O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Por Santarém: Francisco José Pereira, João Catanho de Meneses.

O Sr. Presidente: — Declaro que se vai proceder à eleição- da Mesa e interrompo a sessão por 15 minutos para os Srs.-Senadores confeccionarem as suas listas.

Às lõ horas e 05 minutos é reaberta a

Feita a chamada, procede se. à eleição da Mesa. Cortado o escrutínio, tendo servido de escrutinadores os Srs. Tomás de Vilhena e Cunha Barbosa, apurou-se o seguinte resultado:

Listas entradas: 45.

Votos

Presidente:

Correia Barreto.........43

Bernardino Machado ...... l

Vice-Presidente:

Domingos Frias........31

Afonso de Lemos ....... 12

1.° Secretário: Kamos Pereira Alfredo Portugal

39

• 2.° Secretário:

Vaz das Neves.......'. 32

Joaquim Leitão........ 6

Ribeiro de Melo......... l

O Sr. Presidente convida os Srs. Ramos Pereira e Alfredo Portugal a tomarem os seus lugares.

O -Sr. Presidente declara dissolvida a Junta Preparatória, encerrando a sessão para se iniciar a primeira sessão ordinária do Senado.

Eram 16 horas e 14 minutos.

SESSÃ.O IsT.° l

EM 4 DE DEZEMBRO DE 1925

Presidência do Ex.mo Sr. António Xayier Correia Barreto Secretários os Ex,moí Srs.

Luís Inocêncio Ramos Pereira

Alfredo Narciso Marcai Martins Portugal

As 16 horas e 14 minutos, estando presentes 46 Srs. Senadores, é aberta a sessão.

O Sr. Presidente:—Agradeço ao Senado a honra que me fez elegendo-me para presidir a esta Câmara de honrosas tradições. Todos, conhecem os. trabalhos do Senado e todos sabem que nele não se faz política mesquinha, antes se faz a verdadeira política nacional, procurando cada um dos seus membros servir o País o melhor que pode. Por isso considero uma grande honra presidir a uma assem-blea nestas condições.

O Sr. Gatanho de Meneses: — Julgo que interpreto bem o sentido do Partido B,epublicano'Português, representado neste lado da Câmara, apresentando muito respeitosamente a V. Ex.a, Sr. Presidente, as minhas saudações, tanto mais merecidas quanto ó certo que a eleição que aca-

ba de recair na pessoa de V. Ex.a não foi um favor ou uma condescendência, porque V. Ex.a está nesse alto cargo — posso dizê-lo — por um direito de con- , quista legítimo. " 0'

Quem tem, como V. .Ex.a, um passado aureolado de sacrifícios e dedicações à causa pública merece, não só neste recinto como fora dele, ó respeito de todos. os verdadeiros republicanos.