O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário das Sessões do Senado

não só grande consideração mas sobretudo uma protecção digna de ser mencionada.

Em atenção aos serviços prestados à colónia portuguesa, associando-se a todas as manifestações do regozijo da colónia pela data mais solene da República Brasileira, entendo, Sr. Presidente, ser momento asado para o Senado enviar uma saudação ao Sr. Presidente eleito da República Brasileira o, bem assim, para que fosse comunicada ao Senado Brasileiro a saudação que proponho» porquanto representa o sentir da colónia portuguesa no Brasil e de todos nós, que avaliamos as altas qualidades de S. Ex.a

Apoiados.

O Sr. Júlio Dantas: — Cumpro um dever, porque é para mini um dever, visto pertencer à Academia Brasileira de Letras, associando-me às palavras justíssimas que acaba de pronunciar o ilustre Senador Sr. Ribeiro de Melo.

Tive a honra de conhecer pessoalmente, e até de conviver afectuosamente com S. Ex.a, o Sr. Washington Luís Pereira o Sousa, o pude apreciar de perto as qualidades do seu carácter, a sua sólida cultura mental, o seu prestígio que é verdadeiramente excepcional no meio político do seu grande país, e as suas qualidades notáveis de estadista, afirmadas quando Presidente do Estado de S. Paulo, e ainda, recentemente, num discurso que pode considerar-se uma das mais belas peças oratórias da tribuna política do Brasil.

Devo ao Sr. Washington Luís a extrema fineza, que não esqueço, de me ceder os automóveis do Estado para realizar nas magníficas estradas de rodagem, mandadas construir por S. Ex.a, a viagem de S. Paulo a Santos, através da serra do Cubarão. Poucas vezes me tem sido dado admirar um tam oíuscante e extraordinário espectáculo como aquele que nessas horas me ofereceu a opulenta paisagem do Brasil. Recordo essa viagem, em que o espírito de S. Ex.a me acompanhou, o em quo as maravilhas da natureza brasileira, rica do cor, exuberante de força, gigantesca de aspecto,, mais uma vez mo impressionou e me deslumbrou.

Pois bem, Sr. Presidente, tinha ao meu lado unr* homem que, pela sua estatura

intelectual, e até pela sua estatura física,, era digno da grandeza que nos cercava.

O Sr. Dr. Washington Luís, Presidenta eleito da República dos Estados Unidos-do Brasil, encontrar-se há, dentro de alguns meses, no exercício da sua alta magistratura. As suas qualidades eminentes-são penhor de que bem a exercerá.

E para mim extremamente grato poderr da cadeira que ocupo nesta Câmara, fazer votos pelas, prosperidades de S. Ex.* c do seu grande país, ao qual nos ligam os estreitos laços da tradição, da língua e da raça.

Tenho dito.

Vozes; — Muito bom, muito bem.

O Sr. Medeiros Franco: — Sr. Presidente : associo-e com muito prazer ao voto-de congratulação apresentado pelo Sr. Ribeiro de Melo acerca da eleição do futuro Presidente da República do Brasil, Sr. Washington Luís.

Tenho dito.

O Sr. Artur Costa: — Sr. Presidente: em nome dôsto lado da Câmara associo-me, gostosamente, ao voto de saudação que foi proposto ao grande cidadão Dr. Washington Luís pela sua acessão* à suprema magistratura da nação irmã, a\ quem nos ligam laços de amizade.

Tenho dito.

O Sr. Caldeira Queiroz : —Pedi a palavra para mo associar ignalmente às palavras de saudação que foram dirigidas ao* Presidente eleito da República do Brasil~

O Sr. Ferraz Chaves:—- Sr. Presidente:, tratando-se de prestar homenagem ao Presidente eleito da República do Brasil eu, oní meu nome individual, não podia deixar cie mo associar, louvando-me nas palavras pronunciadas polo nosso ilustre colega Sr. Júlio Dantas que conhece a novo Chefo de Estado.