O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2836 I SÉRIE - NÚMERO 65

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, uma vez que V. Ex.ª invocou o Presidente da Assembleia da República, gostaria de lhe dizer que não interpreto em sentido prejurativo o conceito de «famigerado». De resto, a própria terminologia da palavra pretende significar que «famigerado» tem apenas fama. Portanto, não quero, de modo nenhum, aproveitar-me dessa situação para levar mais longe um conceito que não está dentro dos meus princípios.

Aplausos do PS, do PSD, da UEDS e da ASDI.

O Sr. Corregedor da Fonseca (MDP/CDE): - Sr. Presidente, peço a palavra para fazer uma interpelação à Mesa.

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Corregedor da Fonseca, (MDP/CDE): - Sr. Presidente, uma vez que a Sr.ª Deputada Helena Cidade Moura não esteve presente na reunião de líderes parlamentares a que o Sr. Deputado César Oliveira fez referência e visto eu ter estado presente, entendo que devia esclarecer a Câmara do que lá se passou, na medida em que as declarações do Sr. Deputado não são completas e podem não esclarecer convenientemente esta Câmara.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, compreendo a sua posição e, portanto, dar-lhe-ei a palavra depois de ouvirmos a Sr.ª Deputada Helena Cidade Moura, a quem concedo a palavra para contraprotestar se assim o desejar.

A Sr.ª Helena Cidade Moura (MDP/CDE): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Penso que este assunto não deve ser aqui discutido porque a falta de argumentos que se opõem aos nossos argumentos mostra que o assunto tem que ser discutido em comissão.
No entanto, gostaria apenas de dizer ao Sr. Deputado Hasse Ferreira que acabo de perder um irmão e isso faz-me pena.
Quanto ao Sr. Deputado César Oliveira, penso que os estudos históricos que ele tem são bastante mais bem fundamentados do que as suas intervenções na Assembleia da República. Portanto, como o Sr. Deputado é muito novo, espero que retome aqueles, pois é mais útil para o País.

O Sr. Hasse Ferreira (UEDS): - Sr. Presidente, peço a palavra para fazer uma interpelação à Mesa.

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Hasse Ferreira (UEDS): - Sr. Presidente, V. Ex.ª disse que iria conceder a palavra ao Sr. Deputado Corregedor da Fonseca para ele prestar esclarecimentos sobre a reunião de líderes parlamentares porque o meu colega de bancada César Oliveira tinha levantado o problema.

O Sr. Presidente: - Sr.ª Deputada Helena Cidade Moura, V. Ex.ª pretende responder imediatamente ao Sr. Deputado Hasse Ferreira ou prefere responder no final, em conjunto?

A Sr. Helena Cidade Moura (MDP/CDE) : - Prefiro responder no fim, em conjunto, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Nesse caso, tem a palavra o Sr. Deputado César Oliveira.

O Sr. César Oliveira (UEDS): - Penso que a Câmara não estará muito interessada nesta questão, mas eu gostaria de esclarecer o que é que se passou hoje na famigerada reunião dos líderes parlamentares, onde, segundo a Sr.ª Deputada Helena Cidade Moura, houve uma grande alteração.
A grande diferença entre a conferência dos líderes parlamentares realizada hoje e as outras que se têm realizado foi, simplesmente, o eu ter dito: «o MDP/CDE quer mais 5 minutos? Quer mais 10 minutos? Tem o meu inteiro acordo!» Foi esta a grande diferença que, em meu entender, apenas quer dizer que nós não precisamos de meia hora ou uma hora a mais do que o MDP/CDE para definirmos a nossa posição, de acordo com a nossa própria coerência. Basta-nos menos 5 minutos que o MDP/CDE!
Mas há aqui um aspecto que é bastante esquisito e que se prende com o facto de a Sr.ª Deputada Helena Cidade Moura ter dito que não pactua com a ilegalidade democrática. Pelos vistos pactua, porque se a questão está no facto de militantes de um partido serem apresentados nas listas de outro como deputados independentes, então, acuso formal e solenemente o MDP/CDE de ter pactuado com a ilegalidade democrática por não ter impugnado as candidaturas do PS nas últimas eleições! Por que é que não o fizeram? Talvez porque na altura lhe conviesse esta situação e agora não lhe convém! Julgo que é este o pragmatismo da Sr.ª Deputada Helena Cidade Moura.
Em relação aos irmãos, quero dizer, em termos pessoais e discordando do meu camarada Joel Hasse Ferreira, que em matéria política ainda sou eu que escolho os meus irmãos e de certeza absoluta que não escolho para minha irmã a Sr.ª Deputada Helena Cidade Moura!

Risos.

O Sr. Corregedor da Fonseca (MDP/CDE): - Sr. Presidente, peço a palavra.

O Sr. Presidente: - Para que efeito, Sr. Deputado?

O Sr. Corregedor da Fonseca (MDP/CDE): Sr. Presidente, é óbvio que a minha colega de bancada, deputada Helena Cidade Moura, irá contraprotestar.
No entanto, uma vez que o Sr. Deputado César Oliveira fez referência à reunião de líderes parlamentares, a qual classificou de «famigerada», insultando talvez o Sr. Presidente da Assembleia da República, gostaria de dar um esclarecimento à Câmara porque quem estava a representar o MDP/CDE nessa reunião era eu.
Ora, tal não é exacto, porque quem referiu a conferência de líderes parlamentares em favor da sua argumentação foi a Sr.ª Deputada Helena Cidade Moura, e fomos agora informados pelo deputado que liderava hoje de manhã a bancada do MDP/CDE que a Sr.ª Deputada não estava suficientemente informada.