O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Viário das Sessões do

Sr. Presidente: o que posso dizer é que há males que vêm por bem, e pelo que respeita à minha causa, e ao meu grupo poderei dizer a S. Ex,aí! os Srs. Vasco Marques, e Fernandes de Almeida que, quando tenham de reunir com os seus correligionários nesta Câmara não deixará de haver reunião por falta de número, e que isso sirva de lenitivo para a nossa pequenez.

Dirijo saudações calorosas aos dois ilustres Senadores.

Disse o ilustre Senador Sr. Costa Júnior, e muito bem, que estamos na maré das divisões. Efectivamente assim sucede; há pouco, poderemos dizer, foi a divisão do Partido Democrático, em que teve de sair um grupo, digamos pela violência do seu directório; hoje ó

Isto, Sr. Presidente, dá a impressão de que estamos atravessando uma grande crise, a crise dos partidos constitucionais.

Ainda se em resultado destas dissidências resultasse a arrumação das forças políticas, que tam necessária se torna, era motivo para dizermos: ainda bem que se deram estas dissidências, porque então delas alguma cousa devia resultar de prestigioso e eficaz para a vida da República.

Aos ilustres Senadores que acompanham o novo Partido União Liberal Republicana as minhas homenagens, com votos de prosperidades- para o seu partido.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. D. Tomás de Vilhena: — Divise-runt sibi vestimenta mea et super vestem meam miserunt sortem. É uma triste verdade, Sr. Presidente, é uma triste verdade da história:— «Dividiram entre si os meus vestidos», mas havia -ima outra cousa que não se dividia — a capa, e então «lançaram sortes».

Isto é o que acontece meus senhores; há muita divisão, há muitas histórias e depois querem «lançar sortes sobre a veste», mas com essa divisão não pode sair bera ninguém.

Apoiados.

Estamos atravessando um período na humanidade muito grave, e isto porque os ideais têm-se desfeito e um individualismo cruel e brutal é o que domina hoje as sociedades.

O que não pode haver ó sociedades bem organizadas sem cada qual sacrificar um pouco do que é seu.

Apoiados.

Quando cada um não trata senão de chegar a si o que de momento pode, mal vai e surgem estas contradanças que estamos vendo.

Pelo País e pela Pátria só uma cousa, e mais nada, tenho a dizer: — Tenham juízo \

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Ribeiro de Melo: — Sr.. Presidente: trémulo ainda de comoção pela tirada latina do ilustre leader da minoria monárquica, e impressionado pela declaração que fez o Sr. Vasco Marques, da organização dum novo partido republicano, é chegado o momento de declarar a V. Ex.a e à Câmara, sem me importar com as «vestes» a que aludiu o Sr. D. Tomás de Vilhena, que dispo a minha veste de independente, para fazer a declaração da minha adesão ao Partido Republicano Nacionalista.

As pessoas desapareceram e como sou republicano de princípios e de ideas? e lançando os meus olhos ao hemiciclo desta Câmara, tenho de ir procurar os velhos republicanos e esses estão no Partido Nacionalista. É o Sr. Afonso de Lemos, que conheço dos tempos da propaganda, antes de 1910 e que fez parte da antiga comissão municipal republicana; é o Sr. Augusto de Vasconcelos, que também conheço de presidente da comissão municipal e é o Sr. Silvestre Falcão, um republicano da província, que com o seu calor e com a sua voz vinha animar a idea generosa duma mocidade a que eu pertenci.