O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário da» Sessões do Senado

Os Governos têm ouvido as nossas reclamações, mas ato hoje as cousas têm continuado como dantes.

^Será porque os chauffeurs não têm. a competência técnica para guiar os seus carros ?

-<_ p='p' fiscalização='fiscalização' a='a' porqae='porqae' será='será' exerce='exerce' polícia='polícia' não='não' devidamente='devidamente' sua='sua'>

Muito desejo, Sr. Presidente, que V. Ex.a transmita estas minhas considerações ao Sr. Ministro do Interior, para que não tenhamos de vir levantar novamente questões desta ordem, porque os Poderes Públicos para elas não tenha olhado como deviam.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Presidente:— Transmitirei ao Sr. Ministro do Interior as reclamações de V. Ex.a

Pausa.

O Sr. Presidente: — Tem £, palavra o Sr. Kibeiro de Melo.

O Sr. Ribeiro de Melo: — Sr. Presidente : estranho a ausência dos membros do Poder Executivo. Achava até interessante que se apresentasse uma moção de sentimento, com a voz embargada pela dor de grande razão aflitiva do parlamentarismo, pela ausência de alguns membros do Governo ao Senado.

Se o motivo da grande ausência da maioria dos Srs. Ministros for devida a saúde, talvez que S. Ex.as a possam justificar com um atestado médico, e então cabia agora ao Senado o apresentar uma moção fazendo votos pelas melhoras dos membros do Governo, e pedir aos mais conceituados médicos da capital a sua atenção na cura dos Ministros, a fim de que estes possam vir ao Senado .ouvir as reclamações que têm a fazer os Srs. Senadores. Pela minha parte desejaria muito a presença dos Srs. Ministros do Comércio e das Colónias. E acontece ainda que a discussão do projecto n.° 29 foi sustada até que possa comparecer no Senado o Sr. Ministro dos Estrangeiros, e nestas condições bom seria que V. Ex.% Sr. Presidente, mandasse telefonar àquele Sr. Ministro, para se ^)oder continuar a discussão do referido projecto n.° 29.

O Sr. Presidente : — Mandei saber à outra Câmara se lá está algum Sr. Ministro, e no caso afirmativo se aqui pode comparecer.

O Orador:—Acaba de chegar o Sr. Ministro da Agricultura e a S. Ex.a me vou dirigir, pedindo que, à excepção do Sr. Ministro das .Colónias, que aqui vem de tempos a tempos talvez a prescrutar as opiniões dos Srs. Senadores e olhar com um pouco de apetite para o fauteuil que lhe está reservado, e do Sr. Ministro da Justiça, que porfia em ser assíduo ao Senado, dando assim, uma prova da consideração e quiçá amor que esta Câmara lhe merece, informe todos os seus colegas de que a sua presença é aqui solicitada.

Faço esse pedido ao Sr. Ministro da Agricultura, porque S. Ex.a, como parlamentar que é, sabe da necessidade que temos de tratar os assuntos chamados de política de regedoria, para que o País, e sobretudo as pessoas interessadas, conheçam o que fazem os seus mandatários, e que os Srs. Ministros tomem as nossas reclamações na devida consideração.

Estas são as palavras sacramentais, mas elas representam emfim uma esperança de justiça quando as reclamações são justas e sensatas.

Pretendia chamar a atenção do Sr. Ministro do Comércio para o estado em que só encontram as estradas, e para protestar contra a forma como dizem que vai ser aplicado o empréstimo de 300:000 contos que* S. Ex.a vai obter da Caixa Geral de Depósitos para a reparação do estradas.

Desejava referir-me na presença do Sr. Ministro das Colónias à questão de Mo-çambicue, para saber se as notícias dos. jornais da capital, referentes à próxima substituição do Alto Comissário, Sr. Vítor Hugo de Azevedo Coutinho, são ou não exactas.

Queria também chamar a atenção do Sr. Ministro da Instrução para o estado absolutamente lamentável em que se encontram as escolas primárias do País e nomeadamente do meu distrito.