O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2338 I SÉRIE-NÚMERO 70

Com pergaminhos invejáveis, a Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras, fundada em 9 de Abril de 1925, é hoje detentora no seu historial das mais altas condecorações atribuídas a este tipo de colectividade. Assim, em 1928, é louvada por portaria de 19 de Janeiro; por decreto-lei é considerada instituição de utilidade pública, em 21 do mesmo mós e ano; por decreto-lei de 14 de Agosto de 1960, a Associação foi agraciada com a Ordem de Benemerência; em Janeiro de 197S, é-lhe atribuída a medalha de ouro do concelho; é galardoada com o trofeu olímpico, em 1976; e, em 24 de Abril de 1989, foi-lhe, finalmente, atribuída a Medalha de Bons Serviços Desportivos.
Com óptimas e funcionais instalações, a Associação possui, neste momento, dois pavilhões gimno-desportivos, dois ginásios e dois tanques-piscina de aprendizagem, onde cerca de 400 atletas federados praticam as modalidades de ginástica, hóquei em patins, basquetebol, ténis de mesa, futebol de salão, andebol, vólei, ballet, artes marciais e natação. Possui, ainda, secções de cicloturismo, campismo, tiro e pesca desportiva, em que participam cerca de 1500 praticantes activos.
Paralelamente ao desporto, o âmbito cultural não foi esquecido e é assim que a Física de Torres Vedras mantém em perfeito funcionamento a Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, na qual 165 alunos recebem preparação musical até ao 6.º grau, com acesso imediato ao curso superior de Música.
A ocupação dos tempos livres é outra das preocupações desta prestigiada Associação e, no apoio à infância e terceira idade, a Associação põe à disposição de jovens e idosos uma colónia balnear na praia de Santa Cruz, que, funcionando 365 dias por ano, proporciona agradáveis momentos de lazer a todos quantos queiram usufruir daquelas óptimas instalações, já que mantém protocolos de acordos, nomeadamente com instituições de solidariedade social e com o Ministério da Educação.
Enfim, exemplos que todos devem seguir para prestígio e dignificação do desporto e da cultura nacionais e, principalmente, da abnegada missão do associativismo no nosso país.
Mas, Sr. Presidente, Srs. Deputados, gostaria de destacar a feliz experiência a que ave o prazer de assistir e que foi a Gimnoeste, na sua 7.ª edição.
Tendo sempre à frente o dedicado e competente professor Joseph Sammer, figura ímpar do desporto torreense, a edição deste ano excedeu, uma vez mais, todas as expectativas. Iniciada há seis anos, com a participação de cerca de 50 atletas de clubes locais e dos concelhos vizinhos, a Gimnoeste é, hoje, considerada - e justamente considerada - a maior exibição de prática de ginástica que se realiza no nosso País. Foram mais de 70 clubes com a participação de mais de 2100 atletas, este ano com a presença de equipas da República da Estónia e da Suécia, que, durante quatro dias, deleitaram os milhares de visitantes que, nestes dias, tiveram o grato prazer de se deslocar à cidade de Torres Vedras.
Ginástica rítmica e acrobática, trampolim, dança jazz, aeróbica, movimentos livres e obrigatórios, esquemas gímnicos e ginástica de grupo, a tudo foi possível assistir neste espectacular sarau de ginástica, onde campeões internacionais participaram, nomeadamente duas ginastas da Física de Torres Vedras, que, actualmente, integram a Selecção Nacional de Saltos em Trampolim.
Com uma organização modelar, a Gimnoeste é, hoje, um exemplo para muitas outras iniciativas, que, felizmente, começam a aparecer no nosso País. A alta e louvável dedicação de todos os atletas que se deslocam a Torres Vedras, suportando uma parte das suas despesas, é exemplo único e ímpar de como o espírito desportivo está bem vivo na mente dos Portugueses e que a Física de Torres Vedras proporciona, abrindo as suas portas aos milhares de atletas e visitantes, que, durante estes dias, a procuram para dar voz ao seu entusiasmo participante e espectador.
Simultaneamente, a Região Oeste, mais concretamente Torres Vedras, vê assim comprovada toda a sua potencialidade como região promotora deste tipo de iniciativas com elevadas capacidades de realização humana.
Para a realização deste certame, a Física mereceu, e tem merecido, apoios não só de empresários, industriais e comércio local mas, principalmente, do Governo Civil de Lisboa, autarquia local e Região de Turismo do Oeste, aguardando os seus responsáveis que a Gimnoeste venha a ser, como merece, integrada num conjunto mais amplo e variado de manifestações desportivas, de forma a promover e a dinamizar, de uma forma coordenada, a prática do desporto não só na Região de Turismo do Oeste como em lodo o Portugal. Aos responsáveis fazemos o nosso apelo para que este objectivo seja em breve consagrado.
Sr.ª Presidente, Srs. Deputados: Termino, consciente não só de ter trazido a esta Câmara e ao conhecimento dos Srs. Deputados uma das mais belas manifestações de carácter desportivo e cultural a que, anualmente, pode assistir-se no nosso País, mas também de que a Física de Torres Vedras, os seus dirigentes e atletas estão de parabéns, uma vez mais - e pela sétima vez consecutiva -, pois, pelo seu historial e dedicação à cultura e desporto nacionais, merecem o reconhecimento e agradecimento desta Câmara, dos Srs. Deputados e de todos os portugueses.
Neste sentido, farei, de seguida, a entrega na Mesa de um voto de louvor e reconhecimento à Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras, para o qual solicito, e estou certo de que merecerá - aliás, já o mereceu, pois está subscrito por deputados de todas as bancadas -, o apoio de todos os Srs. Deputados.

Aplausos do PRD e do PS.

A Sr.ª Presidente: - Para pedir esclarecimentos, tem a palavra o Sr. Deputado Vasco Miguel.

O Sr. Vasco Miguel (PSD): - Sr. Deputado Rui Silva, utilizando a figura regimental do pedido de esclarecimentos, apenas quero associar-me à sua intervenção.
De facto, o Sr. Deputado trouxe a esta Assembleia um tema importante. É que a Gimnoeste, festival de ginástica de Torres Vedras, representa, acima de tudo, um património de todos nós da região Oeste e não apenas daquela cidade. Esta é uma iniciativa que, mesmo além-fronteiras, merece o nosso aplauso.
Assim, Sr. Deputado, quero testemunhar-lhe o meu agrado por ter trazido a esta Câmara o tema da educação física em Torres Vedras, mais propriamente o da Gimnoeste, e associar-me por inteiro à sua intervenção.

A Sr.ª Presidente: - Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado Rui Silva.

O Sr. Rui Silva (PRD): - Sr. Deputado Vasco Miguel, de facto, ambos testemunhámos o êxito da Gimnoeste deste ano, tendo tido oportunidade de verificar que, durante

Páginas Relacionadas