O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5162 I SÉRIE-NÚMERO 321

dois terços dos votos da Assembleia- deva estar, efectivamente, calado e quieto nestas questões.
Não nego as questões que levantou; simplesmente não me parece que sejam de ponderar neste caso, em especial tendo em atenção os perigos decorrentes do estatuído no n.º 4 do artigo 3.º, com os quais, alies, o Sr. Deputado concordou.

O Sr. Ricardo de Barros (PS): - Sr. Presidente, peço a palavra para interpelar a Mesa.

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Ricardo de Barros (PS):- Sr. Presidente, dado que estamos a chegar às 13 horas, o meu partido pretendia que se passasse à votação na generalidade das propostas de lei n.ºs 35/1 II e 36/III.

O Sr. Jorge Lemos (PCP):- Sr. Presidente, peço a palavra também para interpelar a Mesa.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra, Sr. Deputado.

O Sr. Jorge Lemos (PCP):- Sr. Presidente, nós reconhecemos o direito ao Partido Socialista, aliás, um direito regimental, de requerer a votação.
Pelo nosso lado, estamos disponíveis a prolongar um pouco a sessão para que, pelo menos, um deputado por cada bancada manifeste a sua opinião sobre o que vai votar.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, foi apresentada uma proposta. Gostaria de saber dos presidentes dos grupos parlamentares se concordam com a proposta feita.

O Sr. Ferraz de Abreu (PS): - Nós concordamos.

O Sr. Presidente: - Como não há objecções, a sessão será prolongada.
Importa agora saber por quanto tempo.
Sr. Deputado Jorge Lemos queira ter a bondade de fixar tempo, para que eu possa ouvir os representantes dos grupos e agrupamentos parlamentares.

O Sr. Jorge Lemos (PCP): -Sr. Presidente, eu creio que um prolongamento de 30 minutos e a garantia de uma intervenção para cada partido permitiriam resolver o problema.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Jorge Lemos, eu não sei se isso será possível.
Sr. Deputado Luís Beiroco, queira ter a bondade de se pronunciar.

O Sr. Luís Beiroco (CDS): -Sr. Presidente, queria apenas dizer que nós estaremos de acordo com uma prorrogação da sessão desde que não exceda 30 minutos. Isto porque esta tarde haverá importantes trabalhos de comissões, designadamente sobre o diploma relativo aos serviços de informações e realmente alguns dos deputados teriam de estar presentes nos 2 sítios.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Marques Mendes.

O Sr. Marques Mendes (PSD):- Sr. Presidente, pela nossa parte diríamos que aceitamos o prolongamento desde que, efectivamente, não exceda as 13 horas e 30 minutos.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado José Luís Nunes.

O Sr. José Luís Nunes (PS): -Obviamente que tem que se fixar uma hora. Mas há uma questão muito clara: é que se por acaso se fixa uma hora e não se dê oportunidade a que todos os partidos intervenham o objectivo do prolongamento sai viciado.

O Sr. Presidente: - Quer o Sr. Deputado dizer que deveria haver o compromisso por parte dos Srs. Deputados no sentido de que respeitariam, apenas e tão-só, as intervenções - e neste momento a única que falta é a do PCP - sem se prolongar a sessão com protestos, contraprotestos e esclarecimentos, que certamente ocuparão o tempo, fazendo com que não seja possível terminar na hora prevista.

O Sr. José Luís Nunes (PS): -Eu sugeria a V. Ex.ª que perguntasse a cada grupo parlamentar quais as intervenções que tem programadas, e a partir daí fixasse o prazo. De outra forma, chegar-se-ia à mesma situação: prolongamento de meia hora sem que tenham lugar todas as intervenções.

O Sr. Presidente: - Muito obrigado pelo alvitre, Sr. Deputado. Tem a palavra o Sr. Deputado Correia de Jesus.

O Sr. Correia de Jesus (PSD):- O Sr. Presidente referiu que só faltava a intervenção do Partido Comunista, mas eu também estava inscrito.

O Sr. Presidente: - Há muitas outras inscrições, Sr. Deputado.
Estávamos a falar apenas das inscrições por partidos. Presumo que os únicos partidos inscritos, e que ainda não intervieram, são o PCP e a UEDS. O MDP/CDE não está inscrito.
Srs. Deputados, se realmente concordarem em prolongar a sessão ate às 13 horas e 30 minutos e proceder à votação nessa altura, seja qual for o andamento dos trabalhos, com prejuízo, necessariamente, das inscrições que ao tempo ainda existirem, poderemos então prosseguir.

O Sr. Deputado Vargas Bulcão pede a palavra, para que efeito?

O Sr. Vargas Bulcão (PSD): Sr. Presidente.
Para um protesto.

O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado não pode fazer o protesto porque não foi interveniente na discussão.
Tem a palavra, para um protesto, o Sr. Deputado Hasse Ferreira.

O Sr. Hasse Ferreira (UEDS): -Sr. Presidente. Srs. Deputados, Sr. Deputado Manuel Queiró: Eu efectivamente compreendo a delicadeza do CDS numa resposta mais clara relativamente ao assunto que foquei.