O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário das Sessões do Senado

e que entendo ser necessário existir, é o cadastro industrial.

V. Ex.a sabe que não pode haver conhecimento do desenvolvimento da nossa indústria sem haver cadastro; já devia estar feito há muito tempo.

V. Ex.a nas diferentes circunscrições tem pessoal técnico e especializado para colher os elementos necessários para ver o estado em que se encontra a indústria nacional, e, se se reunissem esses elemen| tos que andam dispersos, teríiamos ura cadastro de muito valor para se ajuizar do estado das indústrias nacionais.

Um outro cadastro que também devia estar feito era o cadastro geométrico; é uma cousa indispensável, não só para a questão tributária como também para conhecimentos vários como o crédito agrícola e outros.

Eu em tempos alvitrei que oficiais do exército fossem para os trabalhos geodésicos tratar desse.assunto, chegando até o director desses trabalhos a organizar uma brigada; mas nessa ocasião caía o Ministério e nada se fez.

Isto era feito com uma despesa insignificante e o alcance dessa medida era grande. ^Porque não se faz agora este trabalho, que tam importante era para os interesses nacionais?

Ao Sr. Ministro da Instrução eu desejo lembrar um facto de que me esqueci há pouco.

Há no seu Ministério a Direcção de

Belas Artes, à qual devem estar entregues os monumentos nacionais. E necessário organizar o serviço dessa Direcção, em cumprimento da lei n.° 1:700, que já tem mais de um ano de existência, mas que não tem sido cumprida.

V. Ex:.a prestará um grande serviço ao País se a puser em execução, salvando assim da, destruição grande número de edifícios valiosos na nossa história e até na história da humanidade.

Assim o edifício dos Jerónimos está quási ao abandono, chovendo lá dentro como na rua. Estava a ser reparado, mas esse trabalho foi interrompido por falta de verba,,

Na frente do mesmo monumento estão vários barracões, verdadeiramente indecentes e ofensivos daquele grande edifício.

Damos, pois, deste modo, direito a que os estrangeiros que rios visitam digam que nós temos o maior desprezo pelo que nos pertence, e infelizmente é isto em grande parte a expressão da verdade.

Eu podia citar dezenas de monumentos abandonados, mas V. Ex.a tem na sua secretária elementos bastantes para poder pôr um dique a esta desgraçada situação.

É necessário que V. Ex.a dedique a esse assunto todo o seu interesso, vincando assim a sua passagem por essa pasta com uma obra verdadeiramente patriótica.

Tenho dito.

Sessãoln.0 38, em 19 de Março de 1926

O Sr. Ministro do Comércio e Comunicações (Gaspar de Lemos): — Sr. Presidente : pedi a palavra para informar o Sr. Alvares Cabral de que, de facto, a comissão nomeada pelo Governo para estudar as reclamações das escolas em greve, e doutras classes, devia ter concluído os seus trabalhos há já alguns dias, a instâncias do Sr. Ministro da Instrução e minhas ; e na verdade, há quatro ou cinco dias o presidente.; dessa comissão, Sr. Queiroz Veloso, procurou-me no meu gabinete, dizendo-me estarem concluídos os respectivos trabalhos, mas que não podia dinda dar a fórmula escrita dos resultados a que se tinha chegado, porque as

actas eram muito longas, estando a fazer e tendo de haver nova reunião para se ultimarem esses trabalhos e se poder apresentar as cópias dessas actas.

Fui hoje, na verdade, procurado por dois professoras do Porto, que me participaram terem recebido um telegrama do Sr. Queiroz Veloso a dizer-lhes que a comissão reunia outra vez e que era conveniente que estivessem presentes para tratar de assuntos relativos às reclamações anteriores.