O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5 DE ABRIL DE 1984 4017

incontestavelmente, uma figura de grande relevo no movimento antifascista.
Por isso, com naturalidade nos encontrámos nalgumas das maiores e mais importantes batalhas contra a ditadura: no MUD, na candidatura do general Norton de Matos e nas «Cívicas de 1956 e de 1957», que tiveram um papel muito importante na arrancada que levou à candidatura do general Humberto Delgado, depois da desistência da candidatura do Dr. Arlindo Vicente. E foi ao longo destas batalhas que se cimentaram entre nós sentimentos de respeito e de camaradagem democrática.
Depois do 25 de Abril seguimos caminhos diferentes, frequentemente opostos, mas foi um mérito do Dr. Rodrigues dos Santos o facto de sempre se ter mantido entre nós um relacionamento mutuamente respeitoso e uma convivência democrática exemplar.
Exemplo dessa convivência democrática foi o facto de o Dr. Rodrigues dos Santos ter acedido ao nosso convite para estar presente na exposição, realizada pelo meu partido, intitulada «60 Anos de Luta ao Serviço do Povo». Foi e visitou-a demoradamente. Eu tive o prazer de o acompanhar nessa visita e pude testemunhar e ouvir comentários seus acerca da necessidade de os democratas estarem unidos para salvar esta grande realização que foi o 25 de Abril e o regime democrático por ele trazido.
Desta forma, a homenagem que pretendemos prestar ao Dr. Nuno Rodrigues dos Santos e a de sublinhar a sua atitude de grande constância de antifascista e a sua exemplar convivência democrática. É esta a melhor memória que dele guardamos.
Em nome do Grupo Parlamentar do PCP, apresento as condolências ao Grupo Parlamentar do PSD, à esposa, aos filhos e a toda a família do Dr. Nuno Rodrigues dos Santos.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Lopes Cardoso.

O Sr. Lopes Cardoso (UEDS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Poucas e singelas palavras para, em meu nome e em nome dos meus camaradas, prestar homenagem à figura do Dr. Nuno Rodrigues dos Santos.
O Dr. Nuno Rodrigues dos Santos foi, para os homens da minha geração, um exemplo, um exemplo de lutador persistente pela democracia e pela liberdade.
Tive a honra de o conhecer muito antes do 25 de Abril e de com cie me encontrar, lado a lado, em muitas batalhas travadas contra o fascismo e contra a ditadura, tendo sempre visto nele um exemplo de coerência, de coragem e de persistência nessa luta.
Com ele me encontrei aqui, depois do 25 de Abril, na Assembleia Constituinte e nas várias assembleias legislativas e pude sempre admirar e seguir o seu exemplo de coerência, de tolerância, de capacidade de diálogo, de entendimento profundo do que significa a democracia e a liberdade.
Penso que a melhor homenagem que podemos prestar ao Dr. Nuno Rodrigues dos Santos e, afinal, a todos os que se bateram pela República, pela democracia e pela liberdade e continuarmos fiéis ao seu exemplo de lutador, é continuarmos fiéis aos mesmos princípios de liberdade e de democracia.
É isso que, pela nossa parte, procuraremos continuar a fazer e a saber fazer.
Os nossos profundos sentimentos de pena e de solidariedade para com os companheiros de partido do Dr. Nuno Rodrigues dos Santos e à sua família.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra a Sr.ª Deputada Helena Cidade Moura.

A Sr.ª Helena Cidade Moura (MDP/CDE): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: O MDP/CDE presta homenagem à figura humana e política do Dr. Nuno Rodrigues dos Santos.
Espaço de liberdade, o Dr. Rodrigues dos Santos era uma esperança de coerência e de equilíbrio na vida agitada da nossa democracia.
A sua presença nesta Assembleia era símbolo de unidade, uma ponte possível entre o passado da luta antifascista e a construção de um diálogo democrático.
O MDP/CDE expressa o seu grande pesar pela perda que constitui para a democracia o desaparecimento do Dr. Rodrigues dos Santos, a quem respeitávamos por uma luta comum vivida na amizade.
Aos nossos colegas do PSD apresentamos as nossas mais sinceras condolências.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Adriano Moreira.

O Sr. Adriano Moreira (CDS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Com a morte do Dr. Nuno Rodrigues dos Santos perco hoje um amigo de 40 anos e devo essa amizade ao Dr. Teófilo Carvalho dos Santos.
Perante todos estes largos anos de amizade, sinto-me habilitado a prestar um testemunho em relação a memória do Dr. Nuno Rodrigues dos Santos.
A primeira vez que entrei no tribunal, no exercício da profissão de advogado, o Dr. Nuno Rodrigues dos Santos pertencia à escassa meia dúzia de líderes da profissão que serviam de exemplo neste país.
Ele foi, durante toda a sua vida, um adversário coerente e sólido cio regime da Constituição de 1933. Um dos grandes exemplos que dava era o de fazer coexistir as suas opções políticas que servia com fidelidade e dignidade incomparáveis - com os deveres da amizade e da solidariedade humana.
Nuno Rodrigues dos Santos foi, na sua vida profissional de advogado, permanentemente leal à regra de que não se deve aceitar a defesa da causa que, em consciência, não se considere justa.
Nuno Rodrigues dos Santos transportou este princípio para a vida pública e, em todas as causas que aceitou - aliás, em muitas delas fui seu adversário também intransigente -, era evidente e é exemplar que ele se orientava pela regra de que a causa, em consciência, lhe parecia justa.
Ninguém morre de morte súbita. Todos os homens morrem lentamente.
Também Nuno Rodrigues dos Santos vai morrer aos poucos no nosso convívio, na nossa recordação e nas nossas necessidades. A pouco e pouco vamos sentir a sua falta na vida profissional, na vida pública, no convívio com os amigos, porque é assim que os homens morrem. Morrem lentamente!
Julgo que é simplesmente a expressão da verdade dizer que com a morte de Nuno Rodrigues dos Santos o povo português perde um profissional exemplar,