O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2394 I SERIE -NUMERO 55

nidade em geral algo que seja mais do que a preservação da sua vida, algo que seja a preservação daquilo que significou a sua presença e a sua luta, como a luta de um homem e de um povo pela libertação do seu solo pátrio.
Apoiamos este voto porque ele significa o direito à vida de muita geme e também porque, sendo nós uma geração que nos habituámos a considerar Israel como um povo sacrificado, que o nazismo tornou mártir, não pensamos que seja possível aceitar com ligeireza que o mesmo povo que sofreu a opressão se transforme em opressor e em violador dos mesmos direitos de cuja violência foi vítima.

Vozes do PS e da UEDS: - Muito bem!

O Orador: - Por isso, não lavamos as mãos nem nos refugiamos em nenhum voto contra.
Se o Grupo Parlamentar do PCP apresentar um voto de condenação nós votá-lo-emos. Mas porque o voto que nos está presente é este que aqui temos, com um apelo, votámo-lo sem lavar as mãos, porque este acto significa de algum modo pactuar com uma situação que temos por intolerável.

O Sr. César Oliveira (UEDS): - Muito bem!

O Orador: - Por isso, apoiamos esta iniciativa e votámos afirmativamente o voto que foi proposto pelos deputados que o subscreveram.

Aplausos da ASDI, do PS, da UEDS e do PSD.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Lopes Cardoso.

O Sr. Lopes Cardoso (UEDS): -Sr. Presidente, Srs. Deputados: É com satisfação que vimos aprovado o voto que, juntamente com o Sr. Deputado Manuel Alegre, apresentámos a esta Assembleia.
No entanto, não posso deixar de dizer que lamento que ele não tenha merecido a unanimidade da Câmara.
Apresentámo-lo não com o intuito de fazer uma análise da situação no Médio Oriente ou de exprimir os nossos pontos de vista, que são claros. Condenámos muito recentemente a atitude de Israel em relação àquilo que se está a passar, nomeadamente com Yasser Arafat. Condenámos também o papel da Síria e das superpotências que estão por detrás dela, quando outros que, usando o sistema dos dois pesos e das duas medidas, condenam Israel ignorando o papel da Síria.

Aplausos do PS do PSD do CDS, da ASDI e da UEDS.

Sr. Presidente, Srs. Deputados: O nosso objectivo neste momento era ter encontrado aquilo que julgámos que era o máximo denominador comum entre todas as bancadas desta Câmara. Pensámos que esse máximo seria o respeito pelos direitos humanos, o sentido humanitário, o sentido da defesa de milhares de vidas humanas que estão em risco.
Ê com profunda pena que verificamos que nesta Assembleia há bancadas que sobrepõem a esses direitos fundamentais da pessoa humana, a esses princípios humanitários, a essa defesa da vida de milhares de homens, mulheres e crianças inocentes a defesa de interesses partidários e de superpotências, interesses esses que no fundo estão por detrás daquilo que há muito anos a esta parte se passa no Médio Oriente.

Aplausos da UEDS. do PS, do PSD. do CDS e da ASDI.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, vamos entrar no período da ordem do dia.

ORDEM DO DIA

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, vai proceder-se à leitura do relatório da Comissão de Economia, Finanças e Plano.

Foi lido. Ë o seguinte:

l-A Comissão de Economia, Finanças e Plano reuniu nos dias 28, 29 e 30 de Novembro e 5, 6 e 7 de Dezembro do ano em curso para discussão e votação na especialidade do Orçamento de despesas para 1984 e dos artigos 2º, 7º e 8º da proposta de Orçamento do Estado.
2 - A discussão e as votações realizadas foram integralmente registadas para efeitos de publicação no Diário da Assembleia da República.
5- Procedeu-se à discussão e votação das propostas de alteração às dotações inscritas no mapa n anexo à referida proposta de OE, relativo às «Despesas por departamentos do Estado e capítulos».
Com as excepções adiante descritas foram ainda aprovadas na globalidade as verbas constantes do mapa n e do mapa v.
Votaram-se e aprovaram-se ainda os artigos 2.", 7.º e .8.º da proposta de lei em apreço, com a redacção definitiva resultante das propostas de alteração apresentadas na Comissão.
4 - Atendendo à natureza das propostas apresentadas relativamente à alteração das rubricas:
06-Ministério das Finanças e do Plano:
Capítulo 60.º - Despesas excepcionais.

07 - Ministério da Administração Interna:

Capítulo 10.º - Administração local.

Capítulo 50.º - Investimento do Plano;

foi decidido, por unanimidade, que quer a discussão e votação destas propostas quer a votação das citadas dotações deviam subir ao Plenário desta Assembleia da República.

5 - Assim, e com vista à conclusão da apreciação e aprovação das propostas de lei n.º 46/III e 47/111, carecem ainda de discussão e votação pelo Plenário:

a) Despesas:

Artigos 39.º a 43." da proposta de OE;