O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário das Sessões ao -Senado

esquecendo os interesses nacionais, de-,, viam procurar ir ao encontro dos do Brasil, de forma a que as nossas relaeQes comerciais com aquele país fossem de molde a justificar as nossas relações diplomáticas.

É de estranhar que certos produtos brasileiros venham ainda para1 Portugal por via da Espanha, porque, devido à pauta mínima imposta por este país àqueles produtos, chegam aqui em condições mais vantajosas.

^ste facto deve imperar no espírito dos Ministros dos Negócios Estrangeiros d« forma a que eles pensem na maneira de melhor salvaguardar os interesses mútuos das duas nações.

Tenho dito.

O orador não reviu,

O Sr. Ministro da Justiça e dos Cultos

(Catanho de Meneses): — Sr. Presidente : o Governo associa-se ao voto de saiida-ção proposto pelo Sr. Eibeiro de Melo ao Presidente eleito do Brasil, Sr. Washington Laís Pereira e Sousa.

Trata-se efectivamente duma das figuras de maior relevo daquela nacionalidade, merecendo a nossa simpatia pelas provas que tem dado de amizade pelo nosso País, e que foram citadas pelo Sr, Júlio Dantas.

É evidente que, nessas, circunstâncias, o Governo não podia deixar de se associar ao voto de saudação proposto, porque deseja, no interesse de ambas as nações, que esses laços que existem entrelaçados pela história e pela nossa tradição sirvam para estimular, cada vez mais., as boas relações, entre os dois Daíses e a boa amizade que é própria de nações que falam a mesma língua ò que têm as mesmas tradições.

Tenho dito. •

O orador não reviu,

O Sr.i. Presidente :—Em vista da manifestação do Senado considero aprovada por unanimidade a proposta do Sr. Ribeiro de Melo.

O Sr. Júlio Dantas : — Mando para a Mesa a seguinte nota de interpelação :

Desejo interpelar o Ex.™° Sr_ Ministro dos Negócios Estrangeiros acerca dos

pontos de vista do Governo sobre a política das reparações alemãs. Muito esti--, m ária que no acto dessa interpelação estivesse também presente o Ex.mo Sr. Ministro do Comércio.— Júlio Dantas.

ORDEM DO DIA

O Sr. Presidente:—Vai passar-se à ordem do dia.

Continua em discussão o projecto de-lei n.° 28 (demissão de todos os empregados do sexo feminino).

O Sr. Fernando de Sousa: — Sr. Presidente : julgo indispensável explicar a atitude deste lado da Câmara para com o-projecto em discussão.

Há que distinguir nele: o articulado,., que pela aprovação do projecto ficaria da' responsabilidade da Câmara, -os considerandos que são da responsabilidade do, seu autor, mas que devem ser examinados por nós, pois deles derivam as presentes propostas e a intenção do autor, à, qual presto inteira justiça, mas que se exterioriza nos considerandos e nas referências do relatório que precede o projecto.

Devo dizer que a minoria monárquica, não pode votar o projecto, embora ele-contenha princípios invocados com o propósito de moralizar a administração pública e de remediar males verdadeiramente escandalosos. Estatui o artigo 1.°, que sejam demitidos todos os funcionários femininos quer façam ou não parte dos quadros dos Ministérios, que não provem possuir a competência necessária, para o desempenho do cargo.