O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6

Diário das Sessões do Senado

acto nobilíssimo (Apoiados} que levantou Portugal perante o mundo: a intervenção n a guerra.

. É bem, Sr. Presidente, que lembremos esse acto quando, efectivamente há queni pense em deminuir os nossos direitos,, que são direitos de uma democracia que soube honrar o seu nome e os créditos da Nação Portuguesa.

Estimo pois imenso, Sr. Presidente, ver V. Ex.a à frente desta assemblea.

Já aqui se disse e repetiram-no; vozes autorizadas o proclamaram.

j Esta legislatura ó constituinte e que o não fosse, Sr. Presidente!

A derrocada portuguesa desde os fins de 1917 foi tamanha, que a obra da, Ee-pública foi em parte desfeita e tsmos ainda de reconstituir a Eepública; a República para os republicanos e -até para aqueles que militam em campo adverso.

Tarnbóm para Gsses, Sr. Presidente, porque durante a propaganda nós, os propagandistas, fomos dia a dia atraindo às •nossas hostes'os nossos adversários.

É o que desejo, cumprimentando V. i£x.a, Sr. Presidente, pelo seu alto cargo.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Presidente: — Eu agradeço as boas palavras que os ilustres oradores me dirigiram e, apenas para os novos Senadores, eu direi que serei intransigentemente imparcial, como é meu dever, correspondendo assim não só aos meus sentimentos, mas também à maneira por que fui eleito: por unanimidade; é uma prova essa da confiança que o Senado em niim deposita e a que farei por correspon-

der; a cue não- tenho senão que corresponder.

O momento ó grave, como vários oradores frisaram; mas essa gravidade depende mais de. nós, dos que aqui estão.

Não é admissível que a Sociedade das Nações seja composta de bandidos que exerçam ò seu despotismo sobre as nações fracas.

E necessário, portanto, que nós, que somos dignos de administrar as nossas colónias, conquistadas pelos nossos antepassados, façamos tudo para impedir a garra de quem se atreva a tentar contra a integridade das nossas colónias.

Pausa.

Tenho unia dívida para com o Sr. Vasco Marques, dívida que ainda até hoje me não foi possível pagar, visto que, quando ela se deu, eu fazia parte do Governo.

Quando o Sr. Dr. Pereira Osório assumiu a presidência desta Câmara, em 1922, fazia eu parte do Ministério de então. Disse .nessa ocasião o Sr. Vasco Marques, ao Sr. Pereira Osório que seguisse o meu exemplo, pois que eu punha de parte as afeições partidárias para ser só Presidente do Senado.

Eu agradeço ao Sr. Vasco Marques esta prova de deferência que teve para'comigo, tanto mais que S. Ex.a não é meu cor-relegionârio, infelizmente, e é sim meu adversário político.

Pausa. f

A próxima sessão é na têrça-feira, à hora regimental, sendo a ordeín do dia a eleição das três secções do Senado.

Está encerrada a sessão.

Eram 16 horas e 46 minutos. -

O REDACTOR — Alberto Bramão.