O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

16

Diário das Sessões do Senado

O Sr. Querubim Guimarães (interrompendo) : — Só tenho a lamentar que osso reflexo da monarquia culpada continue ainda a quinze anos de República, e faço votos para que V. Ex.a, como intérprete do bom. sentimento republicano, não consinta que a monarquia, coitada! continue por mais tempo a ser culpada... dos erros da República!

O Orador:—Espero que a República satisfará os dosejos de Y. Ex.a Quando discuto e critico a decadência da monarquia não ataco homens nem ataco partidos.

Muitas vezes na minha' campanha republicana era levado mesmo a inculpar esses homens e esses partidos, mas a verdade ó esta: em Portugal o que se tinha dado era uma profunda alteração e decadência das classes dirigentes. Fazíamos responsáveis os dirigentes e o regime, mas a verdade ó que a responsabilidade pertencia às classes dirigentes, j Tem sido este tantas vezes o mal da nossa história ! ...

Povo admirável, com governantes que

não estão tantas vezes à altura desse povo.

As nossas aspirações republicanas são por que efectivamente a nação tenha governantes dignos doía, o para isso é que lhe abrimos as instituições. Todos podem. vir governar;.estamos em República.

Vozes:—Muito bem. O orador não reviu.

O Sr. Presidente: — Em vista da manifestação da Câmara considero aprovado por unanimidade o voto de sentimento pela morte do Sr. Antunes Pinto. A próxima sessão ô têrça-feira, à hora regimental.

Amanha há reunião do Congresso, às 17 horas, para apreciar o pedido de re-íiúucia do Sr. Presidente da República o para a eleição do Conselho Parlamentar, que a Constituição diz que se tem de eleger na primeira sessão conjunta das duas Câmaras.

Está encerrada a sessão.

Eram W hora? e ô minutos.

O REDACTOR — Adelino Mendes.