O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

17 DE DEZEMBRO DE 1975 3093

uma vez, com palavras baixas, os temores de um «banho de mar» e os temores de uma pequenina «matraca».
Atitude mais ridícula, não a posso eu imaginar.
O que é um possível banho de mar comparado à tentativa de um banho de sangue?

Uma voz: - É o que você quer.

O Orador: - O que foi o meu «incitamento à violência em Rio Maior, para usar a vossa linguagem, comparado aos criminosos incitamentos do Rádio Clube tantas e tantas vezes repetidos ao serviço do Partido Comunista?

Uma voz: - É falso!

Vozes de protesto.

O Orador: - O que foi o meu «incitamento» comparado com o vosso abortado golpe de 25 de Novembro?

Uma voz: - É falso. É falso!

O Orador: - O que vale a «matracazinha» de meio quilo,...

Risos.

... precisamente 550 g, se a colocarmos ao lado ...
Vozes de protesto.

Apupos.

... das armas apreendidas nas sedes do vosso partido?

Uma voz: - Não atire mentiras para o ar.

O Sr. Presidente: - Chamo a atenção da Assembleia: eu não pote evitar que as palavras sejam proferidas. A meu ver, a impropriedade de certa 1inguagem parece-me incomportável coar a dignidade desta Assembleia.
Faça favor de continuar, Sr. Deputado.

O Orador: - Ao lado das que ainda não foram apreendidas e ao lado das que têm sido descobertas ...
Apupos.

... na fronteira cujo destinatário fácil é imaginar a partir das remetentes: Rússia e Checoslováquia?

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Srs. Deputados do Partido Comunista, façam-se democratas e serão recebidos de braços abertos. Se não sabem como, perguntem aos vossos camaradas do PC espanhol, do PC francês e, sobretudo, do PC italiano.

Uma voz: - Vai discursar para Espanha.

Outra voz: - Demagogo.

Burburinho.

O Orador: - Até lá, Sr. Deputado Nobre Gusmão, as suas cândidas...

O Sr. Vital Moreira (PCP): - Não está cá. Ele falou quando tu cá estavas; tu falas quando sabes que ele não está presente.

O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado que está a intervir sabe perfeitamente que tem largas oportunidades nesta Assembleia, através de qualquer intervenção antes da ordem do dia, de poder usar da palavra quando quiser, e até o Sr. Nobre Gusmão poderá responder. Tem, aliás, o direito de defesa, e ser-lhe-á condida a palavra, se a pedir.

Burburinho.

Peço desculpa, Sr. Deputado Galvão de Melo. Faça o favor de continuar.

O Orador:- Até lá, Sr. Deputado Nobre Gusmão, as suas cândidas indignações contra o banho de mar e contra a pequenina matraca apenas me fazem sorrir.
E é tudo por hoje.

O Sr. Vital Moreira (PCP): - Para infâmia já chega.
Aplausos do CDS.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Amílcar de Pinho, tenha a bondade.
Pausa.

Sr. Deputado Romero Magalhães.

O Sr. Romero Magalhães (PS): - Sr. Presidente: Agradecia que me dissesse quanto tempo tenho para falar, porque preferia falar amanhã, se estiver sobre o hora.

O Sr. Presidente: - Tem o tempo todo. Tem o quarto de hora. Eu tive de descontar o tempo da interrupção de alguns dos Srs. Deputados. Tenha a bondade de falar. Tem o seu tempo.

O Sr. Romero Magalhães (PS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: É do conhecimento histórico que as grandes mutações sociais rápidas, a que se dá o nome de revoluções, têm um limiar para além do qual as populações repelem quaisquer transformações. As revoluções, que aparecem sempre como uma esperança, vão, no decurso da sua inadaptação ao real, afastando-se dos projectos colectivos com que os povos inicialmente sonham, acabando por gerar um conflito entre o real e o utópico, entre o ser e o querer ser. Este desfasamento aliena os povos do seu destino, afasta-os do querer daqueles que, pretendendo-se mais lúcidos e mais sabedores, se autopromovem vanguardas e lutam por fazê-los felizes à força. Nesta contradição caíram até hoje quase todas as revoluções cataclísmicas: assim, a Revolução Francesa, que só depor de dezenas de anos de vicissitudes, de sangue, retomou os caminhos da liberdade e da igualdade jurídica que tinham sido as suas grandes conquistas.