O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 2 de Março de 1926

Eequeiro que, pelo Ministério da Agricultura, me seja enviada cópia da escritura pública de 22 de Março de 1920, do notário Artur de Freitas Campos, de Caminha, donde consta o traspasse do arrendamento do Hotel do Buçaco, foito por Paulo Benjamim ao Sr. Alexandre de Almeida, actual explorador do mesmo hotel, e cujas condições fazem parte integrante do contrato feito nos termos da lei n.° 1:378, de 23 de Setembro de 1922. — Ernesto Navarro.

Mandou-se expedir.

Requeiro que me seja permitido, com urgência, consultar o processo de sindicância aos serviços da Direcção Geral dos Caminhos de Ferro, ordenada em 1924 e actualmente sujeita ao exame do conselho disciplinar dos secretários gerais dos Ministérios.— José Fernando de Sousa.

Mandou-se expedir.

Requeiro que, pelo Ministério do Comércio (Administração Geral dos Correios e Telégrafos), me seja enviada cópia do termo de responsabilidade assinado pelo representante dos indivíduos que promoveram a construcção e instalação da rede telefónica Luso-Buçaco-Curia, Mealhada e a sua ligação à rede geral e a nota da importância, devidamente discriminada, da participação dos mesmos indivíduos e'colectividades.— Ernesto Júlio Navarro.

Mandou-se expedir.

Dos cidadãos Juvenal Cabral de Albuquerque, José Maceneiro, Ermelinda Rosa, Domingos Olímpio Abreu, Rafael Gonçalves Branco e José Ferreira, pedindo para serem reconhecidos revolucionários.

Para a comissão de petições.

O Sr. Presidente:—Faleceu na última semana o Sr. conselheiro Jacinto Cândido da Silva, que foi Ministro e Par do Reino.

Proponho que se lance na acta um voto de sentimento pelo falecimento de S. Ex.a

O Sr. D. Tomás de Vilhena:— Sr. Presidente : associo-me muito comovidamente ao voto de sentimento que V. Ex.a pro-pOs pela morte do Sr. Jacinto Cândido, meu velho amigo e dedicado correligionário.

Foi Ministro e um dos ornamentos desta Câmara, tendo-se evidencia do como Ministro da Marinha. Foi ele o Ministro a quem a marinha de guerra deve mais importantes serviços.

Várias unidades que ainda há pouco tempo eram consideradas como das melhores que possuíamos foram devidas .à sua iniciativa.

Eram elas o D. Carlos, S. Rafael, S. Gabriel e outros barcos importantes.

Também procurou organizar de uma maneira prática os serviços do Ministério da Marinha, e as nossas colónias devem--Ihe também relevantes serviços.

Ainda as missões portuguesas lhe devem um alto e bem intencionado patrocínio.

Era um homem de crenças muito arreigadas, e pelos seus princípios religiosos e políticos combateu pel# pena, pela palavra e pela acção.

E com grande sentimento que lembro a sua memória, e não pode deixar de ser sem uma grande angústia tque vemos desaparecer da scena portuguesa homens que tam importantes serviços prestaram e que ainda poderiam efectuar obras de grande valor.

O, orador não reviu.

O Sr. Vicente Ramos: — Sr. Presidente: associo-me ao voto de sentimento proposto por V. Ex.a pelo falecimento do Dr. Jacinto Cândido da Silva, que era um distintíssimo filho dos Açores.

A Ilha Terceira, que lhe foi berço, }ipn-rava-se em o contar no número .dps se,us filhos.

Foi por largos anos Deputado pelo distrito de Angra do Heroísmo, até que foi nomeado Par do Reino, e quer como Deputado quer como Par do Reino sempre os interesses do distrito de Angra lhe mereceram o maior cuidado. Apesar de militar num dos partidos da monarquia, o Partido Regenerador, nem por isso deixou de atender a assuntos que muitas vezes mais interessavam ao Partido Progressista do que ao próprio Partido Regenerador.

Foi um advogado, um professor muito distinto e foi também Ministro da farinha e daqueles que deixaram a sua passagem bem registada pelo seu Ministério.