O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

3ST.

EM 9 DE MARÇO DE 1926

Presidência do Ex.rao Sr, António Xavier Correia Barreto

Secretários os Ex.raos Srs,

Sumário.— A sessão abre às Í5 horas e 15 minutos, com 27 Srs. Senadores.

Lê-sc e aprova-se a acta. Dá-se conta do expediente.

O Sr. Herculano Galhardo propõe um voto de congratulação pela escolha do Sr. Afonso Costa para Presidente da Assemblea da Sociedade das Nações. Falam sobre essa proposta os Srs. Júlio Dantas, D. Tomás de Vilhena e Medeiros Franco, sendo a proposta aprovada. O Sr. Martins Ferreira ocupa-se de. assuntos referentes aos Açores. O Sr. Joaquim Crisóstomo pede que se esclareça a situação do Sr. Rego Chave», Alto Comissário de Angola, referindo-se também d greve do Cami? nho de Ferro de Lourenço Marques. Replica-lhe, dando explicações, o Sr. Ministro das Colónias (Vieira da Rocha). O Sr. Ribeiro de Melo ocupa--se também da acção do Alto Comissário de Moçambique, estranhando que os seus correligionários não tenham ainda feito dos seus actos a devida defesa. Responde-lhe o Sr. Ministro das Colónias. O Sr. Mimstro dos Negócios Estrangeiros f Vasco Borges} associa-se ao voto de congratulação proposto pelo Sr. Herculano Galhardo.

Ordem do dia.— São ratificadas as propôs-tas de lei n."' 62 e 66. Sobre esta última falam os Srs. Ribeiro de Melo, Godinho do Amaral e Fernando de Sousa.

Abertura da sessão às lô horas e 10 minutos.

Presentes à chamada 27 Srs. Senadores.

Entraram durante a sessão 23 Srs. Se~ nadores.

Srs. Senadores presentes à chamada:

Alfredo Narciso Marcai Martins Portuga1:

Álvaro António de Bulhão Pato.

vAntónio Ales de Oliveira Júnior.

José António da Gosta Júnior Alfredo Narciso Martins Portugal

António da Costa Godinho do Amaral. António Maria da Silva Barreto. António Martins Ferreira. António Xavier Correia Barreto. Artur Augusto da Costa. Artur Octávio do Rego Chagas. Constantino Josó dos Santos. Domingos Frias do Sampaio e Moio. Ernesto Júlio Navarro. Francisco José Pereira. Francisco Vicente Ramos. Henrique José Caldeira Queiroz. Horculano Jorge Galhardo. João António de Azevedo Coutinho Fragoso de Siqueira.

João Augusto de Freitas.

Joaquim Pereira Gil de Matos.

Josó António da Costa Júnior.

Josó Augusto Ribeiro do Melo..

José Fernando de Sousa.

Josó Joaquinl Fernandes Pontes.

José Mendes dos Reis.

Josó Varela.

Júlio Augusto Ribeiro da Silva.

Júlio Dantas.

Entraram durante a sessão os Srs.:

Afonso Henriques do Prado .Castro e Lemos.