O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

I SÉRIE -NÚMERO 39 1282

médicos, enfermeiros e pessoal técnico, o que, conjugado com a criação recente dos serviços de cuidados intensivos e neonatologia, perspectiva uma clara melhoria dos serviços a prestar.
No entanto, pensamos que deve ser feito um esforço efectivo no sentido de diminuir o tempo de espera das consultas externas de determinadas especialidades e das operações cirúrgicas, pois nesta área serão ainda possíveis ganhos de produtividade.
Será ainda importante dinamizar o Hospital de Ponte de Lima, em relação ao qual existem já vários estudos e projectos. Concordamos que este hospital deve ser aproveitado para determinadas valências médicas, com especialização privilegiada nas doenças reumatológicas, com a criação do serviço de fisiatria, que apoie os próprios utentes do hospital e possa servir para dar resposta às soluções da Administração Regional de Saúde de Viana do Castelo, e com a criação do primeiro Centro de Apoio Geriátrico do País.
No entanto, parece-nos que há condições objectivas para pensar no futuro, que diria próximo - porque sinceramente acreditamos que este distrito entrou na rota do desenvolvimento -, e, numa primeira fase, pensar na prática de pequena cirurgia e numa clara dinamização das consultas externas de um grande número de especialidades.
Não podemos, ainda, esquecer a necessidade de reestruturar o Laboratório Distrital de Saúde Pública - mal mobilado e com reduzido equipamento -, até para satisfazer as exigências do Decreto-Lei n.º 74/90, que respeita à vigilância e controlo das águas de abastecimento público e semipúblico, virando-o exclusivamente para a saúde pública.
Realço também com agrado, até porque assisti a várias reuniões com os representantes da Administração Regional de Saúde, Hospital Distrital de Viana do Castelo e de Ponte de Lima, a existência de uma política de saúde integrada, que contribuirá decisiva e nomeadamente para melhor articulação entre os diversos serviços; maior acessibilidade dos cidadãos aos cuidados de saúde, que estarão cada vez mais próximos; rentabilização dos equipamentos e recursos humanos; novos investimentos numa perspectiva global de dotar a região de uma maior autonomia.
Este é o caminho certo, embora ainda haja muito para fazer! Mas a mudança para melhor é hoje uma realidade.
Sr. Presidente, Srs. Deputados: Por último, não posso deixar de sublinhar a realização, que começa amanhã no nosso distrito, das Primeiras Jornadas de Desenvolvimento no Alto Minho. Será obviamente um fórum de debate, que contribuirá para encontrar uma estratégia coerente de desenvolvimento.
Assim, dou os meus, e de todos os deputados do PSD de Viana do Castelo, sinceros parabéns à organização destas jornadas! Não teremos dúvidas de que serão um êxito.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Hilário Marques.

O Sr. Hilário Marques (PSD): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Lindoso, povoação e freguesia do concelho de Ponte da Barca, fica na margem esquerda do Lima, limita com a Espanha e dista 25 km da sede do concelho. São famosas e muito conhecidas as suas festas de Verão, situando-se nesta freguesia o aproveitamento hidroeléctrico conhecido por Barragem do L ou por Electro del Lima.
Lindoso, notável pelo seu castelo afonsino (monumento nacional), talvez do século XII, reconstruído por el-rei D. Dinis em 1278, localiza-se numa das plataformas extremas da serra Amarela, dominando as montanhas escalvadas na raia.
O Largo dos Espigueiros, bem junto ao castelo, é o segundo monumento nacional do Lindoso, composto por mais de 50 espigueiros dos séculos XVIII e XIX -numa plataforma de rara beleza e única no país - inteiramente de granito assentados na rocha, apoiados em curtos pilares de pedra.
Ó topónimo de Lindoso aparece pela primeira vez referido nas Inquisições de 1258 e o concelho de Lindoso recebeu foral de D. Manuel, em 1514. Contudo, diz a lenda que D. Dinis mandou melhorar e ampliar o castelo e que, impressionado pela sua beleza, lhe chamou Lindoso...
Sr. Presidente, Srs. Deputados: É nestas terras de Lindoso, bem junto ao Parque Nacional da Peneda-Gerês, zona de extrema beleza natural, de socalcos e ravinas, de cascatas de água e ribeiras, de tufos e giestais, que o Governo do Professor Cavaco Silva, através da Empresa Pública EDP, leva a cabo a construção do empreendimento do «Alto Lindoso», inserido num conjunto de realizações no sentido de minorar a dependência energética portuguesa em relação ao petróleo, dependência essa que a crise do Golfo vem demonstrar e esclarecer.
Subindo ao Alto do Castelo, adivinha-se no horizonte a dimensão ciclópica da nova central hidroeléctrica. São as montanhas esventradas, com mais de um milhão de metros cúbicos de escavações; são os 700 000 m3 de betão e as 20 0001 de aço; são os 1500 trabalhadores, que obrigaram à construção de uma pequena cidade à volta do estaleiro, que proporciona equipamento social condigno a esta imensa colmeia humana em movimento.
Sr. Presidente, Srs. Deputados: A grandiosidade deste projecto, que levará à criação de um lago artificial com mais de 10 km a montante e que se estenderá pela fronteira luso-espanhola, irá proporcionar, quando em pleno funcionamento, o acréscimo do sistema electroprodutor português em mais 10%, ou seja, irá produzir mais 10% do consumo actual em hora de ponta.
Não é só na produção de energia eléctrica que este empreendimento terá reflexos- positivos na economia nacional, pois os mesmos far-se-ão sentir também na economia regional.
É a regularização dos caudais afluentes ao Lima; é a beneficiação e construção de novas estradas e novas pontes; é o aproveitamento turístico desta zona, paisagisticamente bela, onde sobressai essa pérola da natureza que é o Parque Nacional da Peneda-Gerês; é o aproveitar das potencialidades criadas, resultantes da criação deste novo lago artificial, onde os desportos náuticos e a pesca, assim como novos sistemas de irrigação, muito irão beneficiar as populações locais; é a exigência, a curto prazo, da ligação por via rápida de Viana do Castelo a Orence, do porto de mar ao interior desenvolvido da Galiza.
Sr. Presidente, Srs. Deputados: Os recursos hídricos nacionais não tiveram ainda a maximização desejada, que, sendo ausentes de factores de poluição e de impacte ambiental, são desejados pelas nações que, à semelhança de Portugal, possuem condições favoráveis à sua implementação.
A concretização deste grandioso projecto, que se prevê concluído em 1992, demonstra que o Governo opta pelas melhores soluções e que a realização de obras como esta, cujo custo ultrapassará os 120 milhões de contos, só são

Páginas Relacionadas
Página 1283:
6 DE FEVEREIRO DE 1991 1283 possíveis com governos estáveis, de rigor e com prática de cont
Pág.Página 1283