O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

17 DE MAIO DE 1996 2309

Queira fazer o favor de continuar, Sr. Deputado.

O Orador: - Sr. Presidente, espero que este tempo não esteja a ser contado.

O Sr. Presidente: - Se deixar que o interrompam, claro que será, Sr. Deputado.

O Orador: - Sr. Presidente, estou convencido de que esta Câmara, através de V. Ex.ª, se assim o entender, poderá pedir referências profissionais acerca de mim à Confederação da Indústria Portuguesa e ao Banco Comercial Português

Vozes do PS e do PSD: - Ah!...

O Sr. Octávio Teixeira (PCP): - É o duplo emprego!

O Orador: e nessa altura os Deputados mais inquietos serão, eventualmente, esclarecidos quanto à minha valia profissional e quanto ao desempenho profissional que tive antes de ser Deputado à Assembleia da República.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Manuel Monteiro, os Deputados têm o direito de pedir esclarecimentos directamente às entidades administrativas. Não me parece que seja esse o meu papel.

O Orador: - Concluindo, queria dizer que não deixa de ser espantoso que sobre um tema, que admito seja incómodo para a classe política ou para algumas das bancadas deste Parlamento ...

Protestos do PSD.

... mas que não é incómodo para o País nem para os portugueses ...

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, peço desculpa, mas têm de fazer silêncio, sob pena de não serem igualmente respeitados, amanhã, ao usarem da palavra.
Queira fazer o favor de continuar, Sr. Deputado.

O Orador: - Os senhores, aqui, podem insultar-me e atacar-me à vontade, mas estou francamente convencido de que a vossa opinião, que respeito, embora não concorde com ela, não é a opinião de Portugal, seguramente não é a opinião da maioria dos portugueses.

Aplausos do CDS-PP.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Silva Marques está a pedir palavra para que efeito?

O Sr. Silva Marques (PSD): - É para interpelar a Mesa, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Sr. Presidente, estou espantado com o facto de o Sr. Deputado Manuel Monteiro não ter vindo preparado com provas para poder sustentar a facilidade das suas afirmações, nomeadamente quanto ao facto de a remuneração que recebe como Deputado não constituir um privilégio relativamente à sua remuneração anterior.
Mas o Parlamento não pode deixar de dar uma oportunidade ao Sr. Deputado Manuel Monteiro de demonstrar a elevação do seu discurso e a sinceridade dos seus propósitos, pelo que proponho uma interrupção da sessão para que o Sr. Deputado vá buscar a sua última folha de remuneração.

Aplausos do PSD e de alguns Deputados do PS.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Silva Marques, sugiro que, em vez de interrompermos a sessão, o que ficaria dispendioso em tempo, faça um requerimento à entidade competente para lhe dar o esclarecimento a que tem direito.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Sr. Presidente, fiz uma proposta que, com certeza, não deixa de ser aceite imediatamente pelo Sr. Deputado Manuel Monteiro.

O Sr. Presidente: - Isso depende do Sr. Deputado Manuel Monteiro.

O Sr. Silva Carvalho (CDS-PP): - Sr. Presidente, peço a palavra.

O Sr. Presidente: - Para que efeito, Sr. Deputado?

O Sr. Silva Carvalho (CDS-PP): - Para uma interpelação à Mesa, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Faça favor.

O Sr. Silva Carvalho (CDS-PP): - Sr. Presidente, em interpelação à Mesa, no mesmo estilo da do Sr. Deputado Silva Marques, propunha que, em vez de interrompermos os trabalhos, porque não temos tempo para isso, o Sr. Deputado abandonasse a Sala e fosse consultar algumas publicações, onde, por exemplo, se poderia notar que o presidente do meu partido, enquanto Deputado ao Parlamento Europeu, provavelmente ganharia quatro ou cinco vezes mais do que ganha aqui hoje.

Aplausos do CDS-PP.

Protestos do PS e do PSD.

O Sr. Presidente: - Peço silêncio, Srs. Deputados, e quero ser respeitado quando o peço!

O Sr. Silva Marques (PSD): - Peço a palavra, para interpelar a Mesa, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Silva Marques, é a última vez que concedo a palavra para interpelações deste género. Faça favor.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Sr. Presidente, certamente será também esta a. última vez que teremos paciência - ela tem limites - para ouvir o discurso grosseira e primariamente demagógico do PP.

Aplausos do PSD.

Basta ouvir a resposta que acabou de me dar o Sr. Deputado do PP para mostrar a pouca elevação do discurso deste partido relativamente a coisas da maior seriedade que dizem respeito à democracia.
Calem-se, porque é muito melhor!

Aplausos do PSD.

Protestos do CDS-PP.

Páginas Relacionadas