O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

-Sessão de 26 de Fevereiro de 1926

Pedido de licença

Do Sr. Augusto de Vasconcelos, pé-•dindo licença para se ausentar para o -estrangeiro.

Para a comissão de infracções e faltas.

Re quer imento s

Dos cidadãos Alfredo dos Santos Alves de Moura, Joaquim dos Santos Lami, -João Antunes da Silva, Ido José Ferrei-Ta, Diogo Augusto e Aníbal Lameiras Fernandes.

Para a comissão de petições.

Projectos de lei

Renovação de iniciativa do projecto de -lei n.° 706, de 1924.—Santos Garcia. Para a Secretaria. Junte-se ao projecto.

Projecto de lei do Sr. Frederico António Ferreira de Simas, anulando o de-•creto n.° 11:225, de 7 de Dezembro de 1925.

Para a l.a Secção.

Projecto de lei do Sr. Alfredo Portugal, fixando o limite de idade para casamento de menores.

Para a 2.a Secção.

Telegramas

Do professorado primário de Lamego, ípedindo providências contra o atraso do pagamento dos seus vencimentos»

Idênticos dos professores de Tabuaço, "Viseu, S. Pedro do Sul, Carregai do Sal, Nelas, Vouzela, Tarouca, Tondela, Castro Daire, Santa Comba Dão, Sátão, Moiinenta da Beira, Ervedosa do Douro e Oliveira de Frades.

Para a Secretaria.

O Sr. Ferraz Chaves (para interrogar a Mesa}'. — Sr. Presidente: eu desejava que V. Ex.a me desse uns esclarecimentos sobre o seguinte assunto: vi na imprensa a notícia da formação de am Grupo-Parlamentar Desportivo, o qual reuniu e foi fotografado. , Como não tive conhecimento oficial da formação desse grupo, peço a V. Ex.a o favor de me dizer se ele tem qualquer carácter político, e, se assim é, como foram recrutados os seus membros no Parlamento, pois parece-me que sendo eu

parlamentar, embora considerado indigno de entrar naquele grupo, eu devia ter tido o conhecimento que outros colegas tiveram.

Como nem particular nem oficialmente eu soube dessa constituição, p regunto qual foi o critério adoptado, o SP é necessário haver proposta para pertencer ao mesmo grupo, a fim de eu saber se me convém ou não entrar nele.

O Sr. Presidente: — Eu devo informar1 V. Ex.a de que não há representação política no Grupo Desportivo, visto que nele estão representados todos os lados da Câmara, desde a extrema direita à extrema esquerda.

É simplesmente um grupo patriótico, que pretende interessar-se pelo grave problema da educação física. Todos os parlamentares foram convidados a inscrever--se nele, e decerto V. Ex.a não estaria aqui quando se fez esse convite.

O Sr. José Pontes, que é a alma desse 'grupo, vai dar a V. Ex.a as explicações qne deseja.

O Sr. José Pontes: — Sr. Presidente: as explicações de V. Ex.a ao nosso colega Sr. Pedro Chaves seriara já suficientes.

Tenho muito prazer em que aquele ilustre Senador, com a sua grande competência e valor, deseje acamaradar connosco, e devo informar S. Ex.a de que quando se constituiu o grupo todos os parlamentares foram convidados.

Por qualquer circunstância o Sr. Ferraz Chaves não estaria aqui presente nessa ocasião.

No emtanto, de hoje em diante, S. Ex.a é considerado como um dos elementos de maior valor do Grupo Desportiva.

V. Ex.% Sr. Presidente, já tem mais um elemento de valor com que pode contar, no seio daquele grupo.

O Sr. Ferraz Chaves: — Sr. Presidente: eu desejo agradecer a V. Ex.a e ao Sr. José Pontes as explicações que se dignaram dar-mo relativamente ao Grupo Parlamentar Desportivo.

Estou plenamente de acordo com V. Ex.a, Sr. Presidente, em considerar o Sr. José Pontes a alma daquele grupo.