O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 23 de Abril de 1926

27

putados e para que não haja desculpas de desconhecimento, eu peço a S. Ex.a o Sr. Ministro da Agricultura a fineza de transmitir ao Sr. Ministro do Interior estas minhas considerações, a fim de que por qualquer modo seja garantido o livre direito de sufrágio e acesso às urnas, e não sejam postergados os direitos do cidadão.

Eu faço esta advertência na presença do Si*. Ministro da Agricultura, a fim de S. Ex.a comunicar ao Sr. Ministro do Interior que protestaremos, nesta casa do Parlamento e na outra, contra todos os usos e abusos que se quiserem praticar.

Mais devo declarar a Y. Ex.a qae irão assistir a essas eleições vários parlamentares que depois, no caso de haver alguma irregularidade, usarão dos meios e protestos quê estiverem ao seu alcance como parlamentares.,

Sr. Presidente: é mais que tempo de acabar com eátas violências, que desprestigiam os poderes públicos e evitarmos que em plena democracia, como é esta, se pratiquem violências como esta que se procura fazer no Cadaval.

Outro assunto para o qual desejava chamar a atenção do Sr. Ministro da Agricultura ó o seguinte: foram anuladas há tempo as eleições municipais de Sal-vaterra de Magos; ainda não foi marcado

,o dia para se repetirem essas eleições. Não sei bem se se trata de Salvaterra de Magos; se não for na próxima têrça-feira tornarei a falar.

No emtanto já vou avisando o Governo por intermédio do Sr. Ministro da Agricultura, a fim de que seja marcado novamente o dia para se fazerem essas eleições.

Eelativamente ao Cadaval. espero que o Sr. Ministro do Interior, tendo conhecimento do que se pretende fazer, evitará que essas violências se cometam, que só servem para desprestigiar o regime.

E essa uma das razões por que, como há pouco disse ao Sr. Ministro da Justiça, julgo desnecessário estar a fazer propaganda contra o regime, visto que 'os melhores propagandistas são os próprios republicanos.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Ministro da Agricultura (Torres Garcia): — Tomei nota das considerações do Sr. Querubim Guimarães, que imediatamente vou transmitir ao Sr. Presidente do Ministério.

O Sr. Presidente : — A próxima sessão ó na têrça-feira, 27 do corrente. Está encerrada a sessão. Eram 19 horas e 3 minutos.

O REDACTOR—Adelino Mendes.