O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4596 I SÉRIE-NÚMERO 109

guesia da Chamusca, manifestando as suas posições em relação ao conjunto de diplomas recentemente aprovados, referentes ao poder local.
Da Federação dos Sindicatos da Metalurgia, Metalomecânica e Minas de Portugal, expondo a situação laboral existente na Siderurgia Nacional e quais as razões da mesma.
Da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, expressando a sua concordância quanto à generalidade do projecto de lei n.º 236/III, e recomendando que o mesmo seja, com a brevidade possível, submetido a apreciação e votação e que no n.º 3 do artigo 9.º sejam incluídos também os portos da Póvoa de Varzim e Viana do Castelo.

O Sr. Secretário (Reinaldo Gomes): - Srs. Deputados, nas últimas reuniões plenárias foram apresentados na Mesa os seguintes requerimentos:

Reunião do dia 10 de Maio de 1984: ao Governo, formulado pelos Srs. Deputados Areosa Feio e Jorge Patrício; ao Ministério da Saúde, formulado pelos Srs. Deputados Carlos Brito e Roleira Marinho, respectivamente; aos Ministérios do Equipamento Social e da Educação (2), formulados pela Sr. Deputada Maria da Conceição Neto.
Reunião do dia 11 de Maio de 1984: ao Governo, formulado pelo Sr. Deputado Carlos Carvalhas; ao Ministério da Educação, formulado pelos Srs. Deputados Adriano Moreira, Manuel Tavares e Henrique Madureira; ao Ministério da Agricultura, Florestas e Alimentação, formulado pelo Sr. Deputado Licinio Moreira da Silva.
Reunião do dia 15 de Maio de 1984: ao Governo, formulado pelo Sr. Deputado Duarte Lima; ao Ministério da Educação e do Trabalho e Segurança Social (2), formulados pelo Sr. Deputado Forte Góes; ao Ministério do Equipamento Social, formulado pelo Sr. Deputado Vargas Bulcão; ao Ministério das Finanças e do Plano, formulado pelo Sr. Deputado Mota Torres; ao Ministério do Equipamento Social, formulado pelo Sr. Deputado Jaime Ramos e outros.
Reunião do dia 16 de Maio de 1984: ao Governo, formulado pelos Srs. Deputados José Lello, Jaime Ramos e outros, respectivamente; aos Ministérios das Finanças e do Plano e da Indústria e Energia (2), formulados pelo Sr. Deputado Reis Borges; ao Ministério da Educação, formulado pelo Sr. Deputado Jorge Lemos e outros; ao Governo, formulado pelo Sr. Deputado Jorge Lemos e outros; ao Governo, formulado pelo Sr. Deputado Agostinho Branquinho.

O Governo respondeu a requerimentos apresentados pelos seguintes Srs. Deputados:

Magalhães Mota, nas sessões de 4 de Julho e 16 de Fevereiro e na reunião da Comissão Permanente do dia 27 de Julho; Álvaro Brasileiro e outros, na sessão de 13 de Julho; José Tengarrinha e outros, na sessão de 22 de Setembro; Agostinho Domingues, na sessão de 20 de Outubro; Maria da Conceição Neto, na sessão de 25 de Outubro; Lacerda de Queiroz, nas sessões de 3 de Janeiro e 23 de Fevereiro; Vidigal Amaro, nas sessões de 5 e 6 de Janeiro; Carlos Carvalhas e outros, na sessão de 6 de Janeiro; Custódio Gingão, na sessão de 6 de Janeiro; Helena Cidadã Moura e outros, na sessão de 12 de Janeiro; Pita Guerreiro, na sessão de 17 de Janeiro; Nunes da Silva, Anselmo Aníbal e João Abrantes, na sessão de 19 de Janeiro, respectivamente; José Pereira Lopes, Figueiredo Lopes e outros, na sessão de 25 de Janeiro, respectivamente; Carlos Espadinha, Gaspar Martins e Octávio Teixeira, na sessão de 26 de Janeiro, respectivamente; Silva Domingos, na sessão de 31 de Janeiro; Vilhena de Carvalho, Avelino Rodrigues e Ricardo Barros, na sessão de 2 de Fevereiro; Francisco Fernandes e Gaspar Martins, na sessão de 9 de Fevereiro; Horácio Marçal, na sessão de 10 de Fevereiro; Lopes Cardoso e Nogueira de Brito, na sessão de 14 de Fevereiro, respectivamente; Gaspar Martins e Francisco Manuel Fernandes, na sessão de 16 de Fevereiro; José Magalhães e José Manuel Mendes, na sessão de 6 de Fevereiro; Luís Monteiro e outros, na sessão de 28 de Fevereiro; António Gonzalez, na sessão de 13 de Março; Leonel Fadigas, Rui Picciochi e Dorilo Seruca, na sessão de 15 de Março, respectivamente.

O Sr. Presidente: - Para uma declaração política, tem a palavra o Sr. Deputado Nogueira de Brito.

O Sr. Nogueira de Brito (CDS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Por muito optimistas que sejam os políticos do bloco central - e alguns há que parece terem feito profissão de fé nesse sentido -, já nenhum se atreve a esconder a situação de grave crise económico-social que o País atravessa.
Também não valeria a pena fazê-lo - diga-se em abono da verdade -, pois a crise deixou de ser uma abstracção para uso de economistas, mera ilustração para debates técnicos de fundo mais ou menos teórico.
Muito pelo contrário, ela é hoje sentida um pouco por todos os portugueses e de modo dramático por dezenas de milhares, em crescimento constante.
Que o digam os 150 000 trabalhadores com os salários em atraso ...

Protestos do PS.

O Sr. João Fernandes (PS): - Afinal é o mesmo filme, Sr. Deputado. E eu que estava à espera de outro!...

O Orador: - Posso continuar, Srs. Deputados?

Pausa.

As vossas exclamações, infelizmente, não contribuem para pagar os salários em atraso!

Aplausos do CDS e protestos do PS.

O Sr. João Fernandes (PS): - Dizermos que somos mais também não conta, pois não?