O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3020 I SÉRIE - NÚMERO 86

Se há organização política de juventude que mais cumpriu à risca o job for the boys, foi, claramente, a Juventude Socialista. Aí, percebo que o Sr. Deputado não consiga encontrar jovens desempregados neste país!

Aplausos do PSD.

Protestos do PS.

Mas digo-lhe mais: as vossas grandes preocupações não são estas! Vocês têm-no demonstrado desde o início da sessão legislativa! Vocês preocupam-se muito pouco com o desemprego que aflige milhares de jovens, milhares de portugueses e milhares de famílias!

Vozes do PS: - Não é verdade!

O Orador: - E sabe porquê, Sr. Deputado? Porque os senhores preocupam-se demais com as uniões de facto, os senhores preocupara-se demais com os homossexuais e não se preocupam com os problemas reais, com os problemas que afligem concretamente os jovens e as famílias portuguesas.

Aplausos do PSD.

Protestos do PS.

Era isso que gostaria de ouvir, da parte do Sr. Deputado!
Sr. Deputado Paulo Neves, não fale dos sonhos da Sr.ª Ministra do Emprego! É que o Sr. Deputado veio aqui reafirmar os sonhos pomposos da Sr.ª Ministra do Emprego quando vem à Assembleia! Fale do pesadelo dos jovens portugueses e das famílias portuguesas que não encontram emprego e oportunidades de emprego.

O Sr. Paulo Neves (PS): - São menos de 30 000 os jovens desempregados!

O Orador: - Era disso que gostava de o ouvir falar, mas, a isso, infelizmente, a Juventude Socialista e o Grupo Parlamentar do Partido Socialista têm dito zero, porque iniciativas neste âmbito têm sido muito poucas. Reconheça, Sr. Deputado, aquilo que ainda agora fizeram a propósito destes diplomas: agendamos esta matéria para discussão em Plenário e os senhores a isso, disseram zero, alterando, inclusive, a ordem de trabalhos e a sessão, porque a Sr. Ministra ainda não tinha encontrado o tal publicitário para lhe explicar como é que ela tinha de vir cá afirmar, prometer e enganar os portugueses!

Risos do PSD.

Protestos do PS.

Aquilo que lhe digo, Sr. Deputado, é que estamos a ficar cansados da vossa inactividade e, por isso, damos aqui o nosso contributo para que estas propostas obtenham o vosso apoio.

Aplausos do PSD.

Protestos do PS.

O Sr. Presidente: - Para exercer o direito regimental de defesa da honra da sua bancada, tem a palavra a Sr.ª Deputada Elisa Damião.

A Sr.ª Elisa Damião (PS): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Hermínio Loureiro, hesitei durante alguns segundos em exercer este direito, mas decidi fazê-lo por razões meramente pedagógicas.

Vozes do PS: - Muito bem!

A Oradora: - Apesar de o Sr. Deputado dificilmente interpretar aqui os problemas da juventude portuguesa e considero que tenho um espírito suficientemente jovem, ligado à vida e aberto às transformações da sociedade -, não consigo rever-me na sua juventude.

Risos do PS.

De facto, o anátema que o Sr. Deputado lançou sobre as pessoas que perfilham uma determinada atitude sexual, uma determinada postura na vida, é digna de que taça aqui uma chamada de atenção.
Efectivamente, o Sr. Deputado é discriminatório, pouco culto a vários níveis e não consegue, com essa sua atitude, desviar a nossa atenção,...

Vozes do PS: - Muito bem!

A Oradora: - ... nem com a ajuda do PP,...

O Sr. Augusto Boucinha (CDS-PP): - Nós não temos nada a ver com isso!

A Oradora: - ... dos verdadeiros problemas da sociedade portuguesa.

Sr. Deputado, é ultrajante para esta bancada que o senhor não tenha respeito pela situação de todos os portugueses, sejam ou não homossexuais.
É ultrajante para o debate sobre o emprego que V. Ex.ª não tenha memória, que seja ofensivo e demagogo, que não tenha trazido uma radiografia do emprego jovem e dos problemas da juventude e, sobretudo, que V. Ex.ª não tenha dito aqui, nesta Câmara, que a herança que o vosso partido deixou, enquanto Governo, teria liquidado qualquer espécie de apoio à contratação, inclusivamente à acção do Instituto do Emprego, por irresponsabilidade eleitoral, por irresponsabilidade e falta de critérios de gestão no Fundo Social Europeu e no próprio Instituto do Emprego e Formação Profissional.
É ultrajante que V. Ex.ª venha aqui dizer que, de facto, nada se fez em matéria de contratação de jovens desempregados.
De facto, Sr. Deputado, o senhor não só não é jovem como também tem pouca memória e lê pouco!

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Para dar explicações, querendo, tem a palavra o Sr. Deputado Hermínio Loureiro.

Páginas Relacionadas