O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3870 I SÉRIE - NÚMERO 99

O Governo do general Eanes e da Sr.ª engenheira Maria de Lurdes Pintasilgo vem pedir autorização para fazer novos empréstimos a fim de cobrir o déficit do Orçamento Geral do Estado. É normal que este Governo não venha pedir à Assembleia da República, como seria de esperar de um governo que muitos dizem de esquerda, cortes drásticos nas verbas das forças armadas, da PSP e da GNR, a fim de reduzir o déficit do OGE? É normal que o Governo do general Eanes e da engenheira Maria de Lurdes Pintasilgo não peça tais cortes, pois acaba de enviar a GNR contra os trabalhadores alentejanos, em Avis e Beja, para entregar as terras aos antigos latifundiários.

Sr. Presidente, Srs. Deputados: Este Governo é um governo que ninguém elegeu, é um governo levantado contra os resultados do voto do povo português pelo general Eanes, cuja expulsão é exigida pelo povo trabalhador português; é o Governo da engenheira Maria de Lurdes Pintasilgo, que o povo português derrubou do seu lugar na Câmara Corporativa fascista no dia 25 de Abril; é o Governo de catorze Ministros e Secretários de Estado do Governo Nobre da Costa, de doze Ministros e Secretários de Estado do Governo Mota Pinto e de secretários de Salazar, cuja expulsão o povo trabalhador português exigiu; é o Governo de Correia Gago, destacado membro da Presidência do Conselho, o Governo de Freitas Cruz, diplomata de carreira do regime de Salazar e Caetano.
Sr. Presidente, Srs. Deputados: É normal que a política deste Governo seja a dos interesses daqueles que o animaram, que as primeiras medidas por ele tomadas sejam as de enviar a GNR contra os trabalhadores alentejanos e liberalizar o preço da batata, que permitiu, segundo ele, uma maior margem de lucro na comercialização dos preços. Este Governo é um governo que representa os interesses dos especuladores e latifundiários, dos grandes comerciantes e açambarcadores que durante os quarenta e oito anos da ditadura fascista, com a Câmara Corporativa, de que a Sr.ª Engenheira -Maria de Lurdes Pintasilgo era destacado membro, com a Assembleia Nacional fascista, onde pontificava o Sr. Sá Carneiro, com Marcelo Caetano, de quem o Prof. Freitas do Amaral era íntimo colaborador, com a hierarquia militar, a quem o Sr. General Eanes pertencia como quadro na guerra colonial, exploraram, oprimiram e esmagaram o povo português e as Liberdades democráticas.
Sr. Presidente, Srs. Deputados: É normal que este Governo queira continuar a política destes seus mandatários, aumentando a miséria do povo e procurando minar a Revolução. Este Governo acaba de anunciar, como resultado da última reunião do Conselho de Ministros, novos aumentos de preços, nomeadamente transportes, electricidade, comunicações, telefone e correio, etc. Segundo citação de jornais, como Mota Pinto não aumentou estes preços, então este Governo terá de aumentar muito mais. É normal, quem nomeou este Governo é o mesmo que nomeou o Governo Mota Pinto. Catorze Ministros foram dos Governos Nobre da Costa e Mota Pinto e uma parte deles foram Secretários de Estado de Salazar.
Eles querem aumentar os preços, dês estão sedentos de vingança e de lucro, são os mesmos capitalistas e latifundiários que exploraram até à medula, com a sua Câmara Corporativa, durante quarenta e oito anos os trabalhadores portugueses.
É o próprio relatório da OCDE que explica que o poder de compra dos trabalhadores portugueses desceu abaixo do seu nível desde 1974. A própria OCDE confessa que a inflação e a subida dos preços se devem ao aumento da margem de lucro, e não ao aumento dos custos da produção.
É para terem mais lucro, para poderem constituir sociedades paralelas de investimento, sociedades fictícias, para poderem mandar o dinheiro para os bancos da Suíça e do Brasil,...

O Sr. Macedo Pereira (CDS): - Para o Brasil... é acertado!

A Oradora: -... para tentarem conduzir o País à bancarrota que os PPD's, os CDS's as ASDI's, os discípulos dilectos de Marcelo Caetano, os representantes da Câmara Corporativa, os chefes da hierarquia militar, querem governar,...

Risos.

...apesar de nunca terem sido eleitos e de estarem em minoria no País e nesta Assembleia.

Risos.

É por isso que eles não têm vergonha de, para poderem governar, depois de terem sido derrotados em três eleições sucessivas, de PPD's e CDS's terem sido derrotados nas ruas quando tentaram esmagar a Revolução através das armas,...

O Sr. Macedo Pereira (CDS): - Com tanques, minha senhora! Com tanques!

A Oradora: - ...recorrer a golpes antidemocráticos, e para tentarem enganar o povo português procuram cobrir-se com escudos de esquerda.

Risos.

Sr. Presidente, Srs. Deputados: Mas os pseudo-escudos de esquerda, atrás dos quais procuram tomar novas medidas contra os trabalhadores e a Revolução, são insuficientes. Os trabalhadores portugueses aprenderam durante cinco anos a tornar visíveis os escudos, que eles supunham ser invisíveis, e a desembocar os «lobos com pele de cordeiro» que atrás deles se escondiam para conspirar contra a Revolução.
O povo trabalhador derrotou os PPD's, os CDS's, os representantes dos grandes capitalistas e latifundiários, derrotou os Spínolas. O povo trabalhador derrotará de novo nas eleições os PPD's, os CDS's os ASDI's. O povo trabalhador vai fazer a vida curta ao Governo da Sr. Primeiro-Ministro, que, para conseguir sê-lo depois do 25 de Abril, tem de dizer-se de esquerda, apesar de no 25 de Abril de 1974 ser ainda da Câmara Corporativa de Salazar e Caetano.

Risos.

Sr. Presidente, Srs. Deputados: O povo trabalhador português vai obrigar o general Eanes a ser expulso do Poder, depois de o ter desmascarado como organizador de golpes antidemocráticos contra a vontade popular democraticamente expressa através do voto.
Esses míseros escudos que aqueles que foram eleitos pelos trabalhadores procuram levantar para proteger os exploradores mostrarão mais uma vez a sua