O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12 DE JANEIRO DE 1935 13

da Pátria, a incarnação mais perfeita do espírito da Revolução.

A assistência ergueu-se para aclamar, com o mais vibrante entusiasmo, S. Exa. o Presidente do Conselho, Sr. Dr. António de Oliveira Salazar.

Sr. Presidente: eu vou terminar:

Receiam uns que a Câmara seja excessivamente dócil e, assim, inútil na sua função; receiam outros que ela venha a ser excessivamente irrequieta e, assim, perturbe e embarace a boa marcha da administração pública; outros desejarão que ela caia em qualquer destes vícios, pela desacreditada regra do quanto pior melhor. A Assembleia. na plena consciência do seu dever, das suas responsabilidades, no melindroso momento da nossa evolução política, procurará desempenhar-se do mandato que lhe foi confiado, com os olhos postos apenas nos superiores interesses da Nação.

Ainda uma referência: afirma a mensagem presidencial o alto e generoso pensamento de promover "a união

de todos os portugueses para o engrandecimento pátrio, pela coexistência pacífica das opiniões". A Assembleia acompanha o venerando Chefe do Estado em tão nobres e patrióticas aspirações.

E só deseja se mostrem dignos delas os que ainda prezam o seu nome de portugueses e a todos os interesses sejam capazes de sobrepor o interesse sagrado da Pátria. Tenho dito.

Eram 16 horas e 10 minutos. A assistência novamente se manifestou com aplausos calorosos e demorados. Os Srs. Presidente da República e Presidente do Conselho foram ovacionados com entusiasmo extraordinário.

A sessão foi encerrada às 16 horas e 12 minutos.

Rectificação. - Na sessão preparatória da Assembleia Nacional, que se realizou no dia 10 do corrente, também foram dados como presentes à chamada os Srs. Deputados António Faria Carneiro Pacheco, Francisco José Nobre Guedes, José Luiz Supico e Mário Pais do Sousa.

O REDACTOR - Leopoldo Nunes.

IMPRENSA NACIONAL DE LISBOA