O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2728 I SÉRIE - NÚMERO 83

edifícios, como sejam os Centros de Saúde de Barcelos, Braga, Senhora-a-Branca, Esposende, Guimarães (Taipas), Vila Nova de Famalicão e Vila Verde.
No domínio do ambiente e recursos naturais, fez-se a drenagem no Vale do Ave, principalmente em Gondar, Rabada e Guimarães; promoveu e melhorou os sistema de saneamento do Vale do Ave; procedeu ao abastecimento de água e tratamento de esgotos, em Esposende; construiu obras de defesa da costa, em Fão/Esposende/Ofir; preservou e valorizou a Área de Paisagem Protegida do Litoral de Esposende.
No que diz respeito à tão propalada segurança dos cidadãos e ordem pública, o Governo promoveu a construção das esquadras da PSP em Guimarães e Vila Nova de Famalicão e fez intervenções nos quartéis da GNR em Barcelos, Póvoa de Lanhoso, Taipas e Vila Nova de Famalicão.
Na linha de actuação da protecção civil, edificaram-se os quartéis de bombeiros de Guimarães, Fão, Terras de Bouro, Vila Nova de Famalicão, Vieira do Minho, Viato-dos e Barcelos.
Sr. Presidente, Srs. Deputados: Numa plena demonstração de que a economia do distrito é o motor do desenvolvimento, proeurou-se dotá-la de infra-estruturas rodoviárias, que deixem circular o «sangue económico» com mais fluidez e facilidade. Assim, permita-se que refira: a A n.º 3 - sublanço Cruz-Braga; a A(7) - sublanço, Famalicão-Vermoim e Vermoim-Riba d'Ave; a IC n.º 1 Ponte de Fão; a EN n.º 201 - Limite do distrito de Viana do Castelo; a EN n.º 105 - Variante de Guimarães; a Ponte de Barcelos, a Circular Urbana de Guimarães, etc., etc.
E, porque só as vias terrestres seriam insuficientes, melhorou-se o porto de mar de Esposende.
Sendo a educação obra colectiva, todos sabemos que o desenvolvimento do País se prepara na escola. A ela compete produzir quadros e apetrechar os cidadãos para o mundo do trabalho. E por isso que, sabendo-se que o melhor investimento é o que se faz neste domínio, todos temos consciência de que as disponibilidades económico-financeiras nunca chegam, por mais avultadas que sejam.
Mas também neste domínio o investimento no distrito foi visível em matéria de edificações nos ensinos básicos e secundário, destacando-se: a Escola Secundária de Barcelos; a Preparatória e Secundária de Gandarela, em Celorico de Basto; a Preparatória e Secundária de Forjães, em Esposende; a Preparatória e Secundária da Apúlia, em Esposende; a C+S de Silvares, em Fafe; a Preparatória e Secundária de Urgeses, em Guimarães; a C+S de Fermentões, em Guimarães; a C+S de Samar, em Guimarães; a C+S de Briteiros, em Guimarães; a Escola Secundária de Póvoa de Lanhoso; a Preparatória e Secundária de Vila Nova de Famalicão; a edificação dos pólos de Gualtar, em Braga e Guimarães, isto na Universidade do Minho; e o contributo para as obras na Faculdade de Filosofia de Braga, da Universidade Católica Portuguesa.
Mas falar em Universidade é falar em investigação. Por isso, para que o distrito e a região sejam dotados de meios humanos qualificados, o Governo criou e financiou o seguinte: o Centro de Tecnologias Industriais dos Têxteis e Calçado (CITTEVE), de Vila Nova de Famalicão; o Instituto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica do Minho (IDITE), com pólos em Guimarães e Braga; as infra-estruturas de Investigação da Universidade do Minho.
Reconheça-se, por isso, Srs. Deputados da oposição, que muito se fez, mas permito-me alertar para o que é preciso fazer: Guimarães e outros concelhos do distrito precisam de outros equipamentos educativos.
Mais palavras para quê, Srs. Deputados da oposição? As realidades são estas - e tenho uma satisfação tão grande de poder confrontá-los da tribuna com aquilo que o meu Governo fez-,...

Aplausos do PSD.

Risos do PS.

... mas os sonhos são, na verdade, muito maiores. A vontade de fazermos mais pelo distrito de Braga é imensa e logo, nas franjas das realidades e não ao lado de promessas vãs, depois da obtenção da terceira maioria, que é cada vez mais palpável para o PSD, mais faremos em benefício do distrito de Braga.
Tracei um mapa laranja. Temo que outros, no futuro, o mudem de cor e o pintem de preto, mas nós não deixaremos.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Para pedir esclarecimentos, tem a palavra o Sr. Deputado Domingues Azevedo.

Risos do PSD.

O Sr. Domingues Azevedo (PS): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Lemos Damião, é sempre agradável ver esta reacção por parte dos Srs. Deputados do PSD e por isso não me surpreendeu a intervenção que acabou de fazer. Neste período em que todos os Srs. Deputados do PSD andam à procura de «oásis» que não existem, o Sr. Deputado Lemos Damião encontrou um, este não «à beira mar plantado» mas à beira do rio Ave poluído! Mas ele encontrou-o!
Se o distrito de Braga conseguiu todo esse desenvolvimento que o Sr. Deputado teve o descaramento de dizer,...

Vozes do PSD: - Descaramento?!

O Orador: - ... descaramento que não corresponde minimamente à verdade, só lhe faço a seguinte pergunta: sendo verdade tudo o que disse, por que é que no distrito de Braga existem 30 000 desempregados? Por que é que no distrito de Braga existem 6000 acidentes de trabalho por trimestre? Por que é que no distrito de Braga se verifica a maior média nacional de acidentes de trabalho e a maior média nacional de trabalho infantil? É esse o «oásis» - e repito o termo - que V. Ex.ª, de uma forma que não corresponde à realidade, aqui veio descrever?
Sr. Deputado, a realidade do distrito de Braga é esta: 30 000 desempregados; 6 000 acidentes de trabalho por trimestre; a maior média nacional de acidentes de trabalho; e a maior média nacional de trabalho infantil. Aí tem a situação económica no distrito de Braga e no Vale do Ave!

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado Lemos Damião.

O Sr. Lemos Damião (PSD): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Domingues Azevedo, respondo com uma satisfação redobrada, porque a minha razão acabou-me de a dar o Sr. Deputado do Partido Socialista, precisamente porque vi nele a inveja contida de quem gostava de anunciar aquilo que acabei de dizer.

Risos do PS.

Páginas Relacionadas
Página 2730:
2730 I SÉRIE - NÚMERO 85 O Sr. Mário Tomé (Indep.): - Sr. Presidente, como os projectos de
Pág.Página 2730