O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3052 | I Série - Número 78 | 04 de Maio de 2001

 

do interior do País e os esforços de atenuação das assimetrias entre o litoral e o interior, irá seguramente (chamo a atenção para isto) causar prejuízos, por ora incalculáveis, a muitas empresas e empresários - e assumo isto pelo que lá se ouviu -, uma vez que, como aí foi referido, esta solução socialista irá ser desenvolvida com a via actual em pleno funcionamento.
Se hoje o IP5 é o que é, imagine-se o que será a partir do início das obras e durante os quatro anos previstos para a sua execução com o funcionamento da via actual!

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Um descalabro!

O Orador: - É que neste emaranhado de dúvidas, avanços e recuos, é razão para dizermos que, das duas, uma: ou o que vai ser feito é de facto uma verdadeira auto-estrada, alternativa ao IP5, e nessa altura o Governo não tem perdão, porque desperdiçou seis anos,…

O Sr. Manuel Moreira (PSD): - Exactamente!

O Orador: - … tendo-se perdido em ziguezagues permanentes e acabando por desautorizar o então Ministro João Cravinho que tinha revogado a tal boa decisão do PSD,…

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

O Orador: - … ou o que vai ser feito não é uma verdadeira auto-estrada na sua totalidade e, então, nesse caso, trata-se de um erro histórico, porque como toda a gente reconhece a ligação estratégica Aveiro-Vilar Formoso carece de ser uma verdadeira auto-estrada.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - É claro que pelos calendários indicados, há a grande convicção de que o Partido Socialista, ainda que possa dar início à obra, não lhe deva dar seguimento, porque entretanto este reinado socialista chegará ao seu fim.
Se dúvidas há, Sr. Presidente e Srs. Deputados, atente-se nestas afirmações proferidas no sábado passado, nesse acto, pelo Sr. Primeiro Ministro, que passo a citar: «Até eu chegar ao poder, em 1995, faziam-se auto-estradas aos bocadinhos. Agora 5 km, dois ou três anos depois mais 10 km, e assim sucessivamente». Segunda citação: «Quando terminar este novo programa, haverá uma rede nacional de auto-estradas».
Quanto à primeira, muito sinceramente, acho que até ofende a inteligência dos portugueses. Quanto à segunda, alguém, ao fim destes seis anos, acredita nisto? Muito sinceramente, acho que nem os socialistas!

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Inscreveram-se, para pedir esclarecimentos ao Sr. Deputado Álvaro Amaro, os Srs. Deputados Carlos Santos e João Cravinho.
Tem a palavra o Sr. Deputado Carlos Santos.

O Sr. Carlos Santos (PS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sr. Deputado Álvaro Amaro, tive vontade de o felicitar pela ideia de ter feito este «número» na Assembleia da República. Só que V. Ex.ª, a troco de mais um investimento no interior do País - coisa que vocês não faziam quando eram governo -, vem à Assembleia da República falar mal, mal, mal de tudo aquilo que o actual Governo está a fazer.
Mas também não faz mal! O povo do distrito da Guarda e o povo português conhecem o PSD e ainda se recordam do que foi o PSD no governo durante largos anos.

Protestos do PSD.

Já agora, Sr. Deputado, está V. Ex.ª, afinal, contra a construção de mais uma auto-estrada que sirva o distrito da Guarda?

Protestos do PSD.

Falou V. Ex.ª na auto-estrada A14. Sr. Deputado, é caso para eu me pôr a pensar onde é que estariam as 14. É que vocês saíram do governo e deixaram «zero» auto-estradas no distrito da Guarda!
Neste momento, no distrito da Guarda, há uma auto-estrada em construção, que é a auto-estrada da Beira Interior, e está entregue ao consórcio vencedor uma nova auto-estrada.
Provavelmente, Sr. Deputado Álvaro Amaro, o que lhe dói é o facto de não ter sido o vosso governo a enveredar por este tipo de política. Isto é que lhe deve doer, como lhe devem doer outras coisas e outro tipo de investimentos que estão a ser feitos no distrito da Guarda.
E já agora, Sr. Deputado Álvaro Amaro, recordo-lhe também o seguinte: V. Ex.ª é oriundo daquele distrito, V. Ex.ª foi Secretário de Estado da Agricultura. Sabia V. Ex.ª que os serviços do Ministério da Agricultura estavam dispersos e não funcionais, cada um no seu canto da cidade? Por acaso, esqueceu-se de dizer que está a ser feito mais um investimento - que está quase pronto - no distrito da Guarda, no sentido de unificar os serviços do Ministério da Agricultura. V. Ex.ª também não se lembrou disso. Doía-lhe se se lembrasse disso!
Para terminar, Sr. Deputado Álvaro Amaro, dir-lhe-ei que por acaso não se lembrou também de falar na estrada de Manteigas a Belmonte, que já foi concluída e que foi promessa do vosso governo. Apresentados os projectos - aqueles projectos que vocês estavam habituados a apresentar - e para iludir o povo, faziam mais um lançamento e o lançamento era «zero». Foi mais uma obra feita por nós!
Mas também se esqueceu de falar do gás natural no interior, que no vosso tempo era para depois do ano 2020, da unificação dos serviços da Fazenda Pública e de tanta, tanta coisa mais!…
Mas voltemos à rodovia e às auto-estradas, Sr. Deputado Álvaro Amaro. Afinal, V. Ex.ª é a favor ou contra mais uma auto-estrada no distrito da Guarda?

O Sr. Presidente: - Terminou o seu tempo, Sr. Deputado, tem de concluir.

Páginas Relacionadas
Página 3081:
3081 | I Série - Número 78 | 04 de Maio de 2001   O Sr. Presidente (Narana Co
Pág.Página 3081
Página 3082:
3082 | I Série - Número 78 | 04 de Maio de 2001   Senão vejamos: às restriçõe
Pág.Página 3082