O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 19 de Março de 1926

Do Ministério das Finanças, respondendo ao requerimento n.° 41, do Sr. Joaquim Crisóstomo.

Para a Secretaria.

Do Ministério dos Negócios Estrangeiros, respondendo ao requerimento n.° 19, do Sr. Pereira Gil.

Para a Secretaria.

Do Grémio dos Combatentes pela Re-pública, oferecendo-se, para prestar todos os esclarecimentos necessários a fim. de elucidar a comissão de petições do Senado na parte relativa a requerimentos de revolucionários civis.

Para a comissão de petições.

Projecto de lei

Do Sr. José Augusto Ribeiro de Melo, autorizando o Governo a ceder à Associação Protectora da Infância de Santo António de Lisboa a quantia de 3.577$. .

Para a l.a Secção.

Requerimentos

Dos cidadãos Ricardo Fernandes, An-tónió Puga, Manuel Ferreira, Carlos Joaquim Cardoso e Tancredo Augusto de Lima Vieira, pedindo para serem reconhecidos.

Para a comissão de petições.

Requeiro que, pelo Ministério do Comércio (Administração Geral dos Correios e Telégrafos) me seja enviada cópia do contrato feito entre a Administração Geral e o Sr. Alexandre de Almeida para a exploração da rede telefónica entre o Bussaco, Luso, Cúria,, Mealhada e Coimbra.— Ernesto Júlio Navarro.

Mandou-se expedir. '

Telegramas

Dos professores do Liceu da Guarda, protestando contra a criação de liceus universitários.

Para a Secretaria.

De Sr. Augusto de Vasconcelos, pedindo a comunicação oficial à assemblea da Sociedade das Nações, do voto de congratulação do Senado pela eleição a Presidente daquela Sociedade do Sr. Afonso Costa.

Para a Secretaria.

Do Sr. Afonso Costa, agradecendo o voto do Senado pela sua eleição a Presidente da Sociedade das Nações.

Para a Secretaria.

Antes da ordem do dia

O Sr. Artur Costa: — Sr. Presidente: pedi a palavra para propor a V. Ex.a que seja lançado na acta da sessão de hoje um voto de sentimento p elo. falecimento do Sr. Duarte Gustavo Roboredo de Sampaio e Melo, antigo Deputado, que faleceu há poucos dias.

Homem de bem, liberal, inteligente e advogado distintíssimo, exerceu sempre as suas funções com todo o aprumo na comarca de Meda em que residia e nas demais que frequentava. "

Este notável jurisconsulto foi autor de uma proposta de lei de divórcio ainda no tempo da monarquia. Foi então muito combatido mas nem por isso abdicou das suas ideas, e, proclamada a República, esse alto e cultissimo espírito abraçou-a com todo o seu entusiasmo, estando sempre ao lado dela até que morreu.

A terra da sua naturalidade, que pertence ao districto da Guarda, chora hoje esse seu filho, que ocupava neste momento a presidência da Câmara Municipal.

É em nome do Grupo Parlamentar do Partido Republicano Português que neste momento faço esta proposta.

O Sr. Medeiros Franco :—Sr. Presidente: em nome da Esquerda Democrática associo-me ao voto de pesar que acaba de ser proposto pelo Sr. Artur Costa..

O orador não reviu.

O Sr. Fernandes de Almeida: — Em nome da União Liberal Republicana associo-me ao voto de sentimento proposto, pelo Sr.'Artur Costa e faço-o tanto mais comovidamente quanto é certo que conheci o falecido e muito apreciei o seu carácter e as suas qualidades.