O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1232 I SÉRIE-NÚMERO 41

Não considera também que a forma como está sendo feita esta selecção de acesso à universidade releva um certo «darwinismo» na falta de apoio social em que os mais prejudicados são os alunos de menores recursos económicos.
Por último, Sr.ª Deputada, agradeço-lhe o tempo esta, atenção que me dispensou.

O Sr. Presidente: - Para pedir esclarecimentos, tem a palavra o Sr. Deputado Carlos Coelho.

O Sr. Carlos Coelho (PSD): - Sr. Presidente, Sr.ª Deputada, fraca oposição esta que temos!

Aplausos do PSD.

Risos do PS e do PCP.

Fraca oposição esta e fraco sentido de Estado de que deram provas no início desta sessão!

Protestos do PS.

Querer levar este debate ao nível que os senhores quiseram no início da sessão prova para nós muita coisa. Prova, desde logo, que ao Partido Socialista, à falta de alternativas credíveis para o sistema educativo, de que, aliás, deu provas na interpelação insucedida...

Vozes do PS: - Vê-se!...

O Orador: -... que fizeram no início desta legislatura, não lhe resta outra alternativa senão aproveitar, de forma menos feliz a substituição do Ministro da Educação que o Sr. Primeiro-Ministro entendeu necessária neste momento.

Vozes do PSD: - Muito bem!

Protestos do PS.

O Orador: - Não deixa de ser curioso ouvir, vindo do PS - o primeiro partido da oposição -, pela boca da Sr.ª Deputada Ana Maria Bettencourt, um elogio ao Sr. Primeiro-Ministro.

Risos do PS.

Julgo que é a primeira decisão do Sr. Primeiro-Ministro que é tão aplaudida pelo Partido Socialista. Vamos ver quanto tempo é que este «cavaquismo» insuspeito do PS vai durar. E, Sr.ª Deputada Ana Maria Bettencourt, vamos ver quanto tempo é que vai demorar para que o Partido Socialista, com o mesmo afã, com a mesma energia e com a mesma falta de coerência, comece a atacar o novo Ministro da Educação, Couto dos Santos.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Para responder, se assim o desejar, tem a palavra a Sr.ª Deputada Ana Maria Bettencourt.

A Sr.ª Ana Maria Bettencourt (PS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sr. Deputado António Filipe: Claro que o que está mal é a política da educação e não apenas a actuação do Sr. Ministro Diamantino Durão ou do Sr. Ministro Roberto Carneiro. Não absolvemos o Sr. Primeiro-Ministro porque entendemos que a grande responsabilidade é dele.
Srs. Deputados, são muitos anos com a pasta da Educação, são muitas as verbas investidas e é grande o investimento dos professores deste país, dos pais e dos jovens! Agora, os senhores já não conseguem conter o grito de reforma, seja qual for o ministro que venha. Com a política do PSD e do Sr. Primeiro-Ministro os senhores estarão sempre em maus lençóis.

Vozes do PS: - Muito bem!

A Oradora: - Sr. Deputado António Filipe, diria que a grande questão não é sequer esta ou outra política mas, sim, saber se o PSD é capaz de ter alguma política.

Vozes do PS: - Não é!...

A Oradora: - Penso que, por este andar, o melhor é vir cá o Sr. Primeiro-Ministro responder a este país.
O Sr. Deputado Narana Coissoró suscitou questões muito pertinentes que também levantámos, nomeadamente o porquê desta demissão tão repentina e a que critérios é que ela obedeceu. E referiu-se a uma outra questão, que também partilhamos, que é a de saber se se mantêm as promessas feitas pelo Governo recentemente, há um ou dois meses.
O País não pode aturar esta permanente mudança de decisões políticas e este novo-riquismo dos ministros que chegam e acham que descobriram a pólvora, quando há estudos que permitiam ter uma política que defendemos, ou seja, uma política segura, de mudança progressiva e avaliada, como em qualquer país da CEE.
Srs. Deputados, olhem para o que se passa com os governos dos outros países da CEE e vejam a distância a que estamos deles.
O Sr. Deputado Mário Tomé tem razão quando diz que também foi uma vitória do movimento estudantil, pois penso ser muito importante que os estudantes maltratados e espezinhados por este governo percebam, uma vez na vida, que a manifestação democrática e a manifestação das opiniões das pessoas podem ser ouvidas num país democrático. Penso, por isso, que esta vitória do movimento estudantil é muito importante.
Claro que também estou de acordo consigo quando diz que se traia de uma manifestação de falta de ética e de arrogância do Sr. Primeiro-Ministro, o modo como foi demitido o Ministro da Educação.
Sr. Deputado Carlos Coelho, fraca não é a oposição mas, sim, o Sr. Primeiro-Ministro, que se engana sistematicamente!

Vozes do PS: - Muito bem!

A Oradora: - Na educação tem sido enganos atrás de enganos! Não é a oposição que se engana!

Aplausos do PS.

O País está farto da instabilidade governativa.

Aplausos do PS.

Os Srs. Deputados fazem as asneiras, demitem o ministro e ainda acusam a oposição! Isso tem a sua graça!

isos do PS.

Sr. Deputado Carlos Coelho, V. Ex.ª diz que nos enganámos na interpelação, mas o senhor é que está bem enganado, pois tivemos razão, o País e a sociedade civil deram-nos razão, os professores deram-nos razão, os jovens deram-nos razão.