O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0810 | I Série - Número 021 | 09 de Novembro de 2001

 

aceitava governar com o programa de um partido político da oposição em detrimento do programa que esteve na base da sua eleição.

O Sr. Manuel Queiró (CDS-PP): - Mas que teoria é essa?

O Orador: - Essa é que é a questão fundamental. Essa é que é a questão essencial, Sr. Deputado!

Protestos do PSD e do CDS-PP.

Sr. Presidente…

O Sr. Presidente (Mota Amaral): - Sr.as e Srs. Deputados, peço o favor de fazerem silêncio para que a sessão termine em paz.
Sr. Deputado, faça favor de continuar.

O Orador: - Por isso, tranquilamente, com a tranquilidade de quem sempre afirmou o que pensa, de quem sempre entendeu que haveria uma via preferencial, de quem, hoje, estaria aqui mais satisfeito se essa via tivesse sido seguida, quero afirmar o seguinte: que cada um assuma as suas responsabilidades.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Nós assumimos as nossas,…

O Sr. Manuel Queiró (CDS-PP): - Pelos vistos, não!

O Orador: - … os partidos da oposição que assumam as suas. Em última instância, os portugueses lá estarão para nos ajuizar.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente (Mota Amaral): - Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Durão Barroso.

O Sr. Durão Barroso (PSD): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Respeitamos, naturalmente, as opções das outras bancadas, mas o PSD não pediu a defesa da honra por uma razão: é que a nós não ofende quem quer, só ofende quem pode!

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

Risos do PS.

O Orador: - E o responsável por esta triste cena a que acabámos de assistir, o verdadeiro responsável, é o Sr. Primeiro-Ministro.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

Protestos do PS.

O Orador: - O Sr. Primeiro-Ministro devia ter vergonha!

Protestos do PS.

O Sr. Ministro do Equipamento Social (Ferro Rodrigues): - Malcriado! Mentiroso!

O Orador: - É o Primeiro-Ministro quem, mais uma vez, violando toda a ética democrática, comprou, nesta Assembleia, o voto que os portugueses não lhe deram nas urnas!

Aplausos do PSD.

Protestos do PS.

O Sr. Presidente (Mota Amaral): - Sr.as e Srs. Deputados, por favor façam silêncio. O orador tem todo o direito de se fazer ouvir.
Sr. Deputado Durão Barroso, tem a palavra.

Protestos do PS.

Srs. Deputados do Partido Socialista, tenho de vos pedir encarecidamente que deixem ouvir o orador.

O Orador: - No ano passado, o preço foi um conjunto de promessas; este ano, a troca é levar um Deputado a vir a esta Assembleia, atacar esta Assembleia - porque atacou toda a oposição, todos aqueles que não apoiam o Governo. Como se fosse ilegítimo a oposição votar contra aquilo que considera errado na política do Governo…!

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Por isso, só tenho de dizer: que vergonha, Sr. Primeiro-Ministro! Que vergonha recorrer outra vez a uma atitude que, a meu ver, ofende esta Assembleia e ofende a democracia!
V. Ex.ª quer afirmar, não o interesse nacional, mas, sim, recorrendo a este método, apenas a sobrevivência do Governo e a sua própria sobrevivência à frente desse mesmo Governo!
Estamos contra e aqui manifestamos, não a nossa defesa da honra, mas, sim, a nossa tristeza e a nossa profunda indignação.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente (Mota Amaral). - Para exercer a figura regimental da defesa da honra, tem a palavra o Sr. Primeiro-Ministro.

O Sr. Primeiro-Ministro (António Guterres): - Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados, responderei com serenidade, porque a razão é serena.
As afirmações do Sr. Deputado Durão Barroso a meu respeito são falsas e são insultuosas.

Vozes do PS: - Muito bem!

Vozes do PSD: - Ah!

O Orador: - Rejeito-as, por isso, de forma serena mas com contida indignação.
Quero dizer ao Sr. Deputado Durão Barroso que considero perfeitamente incompreensível ouvi-lo vir aqui atacar seja quem for, por ataques a este Parlamento, depois do comportamento do Sr. Deputado Durão Barroso contra este Parlamento e contra o Sr. Presidente da República, no mais grave incidente político de que me recordo na história parlamentar.

Aplausos do PS, de pé.

Protestos do PSD.

Páginas Relacionadas
Página 0771:
0771 | I Série - Número 021 | 09 de Novembro de 2001   para as do regime simp
Pág.Página 771
Página 0772:
0772 | I Série - Número 021 | 09 de Novembro de 2001   Vozes do PSD: - Muito
Pág.Página 772