O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário das Sessões do Senado

enorme, horas seguidas, sempre sem a menor hesitação, e até pelo contrário, bem certo estou, com aquele prazer que os simples e os bons põem na prática das acções meritórias.

Nestas circunstâncias, lembro ao Governo, como um acto de absoluta justiça, e até como galardão que jamais deve deixar de efectivar-se, que essas marítimos tenham da parte dos poderes públicos aquela recompensa-que é mester conceder sempre a actos de tamanho altruísmo.

O Sr. Caldeira Queiroz : —Com a maior satisfação associo-me ao voto proposto pelo Sr. Martins Ferreira. Desejava também falar sobre a telegrafia será fios, mas os oradores que me precederam fizeram-no tam proficiente e brilhantemente .que eu me -abstenho, por consequência, de o fazer.

O Sr. Vicente Ramos: — É para me associar, com a maior alegria, à proposta apresentada pelo Sr. Martins Ferreira, associando-me também às observações feitas a respeito da telegrafia sem fios.

O Sr, Carlos Costa : — Sr, Presidente: este lado da Câmara, e eu, em men. nome pessoal, associamo-nos gostosamente ao voto de congratulação por se terem encontrado os aviadores. Mas reconhece também este lado da Câmara que se não devem permitir raids desta natureza sem que as pessoas que neles entram vão munidas de condições que lhes assegurem um bom êxito.

.- Mais de uma vez isso tem sucedido, e nós sabemos os sobressaltos em que nos temos encontrado por falta de notícias das pessoas que neles entrara.

Chamamos a atenção do Governo para este caso: embora os aviadores continuem com esse raid (não é esse o meu desejo)...

Uma voz : — Não apoiado.

O Orador: — ... eles devem ir munidos de todos os elementos indispensáveis para o bom êxito davsua viagem.

Diz V. Ex.a: «Não apoiado». Eu declaro que não encontro razão pr.ra essa viagem, porque se se pretende provar que há possibilidade de se fazerem raids

daquela extensão, isso já está provado, quanto a demonstrar que se pode viajar pelo ar, ó uma cousa que já está ao alcance de todos.

Declaro que não encontro nenhuma utilidade prática nessa viagem.

O orador não reviu.

O Sr. Machado Serpa : — Sr. Presidente: os aviadores, no seu roteiro, tinham marcado a capital do distrito que eu aqui represento para terminus da sua jornada aérea para lá, para oeste. Apesar do percalço sofrido, tudo leva a crer que eles efectivem o seu desideratum; e porque a efectivação dela de muitas maneiras tem sido apreciada e devidamente considerada nas ilhas, eu, por mim e em nome do distrito que aqui represento, do qual me faço eco neste momento, _dou a minha veemente e sincera aprovação ao voto proposto pelo ilustre Senador Sr. Martins Ferreira.

O orador não reviu.

O Sr. Júlio Dantas: — Sr. Presidente : é para me associar, em nome deste lado da Câmara, ao voto de congratulação proposto pelo ilustre Senador Sr. Martins Ferreira.

O Sr. Ferraz Chaves: — Associo-me, em meu nome pessoal, ao voto proposto, e que está, de resto, no pensamento e no coração de todos nós.

Ajjoiados.

Efectivamente não terá grandes vantagens materiais a viagem que foi encetada. Desde que o glorioso almirante Gago Coutinho resolveu por uma maneira completa a parte scientífica da navegação aérea, esto raid só pode ter a utilidade prática do reclame das casas construtoras dos aviões e dos seus motores.

Evidentemente Gago Coutinho resolveu o problema de forma a termos de admitir que se fosse possível fazer um avião com condições de resistência, capacidade de essência e íôrça de motor, capaz de voar quatro, cinco, oito, dez, quinze dias, podia dar-se a volta ao mundo de um jacto. Hoje navega-se pelo ar como se navega pelo mar.