já tomou providências, mandando expedir ofícios sobre o assunto. O Sr. Vasco Marques pede que o Governo examine quanto antes as consequências dos' temporais que ultimamente devastaram a Ilha da Madeira. Protesta também contra a pretensão do se fazer exportar azeite para o Brasil. Responde-lhe o Sr. Ministro da Instrução.

Ordem do dia.— Continua a discussão, na especialidade, " da proposta de lei n.° 191.°, referente a indemnizações. Falam sobre o artigo i.° os Srs. Bernardino Machado, Pereira Osório, Ramos Preto, Pais Gomes, Constando de Oliveira, Heitor Passos, Alves Monteiro, Martins Portugal, Oliveira e Castro. Qomo as votações feitas têm empate, o debate fica para prosseguir noutra sessão.

O Sr. Veles Caroço pré junta se qualquerSr. Senador, entrando durante uma votação, tem o direito de votar. O Sr. Presidente responde afirma-•tivamente, falando ainda sobre o incidente o Sr. Pais Gomes.

Luís Inocênclo Ramos Pereira

Alfredo Augusto da Silva Pires. ""^ Alfredo Narciso Marcai Martins Portugal.

António Alves de Oliveira. António Augusto Teixeira. António Maria Baptista. António Maria da Silva Barreto. _ António- de Oliveira e Castro. António Xavier Correia Barreto. Armindo de Freitas Ribeiro Faria.

César de Vasconcelos Cor-

Srs. Senadores presentes à abertura da sessão:

Abel Hipólito.

' Afonso Henriqnes do Prado Castro e Lemos.

Augusto reia.

Bernardino Luís Machado Guimarães. César Justino de Lima Alves. .Ernesto Júlio Navarro. Francisco Manuel Dias Pereira. Francisco Vicente Ríimos. Joaquim Pereira. Gil de Matos. Jorge Frederico Velez Caroço. José Duarte Dias de Andrade. José Jacinto Nunes. José Joaquim Pereira Osório. José Mendes dos Eeis. José Ramos Preto. Luís Inocêncio Ramos Pereira. Manuel Gaspar de Lemos. Pedro Amaral Boto Machado. Pedro Virgolino Ferraz Chaves. Rodrigo Guerra Álvares Cabral. . Vasco Gonçalves Marques.

Srs. Senadores que, entraram durante ã sessão: