O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

SESSÃO IN".0 12 i

EM 16 DE AGOSTO DE 1920

Presidência do Ex.mo

Secretários os Ex,n08 Srs,

S1, Alton!) laviir CoLeii rã.Teto

E.rnardo Pais de Almcidi José Mendes dos lei j

Sumário.—Às 15 h. e 10 minutos, o Sr. Presi- ] O Sr. Vera Cruz reclama canti-a o facto -h .'tãr-dente declara aberta a sessão, estando prementes, haver em Cabo Verde suòsislênctas por 01 nocrjs '23 Si .1 Senadores. \ do Estado não transportarem para aqutlu co ónia

TÂ-ke. e u-prova-se a acta. Du-sc conta de r.r,ncdieidc.

Antes da oriem do dia.— O Sr. Rnd>-njo Cabral pede informações nobre a fom;^'d -/o pôòH, radioteleyráfico de Ponta Delgada, muniado pelo GoLÍrno Inglês. O Sr. Ministro dos Nujócios Es-tfangeiros replica que o assunto vai ser renoli-ii/o comprando o rrfendo i/ôifto e rfrc^jra que, nau lendo descarado a queslâo dói pescadoras portugueses no Pará, e^tá convencido de que conseyuii â solucioná-la bem.

O Sr. Bernardino Machado refere se também a ttsLe assunto, entendendo que cie deve re$o'ver-se de harmonia com os inletC'. "s de todos.

O Sr Fernand •<_ tag0:urcsfa='l:urcsfa' considera-òei='considera-òei' várias='várias' xmlns:tag0='urn:x-prefix:l'> ò*. . .loo-cKios respeitantes às colónias, ics-pondendo-lhe o Sr. Ministro respectivo.

l requerimento do Sr. Veles Ca?oco, vota-se e íuroca-se a proposta de lei n.° õ21.

O Sr. Oliveira e Castro requero que se votem com urgência e dispensa.as alterações introduzida* ]>ela Câmaia dos Deputados à proposta de lei n." ÕOL'. É aprovado bem como as referidas.

O Sr. Vasco Marques pede que se remedeie quanto antes a crise de i>ubsit>tèncias que devasta a Madeira, para o que muito concorrerá o imediato conserto das nlejadas». Hespcnde-lhe o Sr. Ministro da Guerra.

O Sr. Mendes dos Reis prcgunta se a proposta de equiparação de vencimentos é só para os funcionários civi/f, se lambem para os militares. Õ Sr. Miniitro da Guerra responde que empreyai á todos os esforços para que a equiparação atinja também os militares.

O Sr. Prazeres da Costa requcre que se vote imediatamente a proposta do ÒV. Ministro das Colónias para ser nomeado Alto Comissário de Any»la o Sr. yeneral Norton de Matos.

Feita a votação, a proposta é nomeado por 23 esferas brancas contra 3 pretas.

os mantimento* necet,íáiios. Repltca-llie c< Sr. Ministro das Colónias.

Ordem do dia.— E posto em discussão o projecto de lei n" 215. fiie regula as nomeações dos ddeyados de P roeis -:.4or ua Republica e dos oficiais de justiça

Falam o^ >»•« J^.iio Ribeiro, Alves de Oliveira e G Sr. Ministro da Justiça.

O t/.16,v'cío é rejeitado.

Antes de se encerrar a sessão.— O Sr. Be> nardino Machado pregunta se já se encontra no Senado o projecto que aumenta as pendões «s vitimas das rcvo/uçòcs de ? de /Víy'<_ com='com' questão='questão' pede='pede' urgência='urgência' aprovado='aprovado' éie='éie' redacção.='redacção.' do='do' projecto='projecto' regimento='regimento' se='se' caso='caso' afirmativo='afirmativo' votado='votado' dispensa='dispensa' _.4='_.4' e='e' em='em' é='é' qne='qne' df.='df.' tag0:_='d:_' jjfgío.='jjfgío.' o='o' _.='_.' p='p' discuta='discuta' as='as' antes.='antes.' última='última' leitura='leitura' da='da' quanto='quanto' xmlns:tag0='urn:x-prefix:d'>

Srs. Senadores presentes á abertura da sessão:

Afonso Hcnri'-|ucs do Prado Castro e Lemos.