O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

de Ò de Maio de

E eu, só por isso e por um dever a cumprir, é que faço uso da palavra.

O Sr. Tomé de Barros Queiroz, com quem tive a honra de manter as mais íntimas relações políticas e particulares, em épocas um pouco agitadas da vida portuguesa, é efectivamente merecedor de todas as manifestações de luto nacional.

Foi um grande idealista da Eepública à qual prestou os mais alevantados serviços e à qual' podia prestar, se a morte não o levasse de entre nós tam cedo," ainda os mais relevantes e prestimosos serviços.

Perdeu portanto a Pátria e a República um dos seus mais nobres-servidores, de qnem tanto uma como outra ainda muito tinham a esperar.

Sr. Presidente: repito, associo-me comovidamente, e mmeu nome pessoal e em nome do partido a que tenho a honra de pertencer, ao voto proposto por V. Ex.a bem como ao aditamento feito pelo Sr. Júlio Dantas.

Tenho dito.

O Sr. Artur Costa : — Sr. Presidente: em nome dos Senadores do Partido Republicano Português associo-me ao voto de sentimento proposto por V. Ex.a pelo falecimento do Sr. Barros Queiroz, e também associamos os nossos votos à proposta de aditamento apresentada pelo Sr. Júlio Dantas.

Barro.s Queiroz ó bem merecedor das homenagens que o Senado lhe está prestando. A sua memória perdurará como a de um cidadão que prestou os mais altos, os mais alevantados e desinteressados serviços à causa da Pátria e da República.

Muitos apoiados.

O Sr. Barros Queiroz que a morte ceifou, pode dizer-se na flor da. vida, faz falta à sua Pátria,

Militava num partido que, em muitas ocasiões travou lutas acesas com o Partido Republicano Português mas nunca da boca desse ilustre cidadão saiu uma palavra de injúria ou de ataque contra este partido.

E porque Barros Queiroz era daquela escola de velhos republicanos que sabia respeitar os seus irmãos de armas ainda que divergisse em pontos de doutrina. Por j será debalde que nós procuraremos

um acto da sua vida que possa merecer o mais ligeiro reparo quer como cidadão, quer como político.

Merece todo o nosso respeito e consideração porque foi um cidadão que não precisava para subir aos altos postos que lhe foram confiados senão do seu trabalho, da sua honestidade, do seu coração e da sua lealdade para com todos aqueles com quem convivia.

Por isso associamo-nos comovidamente , às palavras aqui proferidas por todos os oradores. Como eles, nós, os Senadores do Partido Republicano Português, consideramos uma verdadeira perda para á Pátria e para a República a morte de tam ilustre cidadão.

Tenho dito.

O Sr. Fernando de Sousa: — Em nome deste lado da Câmara o em meu nome pessoal ássocio-me comovidamente à proposta de V. Ex.a e ao aditamento do Sr. Júlio Dantas.

Perante a morte todas as Bandeiras políticas se abatem.. Temos todos que prestar homenagem aos merecimentos da inteligência e do carácter do ilustre defunto.

Não está tam rica de valores morais a nossa torra que não devamos salientar como um exemplo as qualidades de Barros Queiroz. Deveu ele a elevação ao seu esforço, ao seu trabalho honesto, à sua inteligência, conseguindo uma situação merecida, quer na política quer no mundo dos negócios.

Eu, que há 36 anos tenho, a honra de trabalhar nessa grande obra de fomento levada a efeito pela grande família ferroviária— agora de luto—tinha por Barros Queiroz a máxima consideração e respeito.

Chamado ele pelo Grovêrno a tomar parte na administração da nossa mais importante Companhia de Caminhos de Ferro, e sucedendo na presidência a outro grande homem de bem, muito versado nos assuntos da sua especialidade, que foi Melo e Sousa, a ^ua acção inteligente e criteriosa como presidente do Conselho de Administração dessa Companhia foi verdadeiramente modelar.