O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

38

Diário das Sessões do Senado

cem quem paga, a que vem pois esse decreto n.° 6:889?

Quando se votar a moção, eu requererei que se substitua o final, onde diz «decreto n.° 6:889» por «artigo 10.° e seus parágrafos do decreto n.° 6:889».

J3o já está legislado nesse sentido, não há necessidade do decreto.

O Sr. Presid-nte: — Não estando mais ningém inscrito vai proceder-se à votação da moção.

Ê lida.

O Sr. Carlos Costa (para um requerimento}:— Sr. Presidente: peço a V. Ex.a que consulte a Câmara sobre se permite que eu substitua na minha moção K,s palavras a do decreto n.° 6:889» por «artigo 10.° e seus parágrafos do decreto n.° 6:889».

Foi concedido.

Posta à votação a moção foi rejeitada.

Posta à xotarão a proposta de lei it.° 14, foi aprovada 7U gene/alidade.

São aprovados sem discussão e na especialidade os artigos 1.° e 2°

Entra em discussão o artigo 3.°

O Sr. Carlos Costa: — Apenas nma ligeira observação ao que disse há pouco o Sr. Ministro -do Comércio quando se referiu ao aumento do preço da água para abastecimento de Lisboa, e que vem a propósito não só por S. Ex.a se referir a este caso mas também porquo no dia em que começou a discutir-se a proposta, de lei n.° 14 o Sr. Fernando de Sousa, classificou de fantasia o abastecimento de água por meio de poços artesianos.

Ora contrariamente ao que diz S. Ex.a não se trata de fantasias.

Nós vemos por exemplo na Itália varia-díssimas cidades onde o abastecimento de água é feito por meio de poços artesianos. Será fantasia a abertura do poço de Garda-cujo volume de água expelido Io: tam co, lossal que transformou a vila de Garda no lago do mesmo nome, com a extensão de alguns quilómetros? Eu não quero que nos suceda o mesmo, não desejo ver Lisboa nem algum dos seus arrabaldes alagados.

jjSerá fantasia o que os franceses fize-

ram em Saigon, cujo abastecimento de água para alimentação se faz por poços artesianos?

<_ com='com' que='que' de='de' no='no' ísahara='ísahara' do='do' poços='poços' sítios='sítios' peixes='peixes' oásis='oásis' caso='caso' artesianos='artesianos' transformando='transformando' água='água' até='até' um='um' rio='rio' verdadeiros='verdadeiros' a='a' os='os' curioso='curioso' e='e' em='em' o='o' p='p' dando='dando' fantasia='fantasia' subterrâneo='subterrâneo' será='será' provêm='provêm' abertura='abertura' alguns='alguns' deserto='deserto' franceses='franceses' fizeram='fizeram'>

^Será íant.-isia o que se fez entre nós, com a abertura de alguns poços artesianos, eutre Alcântara e os Olivais, um dos quais eu conheço, e cuja produção foi de tal ordem que chegou a inundar uma fábrica, na rua 24 de Julho?

Ainda há pouco tempo foi aberto cm Cheias um destes poços, que me dizem fornecer água em abundância.

A Companhia das Lezírias não tem empregado outro processo para obter água nos seus terrenos.

Recorre se a este sistema sempre que é possível, porque, entre outras vantagens tem a de ser rápido, e por vezes mais econórnico que qualquer outro.

Aproavdos os artiqos 3.°, 4.°, ô.°, 6.°, 7.° e 8.°

O Sr. Presidente: — A próxima sessão é amanhã, à hora regimental. Está encerrada a sessão. Eram 17 horas e 4^> minutos.

Documentos enviados para a Mesa durante a sessão

Requerimento

Roqueiro que, prlo Ministério da Guerra, me seja fornecida, para consulta, a última lista do antiguidades dos oficiais do exército.— Rêg<_ p='p' chagas.='chagas.'>

Para à Secretaria, para expedir.

Os REDACTORES:

Alberto Bramão. Adelino Mendes.