O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3570 I SÉRIE-NÚMERO 98

lidades, que foi aquilo que o senhor elegeu como elemento fundamental, o que o PSD fez foi «zero» e de questionar o Governo do Partido Socialista que, relativamente às acessibilidades, desenvolveu todas as diligências necessárias, inclusive concursos internacionais? Não foi este Governo que acabou o IC1, que fez a A3, que desenvolveu já o IC9 e o IC28? O senhor questiona o facto de o IC28 ser agora chamado de IP9+IC28 quando, efectivamente, era uma obra que, no tempo do governo do PSD, existia exclusivamente no papel e nada se havia feito?
Mas, Sr. Deputado, eu dou tudo de barato, o que não posso aceitar é que insulte, na Assembleia da República, os Deputados do PS. O senhor não tem muita experiência parlamentar e por isso não sabe o que é que custa aos Deputados que apoiam o Governo a forma como têm de movimentar-se relativamente ao que gostariam de ver resolvido e que nem sempre é possível resolver em tempo útil. O Sr. Deputado não tem o direito de se excluir da afirmação feita pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, responsabilizando nisso os Deputados do Partido Socialista, porque, além do mais, o Sr. Deputado sabe que o que disse é falso.
Portanto, mais do que pedir um esclarecimento, eu quero apresentar este meu veemente protesto, para dizer... Não digo mais.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado Antonino Antunes.

O Sr. Antonino Antunes (PSD): - Sr. Presidente, só quero dizer ao Sr. Deputado Marques Júnior, em primeiro lugar, que ele sabe da muita amizade e consideração que lhe tenho. Portanto, se alguma coisa disse que pudesse tê-lo ofendido, penso que, em nome da nossa amizade, isso será para esquecer. Só que eu não o ofendi e vou dizer-lhe porquê.
Sr. Deputado, se alguma coisa houve de infeliz quando um autarca disse que o atraso do distrito de Viana se devia aos Deputados, essa alguma coisa foi a palavra «Deputados». Agora, se V. Ex.ª ouviu a minha intervenção - e eu vi que, em parte, esteve a conversar quando eu falei -, verificou que em nenhum sítio me referi aos Deputados do PS por Viana do Castelo. Eu não citei os Deputados do PS de Viana do Castelo nem seria muito bonito fazê-lo. Se VV. Ex.ª, Srs. Deputados, «enfiaram a carapuça», essa é outra questão!
Agora, o que eu disse muito concretamente foi que, enquanto os três Deputados do PSD por Viana do Castelo sistematicamente estiveram aqui, ao longo dos três anos, em atitude de fiscalização do Governo, em atitude de reivindicação, VV. Ex.ªs anda hoje, aqui, vieram dizer-nos que o Governo fez o que não fez.
Sr. Deputado, ainda ontem soube, porque o Governo foi obrigado a responder-me, que o Executivo chumbou de novo a construção do troço do IC1 até Âncora. Serviu-se das suas próprias secretarias para se justificar, porque já não tem mais justificação para apresentar ao povo de Viana do Castelo e ao povo do norte. Eu soube ontem, porque obriguei o Governo a responder-me através da apresentação de requerimentos e de insistências que fiz, que não tem estudo e até já pôs em causa a continuação do IC1 até Valença. Eu já sabia, Sr. Deputado - e com certeza V. Ex.ª soube-o antes de mim, nos bastidores -, que o Governo tinha, há muito tempo, a intenção de não continuar o IC1 de Viana até Valença. Porque o Governo capitula, o Governo é fraco, o Governo cedeu, mais uma vez, aos interesses da Brisa. De resto, Sr. Deputado, diga-me o que é que fez, em termos de rodovias, o Governo do Partido Socialista!

O Sr. Miguel Macedo (PSD): - «Zero»!

O Orador: - Fez o troço Neival/Apúlia, que não é no distrito de Viana do Castelo mas sim no de Braga - ligou-o a Viana porque não podia deixar de fazê-lo -, mas só não o suspendeu até 2004 porque nós nos batemos por isso. De resto, não fez mais nada! ...A auto-estrada não podia pará-la e é lá em cima; o IC9 tirou-nos e deu-o a Esposende; sobre o IC1, a partir de Braga, já me pronunciei; o' IC28 andam há dois anos a dizer que o fazem ou' que está começado, mas ainda não foi sequer construído um metro.
Por outro lado, Sr. Deputado, o caminho-de-ferro está como nós vemos: fê-lo até Nine, quando faz falta à derivação para Braga.
Sr. Deputado, o que mais me chocou ao longo desta legislatura foi verificar que, no meio disto tudo, VV. Ex.ªs - porquê não dizê-lo agora, já que me provocou - vêm aqui adular o Governo, quando a missão dos Deputados eleitos é, acima de tudo e em primeiro lugar, defender os seus interesses locais.
Quanto à experiência parlamentar, Sr. Deputado, se essa experiência for contada pelas intervenções feitas nesta Câmara, nunca nenhum Deputado do distrito de Viana do Castelo fez, neste Plenário, um número - e não me pronuncio sobre a qualidade, porque me ficaria mal - de intervenções igual às que eu fiz.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Talvez nem todos juntos tenham feito aqui, nesta Câmara, ao longo de muitos anos, o número de intervenções que eu fiz. Portanto, Sr. Deputado, quanto a experiência parlamentar estamos falados,...

O Sr. Marques Júnior (PS): - Mas há a ética.

O Orador: - ... e se realmente há ética é por aí que ela deve começar.

Aplausos do PSD.

O Sr. José Carlos Tavares (PS): - Sr. Presidente, peço a palavra para protestar contra afirmações feitas pelo Sr. Deputado Antonino Antunes...

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, não há o direito de protesto em resposta a pedidos de esclarecimentos.

O Orador: e, ao mesmo tempo, pedia um esclarecimento.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, não pode pedir esclarecimentos porque esse período já acabou.
Peço desculpa, mas os senhores hoje estão a anarquizar a ordem de trabalhos e eu não vou deixar pela razão simples de que ainda estão inscritos mais três Srs. Deputados para falar...

Páginas Relacionadas
Página 3564:
3564 I SÉRIE-NÚMERO 98 timo momento! E, curiosamente, Sr.ª Ministra, só veio trazer o Plano
Pág.Página 3564
Página 3565:
25 DE JUNHO DE 1999 3565 cimenteiras, quando o Governo proeurou atacar este problema com um
Pág.Página 3565