O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

Á RIO

PORTUGUESA

SESSÃO IsT.° 91

EM II DE JUNHO DE 1920

Presidência do Ex.mo Sr. António Xavier Correia Barreto

Secretários os Ex.raog Srs,

Sumário.— As 15 horas e cinco minutos, estando presentes 30 Srs. Senadores, o Sr. Presidente abre a sessão.

Antes da ordem dia.— Lê-te a acta que é aprovada. Dá-se conta do expediente. O Sr. Lima Alves explica à Câmara o que deu luyar às acusações que. lhe fazem por actos praticados emquanto foi Minintro da Agricultura. O Sr. Morais Rosa diz que voltou a ocupar o seu lugar no Senado, por terem cessado as causa? que desta Câmara o afastavam e aos seus correligionários,. O Sr. Vasco Marques pede providências para a crise das subsistências com que luta a população da Ilha da, Madeira. O Sr. Ministro das Colónias promete providenciar e'u nome do Governo. O Sr. Herculano Galhardo envia para a Mesa uma carta do Sr Ernesto Navarro. O Sr. Fernandes de Almeida justifica o procedimento da comissão de inquérito a>o extinto Ministério dos Abastecimentos, afirmando que o não animam sentimentos de hostilidade cnntra quem quer que seja.

O Sr. Bernardino Machado entende que o comissão referida foi longe demais, não podendo a nota por ela enviada ao Parlamento ser aprovada pelas Câmaras, ocupando-se ainda de vários assuntos de interesse público.

O Sr.-Fernandes de Almeida justifica o procedimento da comissão de inquérito ao Ministério dos Abastecimentos, a qual só tem procurado fazer desaparecer a atmosfera de suspeites que em volta de muitos homens públicos se tem levantado.

O Sr. Ministro das Colónias afirma que o Governo lerá em atenção as considerações feitas pelo Sr. Bernardino Machado.

Ordem do dia.—Prossegue a discussão do projecto de lei n." 378, que é aprovado, sendo-o também as propostas n.oí 406 e 4tt, usando da palavra os Srs. Senadores Soveral Rodrigues, AJonso de Lemos, Alfredo Portugal e Júlio Ribeiro e (*endo rejeitado o projecto de lei n." 392.

Presentes à chantada os Srs.: Abel Hipólito. Alfredo Augusto da Silva Pires.

José Mendes dos Reis Alfredo Augusto da Silva Pires

Amaro Justiniano de Azevedo Gomes. António Alves de Oliveira. António Xavier Correia Barreto. Anuindo de Freitas Ribeiro de Faria. •Artur Octávio do Rego Chagas. Cele&tino Germano Pais de Almeida. Constando de Oliveira. César Jiistino de Lima Alves. Desidério Augusto Ferro de Beça. Ezequiel do Soveral Rodrigues. Francisco Vicente Ramos. Heitor Eugênio de Magalhães Passos. Herculano Jorge Galhardo. João Carlos de Melo Barreto. João Joaquim André de Freitas. Joaquim Pereira GD de Matos. Jorge Frederico Velez Caroço. José Duarte Dias de Andrade. José Jacinto Nunes. José Joaquim Fernandes de Almeida. José Joaquim Pereira Osório. José Machado Serpa. José Mendes dos Reis. José Miguel Lamartine Prazeres da Costa.

Júlio Augusto Ribeiro da Silva. Pedro Alfredo de Morais" Rosa. Raimundo Enes Meira. Vasco Gonçalves Marques.

Entraram durante a sessão os Srs.:

Afonso Henriques do Prado Castro e Lemos.

Alfredo Narciso Marcai Martins Portugal

António Gomes de Sousa Varela,.