O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

í)iârio 'das Sessões ao Senado

tanto, devo acentuar perante V. ExJ1 e a Câmara que o Partido Nacionalista, Ia-me atando profundíssimanente os factos que ocorreram e para que não contribuiu, mantém a mesma atitude que tinha antes, encara com a maior serenidade e, situação, deu balanço às su-as forças e sabe com o que pode contar, continuando a servir a República e o País com a mesma ardente fé nos seus destinos.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Afonso de Lemos:—Quando, depois do Congresso do Partido Nacionalista, dois nossos correligionários, que não vejo presentes, os Srs. Vasco Marques e Fernandes de Almeida, se apresentaram aqui como constituindo um. novo gropo político do Senado, eu, com a minha responsabilidade pessoal, referi-me aassuntos tratados nesse Congresso.

Keste momento, também, sob a minha responsabilidade pessoal, dei dois apoiados às palavras dox Sr. Augusto de Vasconcelos, quando S. Ex.a afirmou que o que tinha havido no Congresso não fora uma luta de princípios, mas de personalidades.

Como então classifiquei de precipitação e injustiça o acto praticado pelo Sr. Cunha Leal e seus amigos, quero ser justo e declarar que não aplaudo a segunda parte do discurso do Sr. Augusto de Vasconcelos.

Sabe S. Ex.a quanta amizade lhe dedico, amizade que nasceu nos bancos das escolas na ocasião do ulthnatnm e avigo-rou-se quando fomos companheiros nas lutas académicas, no jornal A Pátria e na Escola Médica.

Essa amizade quási nasceu com o início da niiuha vida e espero que só se extinguira com a finalidade dela.

Tenho, portanto, autoridade de velho amigo para dizer a S. Ex.a que não andou bem na segunda parte do seu discurso.

Todo e qualquer Congressista tem direito a levantar qualquer questão que no Congresso possa ser derimida com dignidade.

Fosse qual fosse o assunto que ali se levantasse, as pessoas de maior categoria do partido tinham o dever e o direito de impor aos outros a sua elevada mentali-

dade, e tudo se resolveria dentro do Congresso em harmonia com as boas praxq&. democráticas.

O Sr. Augusto cie Vasconcelos declarou que, embora continuando nacionalista, quero entregar-se a uma missão de reconciliação entre os dois grupos.

Eu também quero entregar-me a essa obra, mas, para isso, não preciso de sair do meu lugar no partido.

Quando alguém sai do seu lugar e mais turdu reconhece que andou mal, o que tem a fazer é pedir vénia e colocar-se de novo no seu lugar.

Eu não preciso sair do Partido Nacionalista para procurar uma reconciliação entre os que saíram e os que ficam no Partido Nacionalista.

Não anda, portanto, bem o Sr. Augusto de Vasconcelos em abandonar o seu lugar de leader para ir procurar a reconciliação.

Também o Sr. Augusto de Vasconcelos disse que, se não conseguisse a reconciliação,, iria consultar os seus eleitores.

Eu não tenho nada que consultar os meus eleitores; eles é que, se não concordarem com a minha atitude, mo farão sentir e, nessa altura, eu consultarei a minha consciência sobre o procedimento a seguir, renunciando ao meu lugar de Senador se não concordar com essa indicação dos meus eleitores, mas continuando todavia no meu lugar partidário.

Não tenho nada, que consultar os meus eleitores para me manter no lugar para que fui eleito. S. Ex.a também não.

S. Ex.a foi eleito pelos correligionários nacionalistas do Porto para ocupar o seu lugar de Senador nacionalista.

,; Já recebeu S. Ex.a alguma indicação dos se j s eleitores que o levem a procurar esclarecer-se sobre essa insinuação?

Creio que não. /

Eu também não recebi qualquer indicação. '

Sou eleito pelo distrito de Beja, como S. Ex.a sabe e a Câmura, há 16 anos e, neste momento, quando só deu esta scisão, nenhuma indicação recebi que me leve a não ine. considerar bem no meu lugar.

Ele estranharia até, e. S. Ex.a está no mesmo caso, que tal consulta se fizesse.