O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário das Sessões do Senado

magoam-se assim aqueles que trabalham com boa fó e sinceridade, ofendem-se assim homens na sua reputação e honorabilidade.

Eu tenho a honra de representar o meu distrito há 10 anos quási e não enodei'o meu passado político, não dei ainda a ninguém o direito de me ofender. Se ascendi a altos postos não foi porque aspirasse a conseguir cousas para mim.

Desculpe V. Ex.a e a Câmara este desabafo e o tom indignado que pus nas minhas palavras.

É mester que todos aqueles que não têm responsabilidades a pesar sobre o seu nome lancem o,seu protesto contra a onda de calúnias. E por isso qae, com a consciência tranquila, daqui repilo as palavras ontem .proferidas na Câmara dos Deputados, absolutamente convencido de que no Governo, no Parlamento e em todas as outras funções que tenho desempenhado sempre cumpri o meu dever tam bem como posso.

O Sr. Medeiros Franco: — É esta a primeira sessão do Senado a que tenho a. honra de assistir nesta legislatura. Apresso-me, por isso, a dirigir a V. Ex.a as minhas mais respeitosas saudações, prestando a V. Ex.a, Sr. Presidente, ó rendido preito da minha homenagem pela sua justíssima reeleição para o alto e espinhoso cargo de Presidente desta casa do Parlamento, onde a nobre e leal conduta de V. Ex.a tem posto um acentuado cunho de imparcialidade, de isenção e de cordura, reeleição que claramente significa a glorificação do nome honrado dum republicano e dum cidadão a quem eu, desde sempre, e notadamente de há quatro anos a esta parte, que tantos são aqueles em que" tenho tido o prazer de pessoalmente conhecer V. Ex.a, muito sinceramente estimo, respeito e admiro.

Apraz à ininha alma de açoreano dar este público testemunho da minha admi-. ração pela figura moral que é a pessoa de "V. Êx.a, pois sei bem quanto o nome de V. Ex.a é venerado naquele arquipélago de maravilha e sei bem por outro lado quanto as terras açoreanas e os seus habitantes têm merecido a V. Ex.a em especiais carinhos e, creio que não me engano, dizendo — em afectuosa admiração.

Permita-se-me que eu dirija também as minhas saudações aos meus ilustres colegas antigos e modernos, assegurando lhes-que me esforçarei sempre por dar nos-trabalhos parlamentares desta Câmara a prova incontroversa duma inquebrantável camaradagem e sempre no propósito de prestar à Pátria e à Èepública o esforço e a dedicação que uma e outra merecem.

Circunstâncias várias duma política vária cuja explicação não pode ter cabimento numa assemblea legislativa levaram--me para uma posição que hoje não posso deixar de definir, porque não gosto de situações que não sejam claras, precisas-e definidas.

Considero-me de ora avante integrado no grupo parlamentar da esquerda democrática cue eu sei se constituiu na Câmara dos Deputados quási ao terminar da.iil-tinia sessão legislativa de 1925.

Desta cadeira de Senador, que modestamente ocupei durante quatro anos, não me pesa a consciência de ter, em momento algum, deixado de cumprir os meus; deveres parlamentares, e nem sequer a& minhas obrigações de partidário e de filiado no Partido Kepublicano Português, em que milito e onde sempre militei, pois-nnnça a outro partido pertenci.

Pois bem. Se durante essas longas sessões dos quatro longos anos de vida parlamentar por mais duma vez tive de erguer a minha voz no decidido intuito de ser útil à causa que venho servindo e-sempre na teimosa preocupação de pres<_-tigiar com='com' de='de' terra='terra' resulte='resulte' parto='parto' alguma='alguma' desalento='desalento' lugar='lugar' grupo='grupo' esquerda='esquerda' do='do' tempos='tempos' ontem='ontem' mesmo='mesmo' onde='onde' e-fazendo='e-fazendo' nem='nem' me='me' tris-='tris-' concurso='concurso' democrática='democrática' república='república' como='como' de-trabalho='de-trabalho' alastrando-='alastrando-' filiado='filiado' onda='onda' visto='visto' útil='útil' pátria='pátria' cousa='cousa' neste='neste' hoje='hoje' esta='esta' vêm='vêm' empré='empré' dedicação='dedicação' parlamentar='parlamentar' que='que' espero='espero' uma='uma' trevas='trevas' ex.a='ex.a' ainda='ainda' parcela='parcela' da.='da.' quero='quero' se='se' por='por' cima='cima' para='para' afirmar='afirmar' continuar='continuar' meu='meu' hojer='hojer' partido='partido' infelizmente='infelizmente' mas='mas' dizia='dizia' a='a' dentro='dentro' país='país' e='e' esforço='esforço' português='português' aqui='aqui' poder='poder' considero='considero' benéfico='benéfico' teza='teza' o='o' p='p' kepublicano='kepublicano' prestar='prestar' v.='v.' há='há' irradiado='irradiado' qual='qual' minha='minha' fui='fui' da='da' defender='defender'>