O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

SESSÃO N.° 70

EM 26 DE NOVEMBRO DE 1919

Presidência do Exmo. Sr. António Xavier Correia Barreto

Secretários os Exmos. Srs.

Bernardo Pais de Almeida

José Mendes dos Reis

Sumário.— Às 15 horas e 15 minutos, estando presentes 43 Srs. Senadores, é aberta, a sessão. Lê-se e aprova-se a acta. Dá-se conta do expediente.

O Sr. Mendes dos Reis reclama providências para a armazenagem do material do Corpo Expedicionário Português vindo de França. O Sr. Ministro da Guerra (Helder Ribeiro)promete atender.

O Sr. Álvares Cabral ocupa-se da situação financeira de certos funcionários reformados. O Sr. Sousa e Paro dirige preguntas ao Sr. Ministro da Marinha (Rocha e Cunha) sôbre a aquisição de navios de guerra. Responde aos dois oradores o Sr. Ministro da Marinha (Rocha e Cunha).

O Sr. Bernardino Machado formula algumas preguntas sôbre política internacional, respondendo-lhe o Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros (Melo Barreto).

A requerimento do Sr. Herculano Galhardo discute-se, com urgência e dispensa do Regimento, uma proposta do Sr. Bernardino Machado para ser eleita uma comissão especial, no Senado, que se dedique exclusivamente à questão das subsistências. Falam os Srs. Herculano Galhardo e Augusto de Vasconcelos, sendo a proposta aprovada.

O Sr. Rodrigo de Castro pede esclarecimentos à Mesa sôbre a falta dt prontidão com que aos Srs. Senadores são fornecidos os documentos que são pedidos pelo Ministério do Comércio e Comunicações pelos membros da Câmara. Responde, explicando a demora, o Sr. Ministro da Guerra.

Ordem do dia.—Continua a discutir-se o projecto de lei n.° 4, que se refere ao estreitamento de relações entre Portugal e Brasil. Falam os Srs. Ministro dos Negócios Estrangeiros, (Melo Barreto), Augusto de Vasconcelos, Celestino de Almeida, Oliveira e Castro, Gaspar de Lemos, Augusto Monteiro, Heitor Passos e Pereira Osório, sendo o projecto aprovado.

Segue-se a proposta de lei n.º 141, falando os Srs. Mendes dos Reis, Ministro da Guerra (Helder Ribeiro) e Rêgo Chagas. Aprova-se a proposta.

É aprovada tambêm a proposta de lei n.° 166, depois de falarem os Srs. Augusto de Vasconcelos e Ministro da Instrução Pública (Joaquim de Oliveira).

Antes de se encerrar a sessão.— O Sr. Ministro do Comércio e Comunicações (Ernesto Navarro) dá explicações ao Sr. Rodrigo de Castro, que responde.

Srs. Senadores presentes à abertura da sessão:

Abel Hipólito.

Abílio de Lobão Soeiro.

Afonso Henriques do Prado Castro e Lemos.

Alfredo Augusto da Silva Pires.

Alfredo Narciso Marçal Martins Portugal.

Amaro Justiniano de Azevedo Gomes.

António Augusto Teixeira.

António Gomes Sousa Varela.

António Maria da Silva Barreto.

António de Oliveira e Castro.

António Vitorino Soares.

António Xavier Correia Barreto.

Armindo de Freitas Ribeiro de Faria.

Artur Octávio do Rêgo Chagas.

Augusto César de Vasconcelos Correia.

Augusto Vera Cruz.

Celestino Germano Pais de Almeida.

Constâncio de Oliveira.

Desidério Augusto Ferro de Bessa.

Ezequiel do Soveral Rodrigues.

Francisco Vicente Ramos.

Heitor Eugénio de Magalhães Passos.

Herculano Jorge Galhardo.

João Carlos de Melo Barreto.