O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

17 DE MAIO DE 1996 2315

O Orador: - Termino já, Sr. Presidente.
Também não deixo no esquecimento o Sr. Deputado Nuno Abecasis.
Sr. Deputado, falemos até ao fim. O Sr. Deputado não pediu reintegração nenhuma, mas pergunto-lhe ...

O Sr. Presidente: - Tem de terminar, Sr. Deputado.

O Orador: - Termino já, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Já disse isso 2 minutos atrás!

O Orador: - Já entregou na Caixa Geral de Aposentações a sua renúncia à duplicação de tempo, enquanto autarca que, como sabe, é um privilégio muito substantivo?

Aplausos do PSD e de alguns Deputados do PS. Risos.

O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado Nuno Abecasis pede à palavra para que efeito?

O Sr. Nuno Abecasis (CDS-PP): - Para responder, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Para responder não pode ser, Sr. Deputado.

Pausa.

O Sr. Nuno Abecasis (CDS-PP): - Sr. Presidente, penso que é evidente que está em questão a minha honra.

O Sr. Presidente: - Então defenda a honra pessoal, mas dar-lhe-ei a palavra no momento devido.
Srs. Deputados, o Sr. Deputado Jorge Ferreira pediu a palavra para exercer o direito de defesa da honra da bancada. Acontece que está afónico e pede o assentimento da Assembleia e da Mesa para poder ser substituído pelo Sr. Deputado Manuel Monteiro.
Tem apalavra o Sr. Deputado Manuel Monteiro.

Protestos do PSD.

O Sr. Lino de Carvalho (PCP): São afonias oportunas!

O Sr. Presidente: - Quero ainda prestar o seguinte esclarecimento: entendo que não há lugar a defesa da honra contra expressões proferidas durante explicações quando a entidade é a mesma. Neste caso não é. Há pouco estava em causa o Sr. Deputado Manuel Monteiro, neste caso está em causa a honra da bancada do CDS-PP, razão por que dei a palavra ao Sr. Deputado Jorge Ferreira.

O Sr. Manuel Monteiro (CDS-PP): - Srs. Deputados, em nome da bancada do Partido Popular quero dizer que o partido a que presido é um partido tão democrático quanto o partido do Sr. Deputado Silva Marques.

Protestos do PSD.

E que o partido a que presido representa nesta Câmara, por muito que lhe não agrade, mais de meio milhão de portugueses que em nós votaram para dizermos aquilo que queremos e não aquilo que os senhores querem.

Vozes do CDS-PP: - Muito bem!

O Orador: - VV. Ex.as estão sempre a defender o passado e o CDS! Agradava-vos o CDS, que era um partido que estava a caminho, não dos 3%, mas do desaparecimento. Não vos agrada o Partido Popular porque é um partido que está a caminho de tomar, no País, o lugar eleitoral que o PSD actualmente tem, em nome da verdade e em nome da democracia.

Aplausos do CDS-PP.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Silva Marques para dar explicações, querendo, pelo período, desta vez, de 3 minutos.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Sr. Presidente, vou dar explicações.
Lastimo que no calor do debate o Sr. Deputado Jorge Ferreira tenha perdido a voz. Mas estou seguro de que a recuperará.

Sr. Deputado Manuel Monteiro, o Partido Popular é um partido legal na democracia. Não direi que não é democrático, mas precisa de dar boas provas.

Risos do PSD.

Protestos do CDS-PP.

Sr. Deputado Manuel Monteiro, sei que os senhores julgavam que vinham para este debate como «vinha vindimada», só que levam muito que contar!

Protestos do Deputado do CDS-PP Manuel Monteiro.

Sr. Deputado Manuel Monteiro, o senhor que ouve tão respeitosamente toda a gente porque está neste momento amofinado? Oiça! Oiça, Sr. Deputado Manuel Monteiro!

Risos do PSD.

Ainda bem que os senhores falaram porque os senhores são os vossos maiores acusadores, nomeadamente o exemplo das virtudes das virtudes, que é o Sr. Deputado Manuel Monteiro! Repare no que disse há pouco - aliás, perdoe-me, com excesso de presunção: «se deixasse a vida política e voltasse ao privado ganharia muito mais». Como é que sabe?!

Risos e aplausos do PSD e do PS.

Sr. Deputado Manuel Monteiro, uma pessoa mais prudente - já lhe fiz vários apelos á prudência ao longo deste debate - teria um pouco mais de cuidado na afirmação porque, de duas, uma: ou o Sr. Deputado se excede no seu pretenciosismo ou, de facto, tem garantias que nos devia revelar.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Mas, se tem razão, então a economia portuguesa está de rastos visto que o senhor não tem habilitação empresarial nenhuma. Não teve tempo ..., não é culpa suai

Risos do PSD e do PS.

Sr. Deputado Manuel Monteiro, escolham melhor caminho para a vossa afirmação porque os senhores, insistindo por onde estão a ir, não vão a sitio nenhum pois partem de um pressuposto que não se verifica: o de que a maioria do povo português colabora e corrobora o vosso anti-parlamentarismo, que evidentemente é antecâmara do anti-democratismo; e, por outro lado, contam com uma

Páginas Relacionadas