O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

EM 23 DE ABRIL DE 1926

Presidência do Ex,mo Sr. António Xavier Correia Barreto

Secretários os Bx.mOÍ Srs.

i Luís Inocêncio Ramos Pereira | Joaquim Correia de Almeida Leitão

Sumário. — As 15 horas e 20 minuto», com 26 Srs. Senadores presentes, o Sr. Presidente declara. aberta a sessão. Aprova-se a acta e dá-se conta do expediente.

Antes da ordem do dia.—O Sr. Santos Graça requere a discussão duma proposta de lei. O Sr. Querubim Guimarães requere a presença dos Srs. Presidente do Ministério e Ministro do Interior. O Sr. Júlio Ribeiro protesta contra insinuações que lhe fizeram por ter apresentado um projecto de fèl referente à partilha de uma elevada multa fiscal. Refere-se ainda a questões de instrução. Replica-lhe o Sr. Ministro da Justiça. O Sr. Mar tins Ferreira congratula-se por terem sido encontrados sãos e salvos os aviadores que tinham empreendido o «raida aéreo Lisboa-Açores-Madeira-Termina propondo um voto de congratulação por. esse facto, ao qual se associam os Srs. Vasco Marques, Vicente Ramos, Caldeira Queiroz, Carlos Costa, Querubim Guimarães, Machado de Serpa, Júlio Dantas, Ferraz Chaves e Ministro da Justiça, sendo aprovadas as propostas apresentadas. O Sr. Ministro da Justiça requere urgência para a proposta de lei que regula o julgamento dot implicados no caso do Angola e Metrópole. É aprovado, depois de falarem os Srs. Querubim Guimarães e Herculo.no Galhardo. O Sr. Silva Barreto volta a mandar para a Mesa um projecto da sua autoria, que se extraviou. O Sr. Francisco José Pereira dá explicações. O Sr. Caldeira Queiroz estranha que ainda não sejam conhecidos os resultados da sindicância aos Transportes Marítimos. Replica-lhe o Sr. Ministro da Justiça.

Ordem do dia.— Na primeira parte, prossegue a interpelação do Sr. Júlio Dantas ao Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros, falando além do interpelante o Sr. Fernando de Sousa. Na segunda parte, discute-se a proposta de lei que regula o julgamento dos implicados na burla do Banco Angola e Metrópole. Falam os Srs. Alfredo Portugal e Querubim Guimarães e o Sr. Ministro da Justiça.

Abertura da sessão às 15 horas e ô minutos.

Presentes à chamada 25 Srs. Senadores.

Entraram durante a sessão 27 Srs. Senadores.

Faltaram à sessão 18 Srs. Senadores.

Srs. Senadores presentes à chamada:

Álvaro António Bulhão Pato.

António Alves de Oliveira Júnior.

António Maria da Silva Barreto

António Martins Ferreira.

António dos Santos Graça.

António Xavier Correia Barreto.

Artur Octávio do Rego Chagas.

Ernesto Júlio Navarro.

Francisco António de Paula.

Francisco José Pereira.

Francisco Vicente Ramos.

Henrique José Caldeira Queiroz.

Herculano Jorge Galhardo.

João Augusto de Freitas.

Joaquim Correia de Almeida Leitão.

José António da Costa Júnior.

José Fernando de Sousa.

José Joaquim Fernandes de Almeida.

José Machado Serpa.

José Varela.

Júlio Augusto Ribeiro da Silva.

Luís Inocêncio Ramos Pereira.

Pedro Virgolino Ferraz Chaves.

Querubim da Rocha Vale Guimarães.