O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2700 DIÁRIO DA ASSEMBLEIA CONSTITUINTE N.º 82

O Sr. Casimiro Cobra (PPD): - Reaccionários, fora da Constituinte, já!
O Sr. Manuel da Costa (PS): - Onde é que estão os 12000 contos roubados à EFACEC?
O Sr. Presidente: - Srs. Deputados: Há dois Srs. Deputados que têm informações a prestar à Assembleia, sobre delegações da Assembleia Constituinte a organizações internacionais.
Se não há oposição, daria a palavra, numa intervenção rápida, ao Sr. Deputado José Seabra, em primeiro lugar.

O Sr. José Augusto Seabra (PPD): - Sr. Presidente: Atendendo ao facto de que dois dos membros dessa delegação só há pouco tempo chegaram à Assembleia Constituinte, e de que temos de nos encontrar para redigir a nossa informação, pediria para me ser dada a palavra mais tarde, depois de esgotado o restante conteúdo do período de antes da ordem do dia.

O Sr Presidente: - A Mesa está de acordo, Sr. Deputado, com o pretendido. Dou a palavra ao Sr Deputado Nuno Godinho de Matos.
O Sr. Nuno Godinho de Matos (PS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Se V. Ex.ª me dá licença, eu formulava o mesmo pedido que foi formulado pelo Sr. Deputado do PPD, porque faço também parte da mesma delegação e temos, portanto, de elaborar ainda o texto.

O Sr. Presidente:- Certo, Sr. Deputado, a Mesa concorda e vou dar a palavra ao Deputado do Partido Comunista Português Octávio Pato.
O Sr Octávio Pato (PCP): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: O nosso país e a Revolução portuguesa atravessam um momento crucial. Os acontecimentos demonstram, de forma inequívoca, que uma viragem à direita na política portuguesa não resolve, antes agrava, a crise político-militar, assim como os conflitos sociais e a situação económica.
Uma voz: - Já ouvi isto em algum lado!
O Orador: - Às tentativas de viragem à direita respondem centenas de milhares de trabalhadores com uma luta tenaz e firme. Desta luta dependem os destinos da nossa revolução e do nosso país.
Nos quadros desta luta se insere a manifestação realizada no passado domingo, em Lisboa, manifestação que ficará gravada na história do nosso país como um marco no combate pela revolução democrática, rumo ao socialismo.

Uma voz: - Não apoiado!

O Orador: - E assim será por vários motivos:
Em primeiro lugar, pela grandiosidade dessa manifestação, em que participaram centenas de milhares de pessoas e que deixou a perder de vista aquela outra, realizada no mesmo local.

Agitação na Sala.

O Sr. Presidente: - Peço a atenção dos Srs. Deputados.
Atenção...

Agitação na Sala.

Manifestação das galerias.

Chamo a atenção das galerias, porque não podem manifestar-se. Não me obriguem a tomar decisões ...

O Orador: - Em primeiro lugar, pela grandiosidade dessa manifestação, em que participaram centenas de milhares de pessoas e que deixou a perder de vista aquela outra, realizada no mesmo local, mas orquestrada pela batuta das forças conservadoras e reaccionárias.

Agitação na Sala.

Não gostas, pois não, pá? Não gostas? Tu lá sabes de que lado estás, pá!
Em segundo lugar, a manifestação de domingo ficará gravada pelo facto de ter sido promovida e organizada pelas Comissões dos Trabalhadores da Região de Lisboa,...

Risos
... o que mais uma vez demonstrou que a classe operária e os trabalhadores são a principal força revolucionária do nosso país.

A manifestação de domingo ficará ainda assinalada como uma grande manifestação unitária, a que aderiram todas as forças realmente identificadas com a Revolução. Ela será, por certo, mais um passo importante para a coesão de todos os revolucionários portugueses, civis ou militares.

Finalmente, a manifestação de domingo ficará gravada na nossa história como demonstração clara de que se não pode governar no Portugal de hoje sem o apoio do proletariado e das massas trabalhadoras, sem a adesão da sua vanguarda organizada.

Agitação na Sala.

No domingo, no Terreiro do Paço, mais uma vez se provou o que por mais de uma vez temos afirmado: no Portugal de hoje não é possível governar sem o Partido Comunista Português, e muito menos contra o Partido Comunista Português.

O Sr Casimiro Cobra (PPD): - Vamos ver ...

Agitação na Sala.

Uma voz: - Apoiado!

O Sr. Presidente: - Peço atenção, Srs. Deputados. Deixem falar o orador.

O Orador: - Mas nos quadros da luta contra a viragem à direita assistimos na passada semana a outro importante acontecimento da vida nacional. Foram as grandiosas greves e manifestações de centenas de milhares de trabalhadores da construção civil. A notável e merecida vitória que obtiveram só