O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3155 | I Série - Número 80 | 11 de Maio de 2001

 

O Sr. Presidente: - Para que efeito, Sr. Deputado?

O Sr. Laurentino Dias (PS): - Para uma interpelação à Mesa, Sr. Presidente, visto que não conheço outra figura regimental que me permita…

O Sr. Presidente: - A figura regimental, Sr. Deputado, é a Mesa conceder-lhe 1 minuto para prestar o esclarecimento que entende que deve prestar. Não há outra!

O Sr. Laurentino Dias (PS): - Sr. Presidente, nem sequer preciso de 1 minuto.

O Sr. Presidente: - Faça favor.

O Sr. Laurentino Dias (PS): - Sr. Presidente, quero apenas solicitar ao Sr. Deputado Rui Gomes da Silva o favor de juntar à Acta desta sessão a acta da reunião da Comissão em que ouviu o Deputado Laurentino Dias dizer aquilo que ele diz que eu disse.

Vozes do PS: - Exactamente!

O Orador: - Sr. Presidente, gostaria que ele a anexasse à Acta desta reunião plenária apenas para se saber quem fala verdade.

O Sr. Presidente: - Fica registado, embora o Sr. Deputado Laurentino Dias também o possa fazer, se assim o entender.

O Orador: - Fá-lo-ei, Sr. Presidente, se o Sr. Deputado Rui Gomes da Silva não quiser fazê-lo.

O Sr. Presidente: - Para responder aos três pedidos de esclarecimento, tem a palavra o Sr. Deputado Sílvio Rui Cervan.

O Sr. Sílvio Rui Cervan (CDS-PP): - Sr. Presidente, permitam-me os Srs. Deputados do Partido Social Democrata que comece por responder ao Sr. Deputado Laurentino Dias, do Partido Socialista.
O Sr. Deputado Laurentino Dias, apesar da consideração pessoal que sabe que tenho por si, tem sempre estas tarefas absolutamente ingratas, que é as de, em Plenário, tentar defender o indefensável! Ora, vamos tentar ser rigorosos, Sr. Deputado.
V. Ex.ª foi desde logo sintomático quando eu, da tribuna, disse que reduzir o EURO 2004 à questão dos estádios era um mau serviço. V. Ex.ª, na sua intervenção, reduziu o EURO 2004 aos estádios, pois V. Ex.ª não veio aqui falar de centros de estágio para a juventude portuguesa; V. Ex.ª não veio aqui falar de acessibilidades para os portugueses; V. Ex.ª não veio aqui falar de hospitais e de centros de saúde. V. Ex.ª veio aqui falar da versão redutora e minimalista que - e hoje temos consciência disso - o PS tem do EURO 2004.
Mas V. Ex.ª também não veio aqui falar de outras coisas, não veio, por exemplo, explicar por que é que o Comité Olímpico não tem dinheiro para os atletas olímpicos portugueses. V. Ex.ª não explicou por que é que os clubes, tanto os da sua cidade como os da minha cidade, estão a fechar. Não explicou por que é que clubes como o Vigorosa, o Académico do Porto, o Vasco da Gama, que têm os pavilhões a cair, não têm tostões para milhares de jovens praticarem desporto. No entanto, as derrapagens no orçamento para a construção e renovação dos estádios são consideradas «normais», mas são de milhões!

O Sr. Manuel Queiró (CDS-PP): - Muito bem!

O Orador: - V. Ex.ª não veio explicar isto, porque não consegue explicar, nem no seu íntimo consegue concordar, por que é que o seu Governo cortou 13,5% de verbas às federações desportivas. Não consegue explicar por que é que, enquanto o seu Governo aceita como «normais» as derrapagens orçamentais, V. Ex.ª vem aqui dizer que também é «normal» o corte para os clubes?
V. Ex.ª não veio dizer que 810 000 contos para o Desporto Escolar é inacreditável! V. Ex.ª veio falar de estádios e da única coisa de que não pode falar, porque veio citar o estádio de Coimbra… Mas eu não quero particularizar, apesar de também ter falado do Estádio da Luz. Não vamos falar nem de Coimbra nem da Luz, embora eu possa falar-lhe de todos os estádios. Posso dizer que o Estádio José de Alvalade, para o qual estava prevista uma lotação de 43 000 pessoas, vai ter uma de 52 000 pessoas, que o Estádio das Antas, para o qual estava prevista uma lotação de 50 000 pessoas, terá 52 000 lugares, que Braga já corrigiu…, que o estádio de Guimarães já saiu da tutela do clube para a tutela da câmara municipal, que Coimbra é o que se sabe, que o Benfica tem um problema que todos nós temos consciência de que existe.
V. Ex.ª falar de estádios, Sr. Deputado, é meter-se no ghetto de onde não terá saída!

O Sr. Manuel Queiró (CDS-PP): - Muito bem!

O Orador: - Sr. Deputado, quero dizer-lhe que não deixa de ser sintomático quando eu venho falar de transparência, de rigor, de qualidade e de excelência, V. Ex.ª dizer que estou a denegrir, a minimizar e a fazer um mau contributo ao EURO 2004.
Ora, fiquemos então entendidos: para V. Ex.ª, para o Partido Socialista e para o Governo do Partido Socialista, rigor, qualidade e excelência significam denegrir um evento. V. Ex.ª pode concordar com esta postura, mas, lá fora, os portugueses demarcam-se todos os dias dessa vossa atitude, e com os portugueses vão também os votos, e com os votos vai o poder que vocês tão mal exercem em Portugal.
Mais, Sr. Deputado: o EURO 2004 pode ainda ser um sucesso, mas V. Ex.ª tem de arrepiar caminho e o Governo de V. Ex.ª não pode continuar nesta atitude autista.
Aos Deputados do Partido Social Democrata, quero muito rapidamente dizer-lhes que é evidente que se mentiu aos portugueses. É evidente que o EURO 2004 vai custar muito mais caro. E também é evidente que atrasos nos prazos serão seguramente aumentos nos custos.

Páginas Relacionadas