O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

580 DIÁRIO DA ASSEMBLEIA CONSTITUINTE N.º 23

2) Caso contrário, deverão ser votadas em alternativa as propostas de sistematização apresentadas pelos diversos partidos com assento na Assembleia e pela ordem da sua apresentação.

O Sr. Presidente: - A proposta está admitida. A Mesa tem poderes para isso. E, portanto, está em apreciação.
Alguém pede a palavra?

Pausa.

Vamos pôr a proposta à votação.
Submetida à votação, foi aprovada por unanimidade.

O Sr. Presidente: - A proposta é, portanto, no sentido de se dar prioridade à votação do parecer da Comissão de Sistematização. Entendendo-se que, se tal votação obtiver a maioria absoluta, ficarão prejudicadas as votações sobre os restantes projectos e propostas. Perguntarei ao Sr. Deputado proponente se essa maioria absoluta é na realidade maioria absoluta dos Deputados, ou a maioria absoluta dos presentes:
Depreendo que é maioria absoluta dos Deputados. Não é verdade?

O Sr. João Vieira Lima: - Suponho que é a maioria absoluta dos presentes, Sr. Presidente.
Quando muito, poderemos depreender que será a maioria absoluta regimental.

O Sr. Presidente: - Portanto, é a maioria absoluta dos Deputados presentes.
No caso contrário, isto é, se não se der prioridade ao parecer da Comissão de Sistematização, e se não se obtiver a maioria absoluta, deverão ser votadas em alternativa as propostas de sistematização apresentadas pelos diversos partidos, com assento na Assembleia, pela ordem da sua apresentação.
Estão aqui a chamar a atenção para o facto de o artigo que nós estamos a apontar ser o artigo 62.º, concretamente o ponto n.º 3.

O Sr. João Vieira Lima: - O Sr. Presidente dá-me licença? Eu realmente cometi aqui um lapso. É que, segundo o disposto no n.º 2 do artigo 62.º, as deliberações são tomadas com o voto favorável de mais de metade dos membros da Assembleia.
Portanto, entendendo que é a maioria absoluta dos Deputados da Assembleia, e não dos Deputados presentes.

O Sr. Presidente: - Sim. Parece que a interpretação correcta será essa.
Quer dizer: a votação deste ponto n.º 1 que prejudicará, se bem entendi, o ponto n.º, 2, exigirá uma votação de 126 Deputados.
Vamos pôr a proposta à votação. No entanto, para os Srs. Deputados terem presente o sistema geral de Constituição a que esse número se refere, talvez seja bom fazer uma rápida leitura.

Foi lido. É o seguinte:

A sistematização da Constituição deverá obedecer ao seguinte esquema geral:

I) O articulado será antecedido de um preâmbulo e abrirá com um grupo de disposições integradas numa rubrica de «Princípios fundamentais»;
II) Haverá três grandes partes, subdivididas, quando for caso disso, em títulos correspondentes ao desenvolvimento das matérias nelas globalmente contidas;
III) A parte terceira seguir-se-ão as « Disposições finais e transitórias».

Assim, e mais concretamente, é esta Comissão de parecer que o texto constitucional tenha o seguinte desenvolvimento sistemático:

A) «Preâmbulo», que deverá versar matéria respeitante aos antecedentes e enquadramento históricos da Constituição, bem como a sua justificação e aos seus grandes objectivos;
B) Rubrica de «Princípios fundamentais» que, no seu conjunto, irão definir e caracterizar o Estado Português, referenciando ainda a sua posição na comunidade internacional;
C) Parte primeira, subordinada ao tema «Direitos e deveres fundamentais», subdividida em:

Título I - Princípios gerais;
Título II - Direitos, liberdades e garantias:
Título III - Direitos e deveres económicos, sociais e culturais;

D) Parte segunda, referida ao tema «Organização económica» e que versará, entre outras, a matéria concernente à propriedade, meios de produção e iniciativa económica, à planificação e outras formas de intervenção do Estado na economia, à estrutura da empresa e ao sistema tributário;
E) Parte terceira, referida ao tema «Organização do poder político», subdividida em:

Título I - Princípios gerais;
Título II - Presidente da República;
Título III - Conselho da Revolução;
Título IV - Assembleia do MFA;
Título V Assembleia Legislativa ou Assembleia Legislativa Popular ou Câmara dos Deputados;
Título VI - Governo;
Título VII - Tribunais;
Título VIII - Poder local;
Título IX - Administração pública;
Título X - Forças armadas.

F) Rubrica de «Disposições finais e transitórias» onde se articulará a matéria referente à entrada em vigor, vigência e revisão da Constituição.