O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0472 | I Série - Número 13 | 20 de Outubro de 2000

 

O Sr. Laurentino Dias (PS): - Peço a palavra para interpelar a Mesa, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Laurentino Dias (PS): - Sr. Presidente, a propósito da ordem de trabalhos, gostaria de dizer que sou o primeiro subscritor do voto n.º 82/VIII - De saudação à delegação portuguesa aos Jogos Olímpicos de Sidney (PS). Este voto deu entrada na Mesa há mais de 15 dias (fez terça-feira passada 15 dias) e tem a ver com a participação de Portugal nos Jogos Olímpicos, que acabaram há quase três semanas.
É a quinta vez que este voto é adiado, o que me parece pouco razoável, Sr. Presidente, pelo que apelava a V. Ex.ª, no sentido de, com os grupos parlamentares, se encontrar 1 minuto que seja, ou 2 minutos, para se proceder à discussão deste voto - o tempo dessa discussão também merece a pena.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, essa é uma visão das coisas perfeitamente justificada. A outra é que os Srs. Deputados deviam ter isso em conta quando se inscrevem, em grande número, para fazer declarações políticas e intervenções de interesse político relevante, com os respectivos pedidos de esclarecimento e respostas, no período de antes da ordem do dia. Os Srs. Deputados deviam ter isso em conta, sabendo que há limites temporais - é que não se pode «meter o Rossio na Rua da Betesga»! Além disso, já estamos no limite do prazo do período de antes da ordem do dia e já há muita tolerância por parte da Mesa.
Se os Srs. Deputados não chegam a acordo no sentido de discuti-los todos em conjunto dentro dos 3 minutos que a Mesa concede, ou até dos 4 minutos a que a Mesa já tinha acedido, a discussão e votação desse voto terá de ficar para amanhã.
Sr. Deputado António Capucho, vamos estabelecer 4 minutos a cada grupo parlamentar e discuti-los em conjunto?

O Sr. António Capucho (PSD): - Muito bem, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Então, Srs. Deputados, vamos proceder à discussão conjunta dos votos n.os 82/VIII - De saudação à delegação portuguesa aos Jogos Olímpicos de Sidney (PS), 91/VIII - De saudação ao povo da Sérvia (PS e CDS-PP) e 93/VIII - De saudação ao povo da Jugoslávia (PCP), dispondo cada grupo parlamentar de 4 minutos para o efeito.
Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Laurentino Dias.

O Sr. Laurentino Dias (PS): - Esforçar-me-ei por dar o exemplo, Sr. Presidente, e, em pouco mais de 1 minuto, apresentar a razão do voto relativo aos jogos olímpicos.
O PS apresentou um voto em que faz duas saudações: uma delas, à delegação de Timor nos jogos olímpicos. De facto, foi a primeira vez que Timor, embora sob bandeira do Comité Olímpico, participou na comunidade desportiva internacional e penso que este Plenário não pode deixar de saudar essa delegação.
Relativamente à outra saudação, à equipa olímpica portuguesa, cuja actuação entendemos ser globalmente positiva, aproveito para acrescentar a essa saudação a honra e a homenagem de ler aqui, para justificar esse voto, aquilo que, hoje, num jornal diário, o Sr. Mário Moniz Pereira diz sobre esta matéria. Diz ele o seguinte: «Como é possível que pessoas que não percebem nada de desporto tenham a lata de falar de cátedra sobre os jogos olímpicos do modo como alguns falam. Portugal ganhou duas medalhas de bronze em Sidney: uma, pela Fernanada Ribeiro, nos 10 000 m, na mais fabulosa prova da história da distância, e outra, pelo Nuno Delgado, no judo. Mas, além das medalhas, teve mais uma mão cheia de resultados de honra: Miguel Maia, João Brenha, Gustavo Lima, Miguel Nunes, Álvaro Marinho, João Costa, Michel Almeida, Afonso Domingos, Diogo Caiola, Pedro Caravana, Carlos Calado, Teresa Machado, Maria José Schuler e outros. Ou seja, 20 atletas, entre os 16 melhores do mundo. Isso é mau?! Em que áreas Portugal se poderá dar a este luxo? Só mesmo quem não sabe nada de desporto, quem não sabe nada de jogos olímpicos ou quem julga que tem capacidade para falar de tudo é que pode considerar maus os resultados portugueses de Sidney».
Sr. Presidente, são palavras de Mário Moniz Pereira, que, pela 12.ª vez, esteve nos Jogos Olímpicos de Sidney, e que é a maior autoridade de Portugal a falar sobre esta matéria.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Pires da Silva.

O Sr. Pires da Silva (CDS-PP): - Sr. Presidente, sendo esta a minha primeira intervenção nesta Câmara, quero cumprimentar V. Ex.ª e, por intermédio de V. Ex.ª, todas as Sr.as e Srs. Deputados.

O Sr. Presidente: - Muito obrigado, Sr. Deputado. Desejo-lhe as maiores felicidades.

O Orador: - Muito obrigado, Sr. Presidente.
Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Também o Partido Popular saúda os atletas, treinadores e dirigentes do Comité Olímpico que integraram a delegação portuguesa aos Jogos Olímpicos de Sidney.
Também o Partido Popular se congratula com as medalhas de bronze conquistadas, no judo, por Nuno Delgado e, no atletismo, por Fernanda Ribeiro. Foram, na verdade, as únicas jóias da coroa!
Consideramos fundamental que se invista na modernização de infra-estruturas e na valorização da prática desportiva, com vista a um programa nacional de desenvolvimento desportivo sério e sustentado.
Congratulamo-nos vivamente com a presença da delegação de Timor-Leste, ainda que sob a bandeira do Comité Olímpico Internacional. Esperamos ver em Atenas uma delegação alargada sob a bandeira da sua independência.
Merece também o nosso maior apreço a medalha de ouro conquistada, no atletismo, pela moçambicana Maria de Lourdes Mutola, que enalteceu internacionalmente as raízes lusófonas.
Todavia, não podemos deixar de lembrar as intenções do Executivo no Programa do Governo, onde, explicitamente, se reconhecia a «importância dos resultados de relevo conseguidos pelos desportistas portugueses, pelo que se desenvolverão programas específicos visando

Páginas Relacionadas
Página 0473:
0473 | I Série - Número 13 | 20 de Outubro de 2000   o apoio à alta competiçã
Pág.Página 473