O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8 DE JUNHO DE 1995 2727

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Sr. Presidente, Srs. Deputados:. Sendo o fenómeno do desemprego uma das preocupações do Governo, proeurou-se dar aos trabalhadores do distrito a possibilidade de enriquecerem os seus conhecimentos, preparando-os para o avanço tecnológico das empresas, reconvertendo-os, porque cada vez mais as exigências de produção se prendem com o binómio, rapidez e qualidade. Para atingir estes dois objectivos, torna-se necessário recorrer à formação profissional credível. Por isso, o Governo do PSD criou e está em funcionamento o modelar Centro de Formação Profissional de Mazagão, nos arredores da cidade de Braga. A sua eficiência apta devidamente comprovada por todos quantos o procuram para se profissionalizarem e testemunhada pelos empresários que ali vão buscar os seus quadros técnicos.
Não basta, no entanto, criar escolas profissionais. O objectivo de arranjar emprego passa, naturalmente, pela possibilidade de criação de novas empresas. Novas em ideias e novas em mentalidade empresarial. Para o efeito, o Governo do PSD lançou, em Braga, o Núcleo da Apoio à Criação de Empresas (NACE) do Vale do Ave, com sede na cidade de Guimarães, e assim muitas novas empresas se criaram e absorveram muita mão-de-obra das velhas fábricas que, entretanto, desapareceram. Muitos jovens encontraram o seu primeiro emprego através desta estrutura que, em boa hora, o Governo do PSD implementou no distrito de Braga.
Mas foi mais longe o Governo do PSD neste distrito. Apoiou, no âmbito dos programas sectoriais do Quadro Comunitário de Apoio, das iniciativas comunitárias e do Fundo de Coesão, os seguintes projectos, relevantes para a administração local: Parque Industrial de Palmeira, em Braga; Zona Industrial do Socorro, em Fafe; Zona Industrial de Fontiscos; e drenagem e tratamento de águas residuais urbanas e industriais, em Barcelos.
Sr. Presidente, Srs. Deputados: Não é isto um panegírico ao Governo. Muitos de VV. Ex.ªs dirão que era possível fazer mais e melhor. Ninguém duvida das palavras ou das boas intenções, mas quem disse que «de boas intenções está o inferno cheio», seria alguém que conhecia as oposições deste Parlamento?
O que se coloca em dúvida são as possibilidades reais para fazer mais e melhor. Desafiamos quem nos venha dizer, com números e com orçamentos de verdade, o que poderia fazer a mais do que o Governo do PSD fez no distrito de Braga, neste campo.
Não se refugiem nas hipóteses, não elaborem teses académicas, não queiram deitar-se e levantar-se de, mãos dadas com a utopia. Apareçam soluções substantivai, credíveis, consistentes; façam-nos acreditar que fariam ou poderiam fazer melhor e com que disponibilidades económico-financeiras. Nós saberemos reconhecer e o povo português saberá agradecer. Venha o milagre!
Outra das preocupações do Governo do PSD é, sem dúvida, a juventude e a terceira idade - aquela, porque é continuidade, e esta, porque é memória de um povo.
As acusações que são feitas aos nossos jovens são, na sua esmagadora maioria, despropositadas e francamente injustas. Emile Durkheim diria: «É tudo uma questão de valores e de relação com os valores». Na verdade, encontramos na juventude de hoje uma maioria de rapazes e de raparigas deste País que trabalham, que garantem a sua própria subsistência, que agem com responsabilidade, que contribuem com a sua generosidade nas organizações
de carácter filantrópico, que estão disponíveis para a solidariedade e para a doação, que praticam desporto federado ou de lazer, enfim são pessoas de comportamentos sociais normais. Agora, dizer-lhes, generalizando, que são a geração do ruído ou das noitadas não só é perigoso pelas brechas que se podem abrir e nas quais, em vez de flores, se podem semear cardos mas, acima de tudo, é injusto e ingrato.
Os jovens, ao longo de toda a história da humanidade, sempre trouxeram a inquietação à geração dos seus progenitores e estes, já acomodados, sempre olham para o bulício da juventude como algo de subversivo.
Ao ler, há dias, um texto do tempo dos romanos. !á encontrei esta frase: «A juventude destes nossos tempos está perdida». No entanto, apesar de isto datar de antes de Cristo, os séculos rodaram e o mundo ainda se não perdeu.
Mas não quero escamotear a verdade. Existe um certo número de jovens que não se comporta como os restantes, passaram das marcas sociais, optaram por caminhos perigosos para a saúde individual e colectiva.
Que soluções ou alternativas lhes arranjamos? Quais são as estruturas públicas e/ou particulares que procuram trazer ao redil estas ovelhas tresmalhadas? O Governo do PSD criou e ampara o Projecto Vida, que no distrito de Braga tem feito uma acção notabilíssima, quer em apoios directos aos necessitados, quer em apoio às famílias dos dependentes.
Que mais poderá fazer? Criar melhores condições sócio-económicas, mais e melhores empregos, melhor habitação? Mas não é isto que o Governo do PSD tem feito ao longo dos vários mandatos que o povo português lhe confiou? Por acaso não há mais e melhores casas para habitar? Não, Sr. Presidente e Srs Deputados, o problema é bem mais profundo! Se tivéssemos aqui o propósito de o dissecarmos talvez todos nós tivéssemos de ser responsabilizados, em parte, pela abulia destes jovens.
A juventude tem, no distrito de Braga, centros próprios, cómodos e praticamente gratuitos ao seu dispor. A saber: o Centro de Juventude de Braga; o Centro de Juventude de Vilarinho das Fumas (2.ª fase); a Pousada de Juventude da Foz do Cávado, em Esposende.
E para os que representam a memória dos povos, isto é para os mais idosos, que tem leito o Governo do PSD no distrito de Braga? Os mais idosos, folhas que o Outono da vida fez cair da árvore outrora fresca e viçosa, merecem um justo afecto para que. contrariando o ciclo da natureza, não vão rodopiar ao sabor dos ventos.
O Governo do PSD não é ingrato para aqueles que já trabalharam e deram o seu contributo social. Por isso, apoiou, e apoia, os seguintes equipamentos sociais: Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Cabeceiras de Basto; Lar de Idosos da Santa Casa de Misericórdia de Barcelos; Lar da Associação de S. José, na cidade de Braga; Lar de Jorge Reis, de Ouliz Vila Nova de Famalicão. E apoiou ainda: o arranjo do Santuário de S. Torcato, em Guimarães; a construção da Nova Igreja Paroquial, em Terras do Bouro; e o Centro Paroquial de Cerdeinnhas.
Sr. Presidente, Srs. Deputados. Sendo o sector da saúde também um dos que mais preocupa as populações, o Governo do PSD foi sensível e deu resposta a velhos anseios. Por isso fez investimentos na modernização dos Hospitais Distritais de Braga, Fafe e Vila Nova de Famalicão; construiu o Hospital Distrital de Guimarães, velha e justa aspiração de todos os vimaranenses; relançou novos

Páginas Relacionadas
Página 2730:
2730 I SÉRIE - NÚMERO 85 O Sr. Mário Tomé (Indep.): - Sr. Presidente, como os projectos de
Pág.Página 2730